Como cancelar um cartão de crédito – Confira o passo a passo

Veja como fazer o cancelamento e bloqueio do seu cartão em poucos minutos, sem perder tempo

Cancelar um cartão de crédito é mais fácil do que você imagina. Na verdade, é bem comum haver a necessidade desse cancelamento, seja por iniciativa do cliente ou até mesmo do banco responsável. Por isso, saber exatamente quem acionar e como fazê-lo vai te ajudar a não perder tempo, caso precise cancelar o seu cartão. Neste artigo, vamos te mostrar, passo a passo, como proceder!

Nos casos em que o cartão é clonado, por exemplo, é preciso fazer o cancelamento de forma imediata. Caso contrário, o criminoso pode acabar gastando todo o seu limite de crédito em questão de minutos. Já pensou se isso acontece e você não sabe cancelar o seu cartão com agilidade?

Existem diversas razões pelais quais um cartão de crédito necessita ser cancelado. Vamos te explicar melhor, a seguir, as diferenças entre cancelamento e bloqueio. A partir daí, você saberá escolher a melhor opção, dependendo do que te acontecer.

Anúncios


Então, não deixe de conferir este artigo até o final para saber como cancelar e como bloquear o seu cartão de crédito rapidamente. Vamos lá?

Cancelar ou Bloquear? Entenda a diferença

Não, não é a mesma coisa! As ações são diferentes e os resultados provenientes delas também.

O bloqueio do cartão de crédito acontece quando a empresa responsável pelo cartão percebe que o cliente não está mais apto a utilizar o serviço de crédito. Por exemplo: quando ele já não está mais fazendo o pagamento de suas faturas.

Desse modo, o cartão fica bloqueado, ou seja, não serve mais para fazer compras até que as pendências com os pagamentos sejam sanadas. No entanto, você mesmo pode pedir o bloqueio temporário do seu cartão, caso perceba que isso pode salvar as suas finanças.

Durante o período em que o cartão está bloqueado, o cliente não paga pela taxa de anuidade.

Anúncios


Já o cancelamento do cartão de crédito acontece somente com a autorização do cliente, que deve entrar em contato com a operadora e solicitar a ação. Diferentemente do bloqueio, o cancelamento quase nunca é realizado de forma automática! Só irá acontecer dessa maneira quando o cartão for pré-pago e ficar longos períodos – geralmente de 6 meses – sem receber novas recargas.

Posso cancelar um cartão com compras em aberto?

mulher cancelando cartão por telefone
Anúncios


O ideal não é cancelar o cartão com débitos em aberto. Mas, sim, é possível. No entanto, nós temos que te informar que o processo é burocrático. Você não vai conseguir fazer de maneira fácil e simples, mas vai.

Ao entrar em contato com a administradora do cartão, veja exatamente o valor que está devendo, somando à conta, inclusive, os itens parcelados. As compras parceladas geram faturas futuras, que também precisam ser pagas.

Você irá, então, enviar um documento para a operadora do cartão. Ele se chama Carta com Aviso de Recebimento, e nele você deve solicitar o cancelamento declarando-se em mora em relação ao saldo.

A função dessa carta é informar ao banco que você admite estar com pagamentos atrasados em relação ao cartão que deseja cancelar. A operadora do seu cartão de crédito terá então 10 dias para te dar uma resposta.

Anúncios


Atenção! Muitas empresas acrescentam diversas burocracias ao processo, fazendo até com que muitos desistam de cancelar os seus cartões de crédito. No entanto, persista! Você irá conseguir realizar o seu cancelamento.

Quais são as regras na hora de cancelar o cartão de crédito?

Só é possível cancelar um cartão de crédito através da Central de Atendimento da operadora do mesmo. Esta é a regra número um!

A regra número dois é que apenas o titular do cartão pode realizar o cancelamento. Ou seja, se você tem um cartão dependente, precisa pedir ao titular que solicite o cancelamento da unidade que está em sua posse.

E se o titular cancelar o cartão de crédito principal, todos os dependentes também serão automaticamente cancelados.

Como mencionamos acima, nenhuma compra em aberto é cancelada! É necessário realizar o procedimento descrito anteriormente neste artigo para cancelar o seu cartão com débitos pendentes.

Anúncios


Esteja ciente de todas as dívidas, pois será necessário quitá-las para que que o seu nome não vá para no SPC ou no Serasa.

Como cancelar um cartão de crédito?

Cortar o seu cartão de créditos em pedacinhos não vai fazer com que a taxa de anuidade pare de chegar, hein? Portanto, presta bem atenção neste passo a passo para aprender a cancelar o seu cartão da maneira correta!

Primeiramente, entre em contato com a Central de Atendimento da operadora do cartão. Geralmente, esse número está impresso no verso do cartão de crédito e atende 24h por dia.

Existem algumas operadoras que disponibilizam chats. Como tem gente que não gosta de ligação, se comunicar por escrito através da internet pode parecer mais prático! Escolha a opção disponível que aparente ser melhor para você.

Você também pode cancelar o seu cartão de crédito direto na agência, caso o seu banco possua alguma. Mas, se você pode resolver tudo do conforto do seu lar, por que sair de casa?

As operadoras farão de tudo para que você não cancele o seu cartão de crédito! Saiba que os atendentes já estão treinados para isso. Portanto, persista e seja paciente! 

Conseguiu cancelar? Agora sim, pode cortar o plástico em pedacinhos e jogá-lo no lixo!

Anúncios


Este artigo foi útil para você? Então, não esquece de compartilhar o conteúdo com os seus amigos e familiares!Aproveite também para conferir outros conteúdos valiosos sobre cartão de crédito aqui no blog CiClick!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0