CVV do cartão de crédito: O que é, Onde fica e Para que serve

Saiba onde fica e para que serve o código de verificação do seu cartão de crédito,

Você sabe, exatamente, o que é o CVV do seu cartão de crédito? O código de verificação ou CVV são aqueles 3 números impressos atrás do seu cartão, normalmente solicitados para compras online ou pelo telefone!

Com a digitalização global, cada vez mais consumidores têm feito suas compras pela internet. E assim como para realizar compras físicas, os cartões de crédito são os meios de pagamento mais utilizados por eles.

Acontece que todo mundo sabe que o universo online está cheio de pessoas mal intencionadas. Esses criminosos digitais só estão à espera de alguma oportunidade para conseguir roubar os nossos dados e utilizar nossos cartões de maneira ilícita.

Anúncios


Por isso, no artigo de hoje, vamos te explicar por que o CVV é tão importante para garantir a segurança dos seus dados. Fique por dentro e evite golpes no cartão de crédito!

O que é o CVV do cartão de crédito?

A sigla CVV veio do inglês e quer dizer “Card Verification Value”. Traduzindo ao pé da letra, significa: valor verificador do cartão. Para sintetizar ainda mais: é uma espécie de número de autenticação.

Trata-se, na prática, de um código de segurança utilizado para todas as transações online ou por telefone com cartão de crédito. Como você não precisa informar a senha para comprar pela internet, o CVV é responsável por autenticar a transação.

A nomenclatura CVV é utilizada pela bandeia Visa. Nos cartões de bandeira Mastercard, por exemplo, a sigla utilizada é a CVC. Mas, todos esses códigos com três números atrás do cartão de crédito têm a mesma função e atuam da mesma forma. Portanto, não se preocupe com o nome exato.

Anúncios


Para que serve o CVV?

Na prática, o CVV do cartão de crédito é uma forma de proteger o cliente contra fraudes durante as suas compras online. Como mencionado anteriormente, quando pagamos algo pela internet, não digitamos a senha do nosso cartão.

Anúncios


É aí onde entra a solicitação do CVV.  Ele funciona como uma espécie de senha digital para a realização de compras online. Qualquer loja digital vai solicitar esses três números para autorizar uma compra com o seu cartão de crédito.

Juntamente com outros dados, como os demais números do seu cartão e o seu CPF, o CVV tem duas principais funções. A primeira é evitar fraudes e a segunda é evitar a utilização indevida do seu cartão por criminosos cibernéticos.

O CVV do cartão de crédito está sempre no mesmo lugar?

local do cvv do cartão de crédito

O CVV do cartão de crédito é um código composto por três dígitos aleatórios. Quase sempre, ele está localizado na parte traseira do seu cartão de crédito. As principais bandeira do Brasil, como Visa, Mastercard e Elo, geralmente utilizam essa localização.

Anúncios


No entanto, existem cartões de crédito onde o CVV pode ser encontrado na parte frontal. É o caso da bandeira americana American Express, também disponível no Brasil.

Neste cartão de crédito, também existe outro fator que diferencia o código de verificação dos demais: ao invés de 3, o código do AMEX possui 4 dígitos.

Cartões virtuais e CVVs dinâmicos

Muita gente ainda não sabe, mas uma grande parte dos bancos digitais já disponibilizam cartões de crédito virtuais para os seus clientes. Eles são extensões dos cartões físicos existentes no ambiente online para que você possa comprar com mais segurança nos e-commerces.

A necessidade de comprar pela internet aumentou muito, principalmente com a pandemia, quando passamos a ficar mais em casa. O isolamento social fez com que as compras digitais aumentassem rapidamente.

Mas, antes disso, esses cartões já existiam. A diferença de comprar com eles é que os seus códigos de segurança são dinâmicos. Ou seja: mudam a cada compra, apesar da numeração do seu cartão de crédito continuar sendo a mesma.

Anúncios


Códigos de segurança dinâmicos diminuem ainda mais o risco de golpes na internet. Isso porque, mesmo que o criminoso furte os seus dados de alguma forma, ele não conseguirá usá-lo, pois o código que tem em mãos não serve para a próxima compra!

Se o seu banco oferece uma versão virtual do seu cartão de crédito, passe a utilizá-la para compras online. Assim, você estará mais seguro e poderá continuar comprando sem medo de cair em golpes digitais.

Outra maneira de evitar problemas é ter sempre referências de onde você está comprando. Não compre em sites que não conhece, de lojas que você nunca ouviu falar. E sempre observe se o e-commerce conta com serviço de atendimento ao cliente!

Gostou de saber mais sobre o CVV do cartão de crédito? Então, aproveite para compartilhar este conteúdo valioso com os seus amigos e familiares, através das suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0