Como saber se o meu cartão foi aprovado? Descubra agora

Saiba o que é levado em consideração na análise e como aguar pela resposta da sua solicitação

Todo mundo fica um pouco ansioso quando solicita um cartão de crédito. Afinal, trata-se de é um item de consumo muito desejado pelos brasileiros. Então, é normal ficar com um certo frio na barriga e a dúvida que não sai na cabeça: “como saber se o meu cartão de crédito foi aprovado?”. Não se preocupe, pois você vai descobrir neste artigo!

Antes de mais nada, vale lembrar que a maioria das empresas não fornece essa resposta imediatamente. Antes do “sim” ou do “não”, toda a sua documentação passará por uma análise de crédito. E isso demora um pouco.

Mas, existem informações que podem nos levar a saber se a nossa solicitação será ou não aceita. Elas são muito úteis, por exemplo, para que você faça tudo corretamente e reduza as chances de ser reprovado.

Ficou curioso e quer ? No artigo de hoje, vamos responder todas as suas dúvidas sobre a aprovação do produto financeiro mais desejado do Brasil: o cartão de crédito!

Anúncios


Como solicitar um cartão de crédito?

Cartões de crédito podem ser solicitados de três diferentes maneiras: na agência do banco, por telefone ou pela internet, através dos sites ou aplicativos. A resposta sobre a aprovação ou não do mesmo varia de acordo com o canal utilizado pelo cliente. Confira mais detalhes a seguir:

Solicitação na agência bancária

Cada vez menos pessoas vão às agências de bancos para solicitar cartões de crédito. De toda forma, ainda é um caminho possível, se você assim desejar. Basta solicitar pessoalmente, com o atendente responsável do banco.

Como a maioria dos bancos já oferece solicitações online, os clientes acabam optando pela comodidade de pedir cartões pela internet e receber na porta de casa.

Além disso, estamos vivendo uma pandemia. O momento exige o máximo de isolamento social possível. Portanto, se puder, fique em casa e resolva tudo online ou pelo telefone!

Anúncios


Solicitação pelo telefone

Se mexer em aplicativos de smartphones não for muito a sua praia, você pode solicitar cartões de crédito por ligação. É simples: ligue para a Central de Atendimento do seu banco.

Anúncios


No atendimento eletrônico, selecione a opção para solicitar cartões de crédito e pronto. Aguarde o atendimento, forneça as informações solicitadas e aguarde o resultado!

Solicitação pela internet

Essa é a forma mais utilizada por consumidores de todo o mundo para solicitar cartões hoje em dia. Justamente por ser a mais simples!

Primeiramente, basta acessar o site ou fazer o download do aplicativo do banco ou do cartão. Em seguida, é só fazer a solicitação pelo computador, tablet ou celular, sem sair de casa.

Anúncios


Como funciona a análise de crédito?

Quando enviamos os nossos dados para a emissora do cartão de crédito, eles seguem para a análise de crédito. Cada empresa tem os próprios critérios para analisar os solicitantes.

No caso dos cartões de crédito, o principal objetivo é verificar se você é um bom pagador. Portanto, não ter restrições junto a órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa, por exemplo, é muito importante para ter as solicitações aceitas. Por isso, faça de tudo para ter um score de crédito acima da média!

Na maioria dos bancos e financeiras, a análise de crédito é rigorosa. Afinal, ninguém empresta dinheiro a quem não tem o costume de pagar, concorda? Então, é óbvio que as empresas não irão liberar cartões para quem não tem o costume de pagar as faturas.

Mas, saiba que já existem cartões para negativos e eles são bem fáceis de adquirir. A diferença é que esse tipo de cartão funciona na modalidade pré-pago. Ou seja: o consumidor “carrega” o cartão com o valor que desejar ter como limite. Não é crédito de verdade, entende?

Anúncios


Portanto, pague as suas dívidas e cuide do seu nome para que ele não fique sujo na praça. Ter acesso a crédito é algo importante na vida do consumidor brasileiro. Não “queime” as suas chances.

Cuidado para não errar os seus dados!

Inúmeras solicitações para cartões de crédito são negadas justamente por esse motivo. É preciso preencher todas as informações corretamente no ato da solicitação!

Dados errados podem apontar fraudes para o banco ou para a instituição emissora do cartão que você deseja. Assim, eles não só recusam a sua proposta, como só permitem que você tente novamente depois de um determinado período.

Portanto, ao preencher os dados solicitados, preste bastante atenção. Pois, mesmo com toda a documentação correta e se enquadrando nos pré-requisitos, a sua solicitação ainda pode ser negada por dados incorretos.

Tem como acompanhar minha proposta?

Sim! Você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do seu banco e solicitar a verificação do andamento da sua proposta. Essa é a forma mais indicada para saber se o cartão de crédito foi aprovado ou não.

Anúncios


Se você solicitou pelo telefone ou na agência, tenha em mãos o número de protocolo do pedido. Através dele, você saberá se a solicitação ainda está em análise ou se já saiu a resposta que tanto espera. Simples assim!

Já se tiver feito a solicitação pela internet, o melhor é sempre conferir o seu e-mail. Caso o prazo já tenha atingido o limite e nada da resposta chegar, verifique também a caixa de spam e lixo eletrônico.

E aí, você já tinha ideia de como saber se o cartão de crédito foi aprovado? Se gostou deste artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares, através das suas redes sociais. Essas informações também podem ser úteis para eles!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta