Bandeiras de cartão de crédito: Quais são as melhores e por que

Descubra quais são as bandeiras de cartão de crédito mais utilizadas e o que elas têm de diferente

Se você acha que bandeira de cartão de crédito é tudo igual, está na hora de rever os seus conceitos! Neste artigo, vamos te apresentar as cinco melhores opções do mercado e explicar por que elas são as mais utilizadas no Brasil.

Antes de começar, é importante entender um pouco mais sobre o contexto do cartão de crédito no país. Não há dúvidas de que a ferramenta de compras mais utilizada no mundo também é “paixão nacinal” por aqui, certo?

Fáceis de utilizar, os cartões de crédito transformaram a nossa vida como consumidores. Quando bem utilizados, fica ainda mais fácil organizar as finanças e fazer uso consciente do dinheiro!

De acordo com dados divulgados pelo SPC Brasil, mais de 50 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito na hora de pagar pelas compras. E quem vende, precisa acompanhar essa movimentação. Isso inclui conhecer as bandeiras de cartão de crédito mais utilizadas no Brasil.

Anúncios


Portanto, se você é comerciante ou consumidor, não deixe de ler este artigo até o final. Conheça o Top 5 das principais bandeiras de cartão de crédito e saiba por que elas estão no topo desse ranking!

O que é a bandeira do cartão?

A bandeira do cartão nada mais é do que a empresa responsável pelo processo de compra. Ao utilizar o seu cartão para efetuar um pagamento, é a bandeira quem transfere os dados da venda para o banco que, por sua vez, autoriza ou não a transação.

As pessoas costumam confundir bandeira com operadora. Elas agem de maneira conjunta, no entanto, as suas funções são diferentes. O papel da operadora é gerenciar e administrar o cartão. O da bandeira é tornar possível todo o processo de compra e venda.

A operadora determina as taxas e o limite do seu cartão. Também é ela que emite a sua fatura e faz as cobranças necessárias. Ou seja: operadora e bandeira de cartão são diferentes elementos que se complementam.

Anúncios


Se um estabelecimento comercial deseja aceitar todos os cartões de crédito como forma de pagamento, ele precisa aceitar o maior número possível de bandeiras.

Principais bandeiras de cartão de crédito no Brasil

principais bandeiras de cartão de crédito
Anúncios


Chegou a hora de descobrir quais são as principais bandeiras de cartão de crédito do Brasil e quais os seus diferenciais. Confira abaixo!

Visa

A Visa é uma das bandeiras de crédito mais tradicionais do mercado. Ela foi criada em meados da década de 1950, chegando ao Brasil em 1971. Em 2007, a bandeira tornou-se global e, hoje, sé aceita em mais de 200 países!

Atualmente, a bandeira Visa é a segunda mais utilizada no Brasil, ficando atrás, apenas, da Mastercard – falaremos dela a seguir.

A Visa é amplamente aceita no comercio brasileiro e oferece muitas vantagens aos seus clientes, como o programa Vai de Visa.

Anúncios


Mastercard

A Mastercard é a bandeira de cartão de crédito mais utilizada no Brasil e no mundo! Ela foi fundada em 1976 – só depois da Visa – mas, com o passar do tempo, ultrapassou a popularidade da primeira bandeira.

Aceita em mais de 200 países, oferece um amplo leque de benefícios aos clientes, como o programa de pontos Mastercard Surpreenda, por exemplo.

A Mastercard tem parceria com mais de 25 mil instituições financeiras. Só em 2020, a bandeira emitiu mais de 149 milhões de cartões de crédito. Dá para acreditar?

American Express

Conhecida por AMEX, trata-se de uma bandeira de cartões mais seletiva. Não é aceita é qualquer lugar, e os clientes precisam comprovar alta renda para conseguir um de seus cartões.

No entanto, mais de um milhão de estabelecimentos comerciais trabalham com a bandeira no Brasil. Portanto, ainda que não seja uma bandeira tão acessível, ainda é uma das mais utilizadas no país!

ELO

A ELO é a primeira bandeira 100% brasileira. Surgiu de uma parceria entre os bancos Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Apesar de ser nacional, a ELO é aceita em mais de 185 países ao redor do mundo!

Anúncios


Atualmente, mais de 120 milhões de pessoas têm algum cartão ELO. Por ter tarifas mais baixas, programa de recompensas e alta taxa de aceitação, a ELO é uma das bandeiras de cartão mais utilizadas do Brasil.

Hipercard

A Hipercard é a bandeira do cartão Hiper – aquele, do grupo BIG. Apesar desse cartão também ser emitido em outras bandeiras, também conta com a sua bandeira própria.

Ela é amplamente aceita no Brasil e tornou-se popular, principalmente, entre os consumidores que não tem alto poder de compra. Atualmente, mais de 1 milhão de estabelecimentos aceitam cartões da bandeira Hipercard.

Anúncios


Agora que você está por dentro das principais bandeiras de cartão de crédito do país, que tal compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares? Utilize as suas redes sociais para ser um agente de informação, levando conteúdo financeiro de qualidade para quem te acompanha.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conferir outros artigos sobre cartão de crédito aqui no Blog CiCliCk!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0