Limite pré-aprovado do cartão: O que é, como funciona e como aumentar?

Fique por dentro do que é o limite pré-aprovado do cartão de crédito e como ele funciona

Quando a sua solicitação de cartão de crédito é aceita, um limite pré-aprovado é automaticamente gerado. No artigo de hoje, vamos te explicar exatamente o que é o limite pré-aprovado do cartão e como a quantia pode ser utilizada!

Na prática, o limite pré-aprovado de um cartão funciona como um empréstimo a curto prazo que o banco te faz. Quando se compra no crédito, utiliza-se um dinheiro emprestado. O valor pode ser usado ao longo de um mês. No final desse período, você paga pelo que foi gasto – estamos falando da famosa fatura do cartão de crédito.

Logo, o limite de crédito é a quantia em dinheiro pré-aprovada pelo banco para ser emprestada a você. Quer saber mais como funciona o tal limite pré-aprovado? Então, continue com a gente na leitura deste artigo e entenda!

Limite pré-aprovado: O que é?

Sabe o limite que o seu cartão de crédito libera para você fazer as suas compras? Pois é, estamos falando dele. A própria instituição financeira é quem fornece a quantia que você poderá utilizar.

Todos os meses, o mesmo valor estará disponível pra você gastar como bem entender. As compras no crédito vão direto para a sua fatura, que deverá ser paga até a data do vencimento escolhida por você mesmo.

Você pode utilizar o crédito para fazer compras até o valor do limite. Depois que você paga a fatura, o banco libera a mesma quantia (o crédito pré-aprovado) para você utilizar novamente, e assim vai.

Com o limite pré-aprovado, você pode cobrir gastos, utilizar para emergências, realizar sonhos ou parcelar a compra de itens mais caros, por exemplo. Enfim, uma infinidade de possibilidades!

Como é definido o limite de um cartão?

Quem define o limite do cartão de crédito é o próprio banco ou instituição financeira emissores. Eles levam em consideração uma série de fatores antes de bater o martelo a respeito do valor!

É que cada consumidor vai receber um limite de acordo com as suas condições financeiras. Não é por acaso que você fornece os seus documentos e dados pessoais na hora de solicitar um cartão.

Funciona asssim: em posse dos seus documentos, as instituições realizam uma análise rigorosa do seu histórico financeiro. Dessa forma, o limite pré-aprovado vai de acordo com a sua capacidade de pagar pelo empréstimo que o banco irá fornecer através do limite pré-aprovado do seu cartão!

No entanto, se você tiver dívidas e o nome no SPC ou Serasa, pode esquecer. Muito provavelmente, a sua solicitação de cartão de crédito não será aprovada. Mas, caso ela seja, o limite ainda será baixo: entre R$ 50 e 100.

O que me impede de ter um limite pré-aprovado?

Existe uma série de fatores que podem impedir que o banco libere o crédito pré-aprovado para você. Confira abaixo!

  • Renda abaixo do salário mínimo: Apesar da renda não ser o principal fator considerado pelos bancos para te dar ou não o crédito pré-aprovado, ela tem lá o seu peso nessa história. É muito importante para a instituição que você comprove uma boa renda para ter um bom limite de crédito! O banco precisa saber que você será capaz de honrar o pagamento da fatura até a data do seu vencimento.
  • Nome negativado: Se você estiver com o nome sujo na praça, é praticamente impossível conseguir um limite pré-aprovado no cartão. Portanto, muito cuidado com contas atrasadas. Descubra, aqui no Blog Ciclick, a importância de ter um bom planejamento financeiro para que todos os seus pagamentos estejam sempre em dia.
  • Score de crédito: O Score de crédito é um termômetro que mede a “temperatura” do seu compromisso financeiro. A pontuação de 0 a 1000 indica qual é a probabilidade de você atrasar ou nem ao menos fazer o pagamento. Quanto mais próximo da pontuação máxima, maior será o seu limite pré-aprovado do cartão de crédito. Simples assim.
  • Histórico de dívidas: Se você já teve o seu nome sujo, talvez encontre dificuldades na hora de conseguir o crédito pré-aprovado, mesmo tendo quitado as dívidas. É que as instituições financeiras têm acesso a um histórico de dívidas que pode revelar inadimplências passadas.

A confiança do mercado de crédito no seu nome voltará aos poucos. Não é algo que vai se instalar da noite para o dia. Por isso, é tão importante que você se muna com educação financeira e faça um planejamento financeiro, como mencionamos mais acima. Então, leve essa dica a serio!

É possível aumentar o limite pré-aprovado?

Sim! Dá para aumentar o limite do cartão de crédito e existem vários caminhos para isso. Você pode, por exemplo, solicitar o aumento diretamente ao seu banco e aguardar para ver se ele aprova!

Você também pode demonstrar um ótimo comportamento em relação ao pagamento das suas faturas, pagando-as antes da data do vencimento ao longo do tempo, por exemplo.

É claro que, em todos os casos, o banco realiza a análise de crédito, utilizando o seu CPF. O aumento de limite dependerá de uma boa avaliação nessa análise!

De toda forma, hoje em dia, é mais fácil controlar os seus gastos com o cartão de crédito. A maioria deles vem vinculado a um aplicativo que demonstra todas as suas despesas, sem que você precise fazer praticamente nada. Portanto, não tem desculpa para se endividar, não é?

Gostou deste artigo? Então, não esquece de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0