Entenda como funciona o reembolso no cartão de crédito

Confira em que situações você pode solicitar o reembolso e como proceder

Não é incomum a gente fazer uma compra e se arrepender depois. Ou, então, comprar algo pela internet e o item não chegar ou vir com defeito. Nestes casos, é possível pedir o dinheiro de volta. Mas, você sabe como funciona o reembolso no cartão de crédito? Vamos te ensinar agora!

Antes de mais nada, saiba que estamos falando de um direito garantido por lei. Se alguma dessas situações acontecer com você, não pense duas vezes: cancele o produto comprado e solicite o reembolso imediatamente.

No artigo de hoje, queremos te deixar por dentro de tudo que envolve o reembolso no cartão de crédito. Ter essas informações é importante porque, provavelmente, você terá problemas com alguma compra ao longo da sua vida. Assim, quando isso ocorrer, você saberá exatamente como agir para receber o reembolso do seu cartão de crédito o quanto antes.

Anúncios


Pronto para saber tudo sobre o assunto? Então, continue com a gente até o final deste artigo e boa leitura!

O que é o reembolso do cartão de crédito?

Muita gente fica em dúvida quando o assunto é reembolso no cartão de crédito. Afinal de contas, se acontecer algum problema com a compra ou você desistir do produto, é obvio que você vai querer o seu dinheiro de volta.

Por isso, é tão importante saber como funciona o reembolso no cartão de crédito. Como mencionamos acima, trata-se de um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor e, claro, existem regras para que ele aconteça. Vamos falar sobre elas mais à frente. No entanto, na maioria dos casos, o cliente estará com a razão.

É que, normalmente, o reembolso acontece por algum erro da empresa em que você estará comprando. E, por direito, você deve ter de volta o dinheiro que gastou em vão. Por isso, o reembolso do cartão de crédito deve ser solicitado diretamente ao estabelecimento – e não ao banco emissor ou à bandeira, salvo em algumas exceções.

Anúncios


Infelizmente, o reembolso do cartão de crédito ainda não é algo que acontece de maneira instantânea. É que quando ele é solicitado, inicia-se um processo que pode demorar algum tempo para ser concluído. Confira mais detalhes abaixo.

Como ele funciona exatamente?

homem solicitando reembolso no cartão de crédito
Anúncios


Se você fizer uma compra e cancelar, o reembolso no cartão de crédito acontece imediatamente. Isso significa que, na sua fatura mensal, nenhum valor referente àquela compra deverá ser cobrado.

No entanto, existem casos onde a loja ou estabelecimento faz o reembolso no cartão em crédito para a próxima conta. Nestas situações, o valor pode chegar apenas uma ou duas faturas após à sua solicitação de reembolso.

Já quando o que acontece é uma cobrança indevida – como uma compra que você não fez, por exemplo – existe um prazo de uma semana para que a administradora realize o reembolso.

Anúncios


Diariamente, criminosos clonam cartões de crédito na internet. Não dê brecha para o golpe: evite colocar os dados do seu cartão de crédito em sites que você não conhece, ou até mesmo enviá-los para parentes e amigos através do WhatsApp.

Como solicitar o reembolso no cartão de crédito?

Cancelamento, desistência ou erro no valor da compra. Estes são os principais motivos pelo quais milhares de pessoas, todos os dias, solicitam o reembolso no cartão de crédito e se perguntam como fazer isso!

Bem, as regras do Procon são claras: você deve solicitar um documento que comprove a realização do reembolso quando ele acontecer diretamente na loja onde você pretendia comprar. Caso isso não aconteça, a solução é entrar em contato com a administradora do seu cartão e fazer a solicitação do reembolso!

Apenas o titular do cartão de crédito pode solicitar o reembolso de qualquer compra. Se a loja onde você fez a compra se recusar a realizar o reembolso no cartão de crédito, informe à operadora do cartão. Ela vai servir como uma intermediadora entre você e o estabelecimento para resolver a situação da melhor forma.

Se mesmo com a ajuda da administradora você não conseguir o reembolso, e achar que está sendo injustiçado pelo estabelecimento, a solução é um pouco burocrática, porém, é a única: procure o Procon e também um advogado.

Anúncios


Situações onde precisamos de reembolso no cartão de crédito são, em sua maioria, desconfortáveis. Além disso, elas dão uma dor de cabeça danada, como a gente já sabe! É importante estar preparado para enfrentar o problema e saber quais são os seus direitos e deveres.

E aí, gostou da leitura de hoje? Então, não deixe de compartilhar o conteúdo com seus amigos e familiares, através das redes sociais! Aproveite também para conferir outros artigos valiosos relacionados a cartão de crédito aqui no blog CiClick!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0