Cartão não autorizado? Entenda o motivo o veja como resolver!

Descubra o motivo e saiba o que fazer quando suas compras no cartão de crédito forem recusadas

O cartão de crédito é a ferramenta para pagamentos mais utilizada em todo o mundo. Principalmente agora que as tarjetas oferecem ainda mais segurança e praticidade, com o sistema de pagamento contactless, conhecido como aproximação. Mas, o que fazer diante da mensagem de “cartão não autorizado”?

Sempre que um pagamento não é autorizado no cartão de crédito, a maquineta ou maquininha exibe um código de erro em sua tela. Esse código indica para nós qual é o motivo do cartão estar sendo recusado. Entendendo o “problema”, você também descobre o que fazer para voltar a utilizar o seu cartão normalmente.

No artigo de hoje, vamos te apresentar todos esses códigos e mostrar o caminho para resolvê-los. Afinal de contas, ter o cartão não autorizado ao pagar uma compra é sempre constrangedor, não é mesmo? Porém, munidos de informação, podemos resolver a pendência e evitar maiores embaraços. Preparado? Então, continue com a gente!

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Meu cartão foi recusado! E agora?

Uma compra não autorizada no cartão resulta de erros no sistema do banco. Portanto, procure não se aborrecer com o vendedor quando esse tipo de coisa acontecer com você. Tenha em mente que a culpa não é dele.

Mantenha a calma e converse com a pessoa que está te vendendo o item para que vocês encontrem juntos a melhor solução para o problema. Se for possível, selecione outra forma de pagamento e resolva a questão do seu cartão posteriormente.

Mas, atenção! Solicite ao vendedor o código de erro apontado na maquineta. Com ele, você poderá entrar em contato com o atendimento do seu banco para solucionar o problema.

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Agora, confira abaixo os códigos que podem aparecer na maquineta quando ela recusar o seu cartão. Saiba, na integra, qual é o problema apontado por cada um deles.

Códigos 03, 08, 12, 13, 14, 15, 82, N7

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Esses códigos aparecerão na maquineta quando uma ou mais informações sobre o cartão ou transação forem inválidas.

Eles podem indicar código de segurança inválido, valor inválido e tipo de cartão inválido, por exemplo.

Normalmente, para resolver esse tipo de problema basta corrigir as informações na transação. Se for tipo de cartão inválido, apenas troque por outra bandeira compatível com a maquineta do estabelecimento.

Códigos 04, 07, 41, 54, 62, 63

Os códigos acima indicam erros de restrição. E para solucionar esse tipo de ocorrência, é preciso entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito.

Esse tipo de recusa tem como base movimentação de altas quantias, que você não realiza normalmente, por exemplo. Alguns desses códigos também aparecem quando você está com o nome sujo.

Se o código for o de número 54, especificamente, significa que o seu cartão venceu. De qualquer forma, entre em contato com o banco para descobrir o que aconteceu.

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Códigos 05, 12, 07, 41, 51, 57, 196

Essas numerações indicam erros em relação ao banco ou instituição que emitiu o seu cartão de crédito. Mas não são motivos de preocupação, pois são problemas fáceis de resolver.

Sendo assim, entre em contato com a central de atendimento do emissor do cartão. Geralmente, o número estará no verso da sua tarjeta. Em seguida, pergunte o motivo que levou ao cancelamento da transação.

O banco, por sua vez, deverá resolver o problema e pedir para que você tente realizar a compra novamente. Caso isso não resolva, você precisará se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico para desbloquear o cartão ou fazer o cadastro de uma nova senha. 

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O código 51 especificamente indica que você precisa fazer o pagamento da fatura para liberar o limite. Após pagar, aguarde 24 horas ou o próximo dia útil para voltar a fazer compras com o cartão.

E o código 196 aponta que alguma informação do seu cartão está incorreta. De toda forma, sempre peça para que o vendedor tente passar o cartão mais uma vez quando ele aparecer.

Códigos 91, 91, 213, 215, 244, 995, 997, 999

Quando estes números aparecem, significa que existe um ou mais erros no sistema. E aí a comunicação entre sistema de pagamentos e sistema do banco não acontece corretamente.

Quando isso acontecer, tente fazer a compra com outro cartão de crédito, de outro banco, se tiver. Se não, aguarde alguns minutos e tente passar o cartão novamente.

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Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

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