Economia em tempos de crise: 5 dicas para cortar gastos agora!

Com inflação em alta e renda das famílias brasileiras em baixa, economizar é a única saída para que não nos falte o essencial.

É preciso saber economizar em tempos de crise. Agora, por exemplo, com a inflação em alta e a renda das famílias cada vez mais enxuta, economizar é a linha tênue entre ter ou não o que nos é essencial dentro de casa. Se você quer esticar o orçamento, que tal seguir essas 5 dicas para cortar gastos desnecessários que vamos te apresentar agora?

Um dos principais pontos dessa questão é que o salário mínimo não acompanha o crescimento do custo de vida há anos. E quem mais sofre são as famílias de baixa renda. É que a inflação alta reflete diretamente em itens básicos da nossa necessidade. 

Anúncios


Quer um exemplo? O preço do arroz aumenta rapidinho! Lembra, em 2020, durante a pandemia, quando o quilo do arroz atingiu a marca dos R$ 10? O povo brasileiro não perdeu tempo e protestou bastante na internet. Inflação alta! 

Portanto, se você está sentindo o aperto no bolso, chegou a hora de ler este artigo, repensar o seu orçamento e cortar gastos desnecessários com base nas 5 dicas valiosas que vamos te passar. Preparado? 

Primeiro, reorganize o orçamento 

O cenário não é bom, isso é um fato. Mas ficar de braços cruzados ou reclamar da boca pra fora não resolve esse tipo de problema, não é mesmo? 

Antes de mais nada, é preciso reajustar o orçamento. Conversamos com alguns consultores financeiros que apostam em medidas simples para que isso aconteça. 

Por exemplo: cheque o seu orçamento e perceba o quanto a mais você está gastando com itens essenciais. Compare as compras de três meses atrás com as desse mês. Depois, avalie trocar itens de marcas mais caras por outros de marcas mais baratas, ou até cortá-los da lista – uma vez que eles não sejam essenciais. 

Anúncios


De acordo com Theo Linero, planejador financeiro da Planejar, é preciso olhar para os itens que mais aumentaram de preço no ano para reajustar o orçamento familiar. Se não houver uma revisão no comportamento financeiro de todos, será difícil fazer reajustes, um risco para toda a família.

Anúncios


Agora, confira nossas 5 dicas para cortar gastos se você, como a maioria dos brasileiros, precisa economizar dinheiro neste momento de crise! 

Dica 1: Reduza as idas ao shopping 

Quem nunca deu uma passeada no shopping e acabou voltando para casa cheia de sacolas desnecessárias que atire a primeira pedra! 

Anúncios


Já faz tempo que nossas idas aos shoppings e supermercados da cidade têm motivações bem além de comprar o necessário. Hoje, esses são lugares de lazer, onde vamos para passar o tempo e nos distrair. 

Por esse motivo, programe as suas idas a estes locais! Quando for, seja prático. Nada de passar horas namorando as vitrines e procurando gatilhos para comprar o que não precisa. Combinado?

Tomar a atitude de programar suas idas a supermercados e shoppings irá te ajudar a conter os impulsos! Pode confiar. Esses locais são estrategicamente pensados para que você gaste dinheiro! 

Dica 2: Corte bens semiduráveis 

Primeiramente, o que seriam bens semiduráveis? São itens como blusas, artigos decorativos, novos pratos ou talheres! Será que, em tempos de crise, gastar dinheiro com essas coisas é realmente necessário? 

Anúncios


Você nem precisa pensar muito para descobrir que não. Deixe sempre esse tipo de gastos para bons momentos financeiros! Para os mais delicados, escolha cortá-los! 

Diversas vezes, famílias vão ao supermercado e retornam para casa com mais itens do que aqueles que estavam em lista. Atenha-se às necessidades e controle os seus impulsos. Valerá a pena! 

Dica 3: Desapegue das marcas

Todos temos nossos produtos prediletos e as marcas que mais confiamos. Mas, em tempos de crise, será que vale à pena pagar mais caro só para manter uma tradição ou um status? 

Ou seria melhor testar opções mais em conta, pelo menos por enquanto? Na verdade, nem sempre o que é mais caro é melhor! 

Vale para tudo: medicamentos, produtos de limpeza, produtos alimentícios. Talvez, insistir em um produto de uma única marca esteja drenando parte do seu orçamento familiar neste momento. Pense a respeito! 

Anúncios


Dica 4: Apague os aplicativos de delivery 

Idas a restaurantes costumavam ter lugar reservado no orçamento da família. Até termos que nós isolar socialmente por conta da pandemia. 

Sem frequentar os restaurantes que tanto amamos, os aplicativos de delivery de comida bombaram! Mas, se observarmos a soma no final do mês, o que não bomba nada com esse novo hábito é o nosso bolso. 

Portanto, esse é mais um gasto que deveríamos cortar em tempos de crise. Este é o momento de trocar refeições prontas pelas que preparamos em casa. Então, apague os aplicativos temporariamente. A economia é certa. 

Dica 5: Dê um tempo na TV a cabo 

Com tantos serviços de streaming a preços mega acessíveis, será que aquele plano de TV a cabo ainda é tão essencial? Creio que não. 

Por isso, dê um tempo. Não é um adeus, e sim, um até breve! Cancele temporariamente até que a situação esteja normalizada e você possa voltar a ter os mesmos gastos de antes. 

Anúncios


Hora de colocar em prática e economizar

Especialistas em finanças afirmam que, para reajustar o orçamento, existem recomendações específicas para cada família. Nenhuma família é igual, ou consome os mesmos alimentos e serviços. 

Algo que pode parecer fútil para a sua família, pode ser um item essencial na vida da família vizinha! E para cada uma, haverá um ou mais hábitos de compra totalmente diferentes. 

De qualquer forma, é importante avaliar as dicas de como cortar gastos desnecessários na hora do aperto. Alguns deles passam despercebidos na época das vacas gordas, mas drenam totalmente o orçamento em momentos de crise. Por isso, precisam ser revisados especificamente nesses períodos. 

Não tem mais desculpas. Agora, você já sabe exatamente o que fazer para que o essencial não falte em casa durante a crise que estamos enfrentando. Mantenha a cabeça erguida, caro leitor. Este momento é temporário e vai passar!

Esse artigo foi útil pra você? Então, ele também pode interessar a seus amigos e familiares: compartilhe nas suas redes sociais! E se você quer cuidar ainda mais do seu bolso, aproveite para conferir nosso artigo sobre cursos gratuitos que te ensinam a organizar melhor o seu dinheiro!

Anúncios


Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0