Principais bandeiras de cartão de crédito: Quais são e como escolher?

Descubra quais são as opções mais utilizadas no país e por que elas fazem tanto sucesso

O cartão de crédito é a ferramenta de compras mais utilizada no mundo. Adquirir bens, produtos e serviços fica mais fácil com ele, especialmente quando o limite de crédito é alto. Mas, na hora de escolher o seu, é importante ficar atento à bandeira, pois ela influencia – e muito! – a forma como você aproveita o seu cartão no dia a dia. Quer saber quais são as principais bandeiras de cartão de crédito do Brasil e por que elas ocupam esse posto? É o que vamos te contar neste artigo!

Até o final da leitura, você terá as informações necessárias para escolher a opção mais vantajosa de bandeira, ou seja, aquela que se adequa melhor ao seu perfil de consumo. E sabe por que isso é importante? É que, assim, você aproveita um rol maior de benefícios.

Tem bandeira que oferece, por exemplo, um programa de recompensas mais atrativo. Outras saem na frente quando o assunto é milhas aéreas. Tem opção que garante até meia entrada em cinemas e teatros, uma economia e tanto para quem frequenta esses espaços culturais.

Portanto, escolher a bandeira de cartão de crédito certa só vai te trazer vantagens! Preparado para conhecer as mais utilizadas no Brasil e saber exatamente tudo sobre elas? Então, vem com a gente!

O que são as bandeiras dos cartões de crédito?

É a bandeira que determina se o seu cartão de crédito será ou não aceito nos estabelecimentos comerciais. Quanto mais popular, maiores as suas opções de compra.

Muitos consumidores ainda confundem bandeira com operadora. É normal, visto de que elas têm funções complementares. No entanto, são diferentes! A operadora é responsável pela administração, enquanto a bandeira do cartão de crédito é quem faz o processo de compra e venda acontecer.

A operadora determina o limite, emite e envia a fatura, e define as taxas da manutenção do cartão. Também é a operadora que entra em contato com você quando a fatura está atrasada, para negociar ou cobrar a dívida.

Já a bandeira é quem garante o repasse do valor da compra para os estabelecimentos. Também são elas que disponibilizam as maquininhas, que tanto podem ser compradas ou alugadas pelos proprietários dos negócios.

E quais são as principais bandeiras de cartão de crédito?

A principal contribuição das bandeiras de cartão de crédito para a economia, de fato, é a gente poder usar o dinheiro como moeda digital.

As bandeiras Mastercard e Visa, durante muito tempo, dominaram o mercado por aqui. Mas, nos últimos anos, a concorrência ganhou corpo e deixou essa escolha ainda “difícil” para os consumidores.

Abaixo, você confere as principais bandeiras de cartão de crédito em circulação no Brasil.

Mastercard

bandeira de cartão de crédito mastercard

A bandeira de cartão de crédito Mastercard surgiu em 1976, chegando ao Brasil no início dos anos 80. Ela é amplamente aceita em todo o mundo – mais de 200 países – e pode ser utilizada em milhares de estabelecimentos, tanto online quanto físicos.

No Brasil, é quase impossível achar um local que não aceite cartões da Mastercard como forma de pagamento. A não ser que o negócio não aceite cartões, o que é raro. A bandeira mantém parceria com mais de 25 mil instituições financeiras, entre bancos e fintechs.

Só em 2021, mais de 149 milhões de cartões foram emitidas pela Mastercard.

Bandeira Visa

A Visa é a segunda maior bandeira de cartões de crédito do mundo, ficando atrás apenas da Mastercard. Ela existe há mais de 70 anos e, desde de 2007, é aceita em mais de 200 países do mundo todo.

A bandeira de cartão de crédito chegou no Brasil em 1981, através do Banco Bradesco! Na década de 90, a Visa passou a oferecer diversos tipos de cartões corporativos.

Com um Visa na mão, as compras estão garantidas em quase todos os estabelecimentos comerciais brasileiros.

American Express

A American Express aceita apenas clientes com alto poder aquisitivo. O seu foco está em consumidores que realizam grandes gastos mensalmente.

Atualmente, cerca de 500 mil estabelecimentos comerciais aceitam a bandeira Amex como forma de pagamento. Já foi mais difícil encontrar locais que aceitassem cartões bandeirados pela American Express. Mas, hoje, isso mudou.

Mesmo assim, a sua utilização ainda é um pouco mais restrita aqui no país, basta comparar com a aceitação das demais bandeiras. Apenas o  Banco do Brasil e o Bradesco emitem cartões com a bandeira American Express. No entanto, a Amex entra na lista das bandeiras de cartões de crédito mais utilizadas em todo o mundo.

Elo

A Elo é uma bandeira de cartão de crédito 100% brasileira. Ela surgiu através de uma parceria entre os bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil. Nasceu aqui, mas ganhou o mundo, viu? A Elo é aceita em mais de 185 países e mais de 35 milhões de estabelecimentos comerciais.

A Elo está longe de ocupar o topo na lista das bandeiras mais utilizadas do mundo, mas o seu crescimento no Brasil não deixa a desejar. Já são mais de 140 milhões de cartões de crédito emitidos pela bandeira!

Diners Club

Uma das maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo, a Diners Club foi fundado em 1950 nos Estados Unidos. Um de seus criadores saiu para jantar e, na hora de pagar a conta, percebeu que havia esquecido a carteira em casa.

Daí, surgiu a ideia de criar um instrumento financeiro que pudesse, em seu nome, garantir que o pagamento fosse realizado. O nome Diners Club, que significa clube da janta, originou-se justamente por causa desse ocorrido.

Comprada pelo Citibank, a Diners Club foi uma das primeiras bandeiras independentes de cartão de crédito do mundo. No entanto, é uma bandeira exclusiva. Por isso, está disponivel apenas para clientes com renda mínima de R$ 3 mil. A sua emisão, aqui no Brasil, fica por conta do Itaú Unibanco.

Este conteúdo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais agora mesmo!

Em Alta

Aguarde…

0