Saiba como rastrear o seu cartão de crédito (passo a passo)

Veja como usar o código de rastreamento fornecido pelo banco e o que fazer em caso de extravio

Aguardar a entrega do cartão de crédito pode ser um processo “doloroso”, especialmente para quem teve dificuldades na hora de ser aprovado. No geral, o processo de emissão e envio pelos bancos costuma ser rápido. Mas, o que fazer quando a ansiedade fala mais alto ou a tarjeta, simplesmente, demora a chegar? A resposta é simples: você pode rastrear o seu cartão de crédito! 

Não sabe como o rastreamento funciona? Fique tranquilo, pois vamos te ensinar o passo a passo para obter a localização exata do seu cartão. Afinal, a maioria dos bancos emissores já oferece essa possibilidade quando se trata da ferramenta de compras nº 1 dos brasileiros. Então, por que não fazer uso dela?

Segundo o Banco Central, são quase 135 milhões de cartões de crédito e 167 milhões de cartões de débitos ativos no Brasil. Apesar de ser exceção, muitas dessas tarjetas precisaram ser enviadas mais de uma vez. Isso por conta de falhas operacionais do banco ou extravio.

Portanto, se você já fez a solicitação, mas ainda não recebeu a entrega mais esperada dos últimos tempos, vale a pena rastrear o seu cartão de crédito. Continue com a gente e veja como é simples fazer a verificação pela internet!

Como faço para ter um cartão de crédito? 

Hoje em dia, ter um cartão de crédito é bem fácil se você tem o nome limpo, é maior de 18 e tem CPF ativo. Não precisa nem sair de casa, pois muitos bancos já emitem pela internet, como o Nubank e o Next, por exemplo. Cada cartão tem seus benefícios e facilidades. 

Geralmente, a solicitação acontece através do aplicativo do banco ou site oficial. As informações solicitadas são o seu CPF, comprovantes de renda e residência, RG, além de mais algumas informações pessoais. Após o envio dos dados, a instituição realiza uma análise de crédito para descobrir se há pendências em seu nome. 

Dívidas pendentes diminuem, significativamente, o seu Score de Crédito e informam ao banco que você é um mau pagador. Logo, quando estamos com o nome sujo na praça, as instituições não concedem o crédito, justamente para não correr o risco de sair no prejuízo! 

Mas, caso não haja dívidas em seu nome e o seu Score esteja acima dos 700, o banco não vê problemas em liberar um cartão com um bom limite. Lembre-se de enviar os dados corretos para que a análise seja feita da melhor forma possível, ok?

Depois de aprovado, o cartão segue para o seu endereço. É, a partir daí, que você pode (e deve) rastrear o seu cartão de crédito. Vamos aprender como?

Como rastrear cartão de crédito? 

mulher rastreando cartão de crédito pelo celular

Depois que você solicita o cartão de crédito, é preciso, primeiro, aguardar a aprovação do banco. Em seguida, se o seu cartão for aprovado, você ainda terá de esperar alguns dias úteis até que ele chegue no endereço que você cadastrou no momento da solicitação! 

Normalmente, o prazo para a chegada do cartão de crédito é de 15 dias úteis. No entanto, a depender do emissor, esse período pode se arrastar por até 45 dias.

Existem, no mercado, cartões de crédito com emissão imediata. Mas, não é o caso da maioria, ainda mais se você estiver em busca de um cartão específico, com particularidades e benefícios escolhidos a dedo. 

Cartões de crédito são enviados para o endereço de seus titulares através dos Correios ou por transportadoras particulares. Os bancos, por sua vez, devem enviar aos clientes o código de rastreio por e-mail, aplicativo ou SMS, para que eles acompanhem esta entrega. 

No caso do seu cartão ser enviado pelos Correios e o seu CPF estiver cadastrado, você pode rastrear a entrega pelo próprio site oficial da empresa. As informações de rastreio não são passada para outras pessoas que não o titular do cartão, para garantir a segurança de todas as informações cedidas. 

Se o cartão não chegar até o prazo dado pela instituição, confire onde ele está, acessando as plataformas e utilizando o código de rastreio. 

O que fazer em caso de extravio?

Não é o normal de acontecer, mas como qualquer outra mercadoria no mundo, cartões também correm o risco de ser extraviados. Não se desespere, pois o mais importante você já conseguiu: ter o seu crédito do seu cartão aprovado no banco. 

Provavelmente, o aplicativo do seu novo cartão irá disponibilizar um “cartão virtual” para você, mesmo antes da versão física chegar. Então, não tenha dúvidas: use-o sem medo para realizar compras pela internet, enquanto a tarjeta de plástico não aporta no seu endereço. 

Confirmado o extravio do seu cartão de crédito, entre em contato com o emissor. Ele fará o bloqueio e solicitará o envio de um novo cartão, imediatamente. O processo de rastreamento, dessa 2a via, seguirá da mesma forma!

Este artigo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares, através das redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0