6 lições para ser um investidor de sucesso

Bons traders não agem por impulso. Eles observam o mercado, sabem o momento certo de fazer suas movimentações e como montar boas estratégias. Quer se tornar um? Comece por este artigo.

Bons traders não agem por impulso. Eles observam o mercado, sabem o momento certo de fazer suas movimentações e como montar boas estratégias. Quer saber como chegar lá? Confira as 6 dicas que o blog separou para você se tornar um investidor de sucesso!

Antes de mais nada, saiba que usar o tempo livre para aprender a investir na Bolsa de Valores é uma decisão acertada. Assim como você, muita gente está fazendo o mesmo – e tendo sucesso! Essa movimentação é uma resposta à crise econômica atual, que pegou a maioria dos brasileiros de surpresa. Ou seja, sem nenhum preparo financeiro para enfrentar uma pandemia.

Anúncios


De acordo com André Moraes, professor e analista da Rico Corretora, o aumento no interesse por operações financeiras é real. Segundo ele, até investidores experientes em Renda Fixa já compreenderam que assumir riscos é uma premissa para obter bons retornos neste momento.

É que para se produzir riqueza em longo prazo, é necessário ganhar acima da inflação. Essa regra básica da economia tornou-se difícil para os investidores de perfil conservador, uma vez que a Selic atingiu os 2%.

Então, se você quer investir certo, comece lendo este artigo com 6 dicas valiosas para se tornar um trader vencedor!

1 – Saiba montar uma estratégia

Uma estratégia nada mais é do que um conjunto de ações planejadas para atingir um determinado objetivo. Todo investidor deve ter em mente que cada investimento precisa partir de uma boa estratégia.

Anúncios

Então, saiba muito bem o que está fazendo: o que você compra, o que você vende, quais lucros pode obter com a operação e quais os possíveis prejuízos. A sua estratégia está solida quando essas informações estão na ponta do lápis.

2 – Aprenda sobre Timming

Anúncios


De acordo com Moraes, para saber em qual momento fazer uma aposta, é preciso uma análise técnica. Ela indicará um movimento de alta ou baixa no preço de uma ação.

Ao se precipitar, você pode fazer a movimentação no tempo errado e ter prejuízos. Portanto, estude o mercado para saber quais os melhores momentos para se movimentar. Um bom trader sempre saberá a hora ideal.

Não entre no mercado de ações com o pensamento de enriquecer em pouco tempo. Aprenda, simule, treine, comece com pouco. Para ser vitorioso, pense em longo prazo. Assim, você terá mais chances de alcançar os seus objetivos.

Anúncios

3 – Gerencie os seus riscos

Nos investimentos, o tamanho do risco tem a mesma proporção da possibilidade de retorno. O trader de sucesso busca sempre gerenciar esses riscos, uma vez que decide investir em renda variável.

Danilo Kawasaki, conselheiro financeiro da corretora americana Gerber Kawasaki, orienta que o investidor opte por comprar ações de empresas bem estruturadas.

De acordo com Danilo, os investidores de perfil moderado e agressivo precisam estar preparados para ganhar e perder. Mas, para que haja sucesso, tais perdas devem estar inseridas em seus planejamentos.

4. Equilibre a sua mente

Ter a mente equilibrada de forma a tomar decisões baseadas em analises técnicas é um dos principais ativos do investidor de sucesso. Até aqui, já falamos de estratégia, timming e gerenciamento de risco -ferramentas para a tomada de boas decisões dentro desse mercado.

Anúncios

De acordo com Danilo Kawasaki, emoções como ganância e medo são as maiores inimigas da lucratividade dentro do mercado financeiro. Por isso, o seu intelecto precisa estar equilibrado se você quiser alcança o êxito.

5 – Acompanhe o Ibovespa

O Ibovespa é o termômetro que mede a temperatura do mercado de ações do Brasil. Por isso, para ser bem sucedido, esteja atento a ele diariamente.

Para produzir riqueza, é preciso pensar em longo prazo e ganhar acima da inflação – ou seja, acima do Ibovespa.

6. Tendências indicam caminhos

Para saber o melhor local para alocar o seu patrimônio, você precisa observar as tendências do mercado e entender o comportamento dos preços.

Anúncios

Antes de mais nada, perceba tendências de alta em empresas e tente encontrar as melhores operações de compra. Se você não estiver muito certo acerca do desenvolvimento de uma empresa, aguarde um pouco mais. Muitas vezes, será melhor esperar.

De acordo com Kawasaki, a pandemia criou uma nova dinâmica de mercado. Nessa lógica, as empresas que já não iam tão bem acabarão por sucumbir.

Já as que tinham bases sólidas e migraram para o e-commerce durante o isolamento social, irão crescer e virar bons investimentos. Então, mantenha-se alerta.

Dica extra do CiClick

A prática pode nos levar à perfeição. Portanto, se você realmente deseja ser um investidor de sucesso, é necessário assumir os riscos e dar a cara à tapa. Todas essas informações são uteis a partir do momento em que você as coloca em pratica. Simples assim.

Anúncios

Na aba Investimentos do nosso blog, você encontra diversos artigos sobre o assunto para aprofundar ainda mais as suas habilidades técnicas. Separe o seu caderno, a sua caneta e bons estudos!

Gostou deste artigo? Então, não esquece de compartilhar nas suas redes sociais! Assim, você também pode ajudar amigos e familiares a se tornarem investidores de sucesso!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta