7 dicas para gastar menos e economizar no dia a dia!

Com tantas distrações e gastos do cotidiano fica realmente difícil guardar algum dinheiro. Descubra nesse artigo 8 dicas que, quando postas em prática, podem te garantir uma reserva no fim do mês!

A gente nem percebe, mas vive fazendo compras desnecessárias. Quem já não prometeu parar de gastar com supérfluos e correu para o shopping no dia seguinte? É difícil resistir! Se você quer melhorar seus hábitos de consumo e economizar, confira essas 7 dicas para gastar menos e economizar no dia a dia!

Saiba que todas esses pequenos deslizes que cometemos com dinheiro diariamente podem ter um impacto muito grande no final do mês. 

Anúncios


Esses impulsos reduzem drasticamente as nossas economias, mesmo que a gente não perceba. Basta tirar o extrato e verificar o quanto é gasto com o que não se precisa de fato.

Sem dúvidas, as 7 dicas infalíveis que você vai conferir agora te ajudarão a perceber esses gastos por impulsividade, e o melhor: a evitá-los! Vamos lá? 

Apague os aplicativos de delivery 

Que tal não mais receber as mensagens com descontos que os aplicativos de delivery de comida costumam mandar para que você gaste nem que seja um pouquinho?

Essas mensagens são estratégicas. Elas são enviadas para que você gaste dinheiro e gere lucro para essas empresas! 

Anúncios

Comer o que já tem em casa é muito mais econômico! Por isso, se a sua intenção é economizar dinheiro, delete esses aplicativos do seu celular e só retorne a baixá-los quando for realmente necessário. 

Anúncios


Muitas pessoas tornaram a compra por esses aplicativos um verdadeiro hábito. Com as mensagens que recebem diariamente, acabam cedendo a “promoções” que muitas vezes não valem a nem à pena. 

Não vá ao shopping sem necessidade

O modo como o shopping opera, bem como a sua estrutura, é feira para que você compre! Ou você se esqueceu daquele dia em que ia apenas passear e terminou comprando aquele monte de coisa que não precisava? Isso já aconteceu com todos nós. É que o shopping é um ambiente propício ao gasto de dinheiro, mesmo! 

Anúncios

Basta ter um pouco mais de limite no cartão de crédito, ou um pouco de dinheiro sobrando, que entrar no shopping para um passeio inocente pode ser, na verdade, um grande risco de desequilíbrio nas nossas finanças pessoais. 

Então, se precisar ir ao shopping por algum motivo, esteja atento a comprar somente o que você realmente precisa naquele momento. Assim, conseguirá guardar mais dinheiro no fim do mês. 

Não faça festas em casa

Pela lógica, ficar em casa geraria mais economia do que sair, não é mesmo? Mas, acredite, é uma ilusão. Fica melhor marcar em um bar ou restaurante do que receber as pessoa. Sabe por que? 

Anúncios

Um anfitrião sempre terá mais gastos do que o planejado. Nem todos os amigos são conscientes a ponto de dividir os gastos conosco. Tudo o que for esquecido irá recair nos ombros do dono da casa. 

Por isso, marque as reuniões com seus amigos em bares ou restaurantes, pois os encontros independentes obrigam cada um a arcar com o seu consumo exato. 

Utilize o transporte público 

Aplicativos de mobilidade urbana como Uber e 99 geralmente pesam muito no fim do mês. Os preços das corridas realmente são bem baixos, mas quantos desses carros você pega mensalmente para se locomover? De repente, a fatura do seu cartão está completamente lotada de viagens e o valor total pode ser um grande inconveniente. 

Anúncios

Logo, se você não tem carro, utilizar o transporte público pode ser uma boa maneira de economizar dinheiro. A gente sabe que o transporte público não oferece conforto e agilidade, mas certamente sai mais barato. 

Reduza planos e pacotes de internet 

Ao contratar planos de internet, não percebemos que na grande maioria das vezes os valores vão aumentando e a gente nem nota! 

Então, fique bem atento aos valores dos seus planos, identifique possíveis acréscimos e pesquise por opções mais em conta em outras operadoras. 

É provável que você consiga reduzir a sua conta de internet pela metade e ainda ganhe benefícios por contratar outro plano! É ou não é uma forma simples e eficiente da gastar menos no dia a dia?

Anúncios

Antes de comprar online, pesquise! 

É comum comprarmos um item por R$ 50 e, pouco tempo depois, encontrar o mesmo item por R$ 30. Por isso, frisamos a importância de pesquisar muito antes de comprar on-line ou até fisicamente mesmo. 

Existem diversos produtos comercializados por preços diferentes a depender de cada negócio. Não acredite tão facilmente em preços riscados de ofertas “imperdíveis”. Pesquise, pois é possível economizar bastante! 

Economize água e luz 

Que tal gastar menos, economizar e ainda ajudar a conservar o nosso planeta? Isso acontece com atitudes simples, como tomar banhos mais rápidos, fechar a torneira quando não utilizar e reutilizar a água da sua máquina de lavar roupas. 

Anúncios

A mesma coisa para a energia elétrica! Quando a gente não deixa o celular carregando a noite toda, desliga o computador quando não tá usando e apaga a luz quando sair de um ambiente, a gente economizar dinheiro sim!

Gostou das nossas dicas para gastar menos e economizar no dia a dia? Então, aproveita também para conferir este outro artigo sobre hábitos que te ajudarão a economizar no final do mês

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta