Saque com o cartão de crédito vale a pena? Saiba como fazer

Saiba o que considerar na hora de realizar saques em dinheiro com o cartão de crédito e como fazer

Todos nós passamos por situações de emergência que demandam dinheiro. Mas, quando não temos uma reserva de emergência, é preciso recorrer a outros métodos. Por isso, no artigo de hoje, vamos te ensinar como realizar saques em dinheiro com o seu cartão de crédito. Você já sabia que era possível? Então, fique atento e descubra se essa é uma boa opção ou não para você.

Antes de mais nada, saiba que o saque no cartão de crédito demanda cautela de quem utiliza. Sabe aqueles momentos em que precisamos de uma grana em espécie, mas não temos saldo em conta ou a quem recorrer?

Pois é! Sacar dinheiro utilizando o cartão de crédito se tornou uma alternativa para solucionar esse problema.

Anúncios


Portanto, se você é da turma dos que preferem prevenir do que remediar, não deixe de ler os próximos tópicos. Assim, você estará preparado para utilizar o recurso de forma segura quando precisar!

Quando fazer o saque no cartão de crédito?

Podemos descrever o saque com cartão de crédito como um microcrédito, um pequeno empréstimo, só que sem burocracias. Para realizar, basta ir até o terminal eletrônico e sacar o valor desejado, desde que ele esteja dentro do seu limite.

Por ser uma maneira muito fácil de conseguir dinheiro em mãos, o custo da operação costuma ser bem elevado. Mas, fala a verdade: quem é que pensa nisso na hora da urgência, não é?

No entanto, é importante ser cauteloso e planejar o pagamento da fatura, contando com os juros a mais. Se utilizar o recurso de forma consciente, ele vai te ajudar e muito!

Anúncios


Como funciona o saque com cartão de crédito?

Como mencionado anteriormente, para realizar o saque você precisa se dirigir a um terminal eletrônico com o seu cartão. Você só pode retirar valores dentro do seu limite.

Anúncios


Mas, calma: o limite não é o mesmo utilizado para compras. Sim, o cartão de crédito disponibiliza um limite diferente para saques! Normalmente, ele é mais baixo. Mas, isso vai depender de um cartão para o outro, e de como operam as instituições financeiras relacionadas a eles.

O pagamento do “empréstimo” deverá ser feito através da fatura do cartão, assim como as demais compras.

Uma forma inteligente de utilizar essa vantagem é sacar próximo à data de vencimento, para pagar menos juros. No entanto, nem sempre dá para fazer assim, já que imprevisto não tem data certa para acontecer, não é mesmo?

Anúncios


Todos os cartões de crédito disponibilizam o saque em dinheiro?

Nem todos os cartões de crédito permitem o saque em dinheiro. Mas, a grande maioria, sim! Geralmente, o único fator que varia de um cartão para o outro é quanto você pode sacar.

Todos os valores, tanto do limite total, quanto do limite para saque, deverão constar no contrato do cartão de crédito. Se você tiver dúvidas, entre em contato com a instituição financeira responsável.

Muitas vezes, esse valor também pode ser conferido através do aplicativo do seu banco ou cartão.

O que levar em conta antes de sacar?

Primeiramente, esteja atento às tarifas. Como as taxas para sacar dinheiro com cartão de crédito são as mais altas do mercado, é importante que você saiba quanto irá pagar para realizar a operação.

Para o banco, quando você saca com o cartão de crédito, está tomando um empréstimo. Por isso que existe a incidência de juros.

E não podemos esquecer que os próprios terminais eletrônicos também cobram taxas para o serviço. Elas variam de R$ 10 a R$ 25. Já os juros sobre o valor retirado costuma ser de 16%.

Anúncios


Por isso, o segundo cuidado a ser tomado é pensar bastante antes de decidir sacar dinheiro com o seu cartão de crédito. Recomendamos que só utilize o recurso se não houver nenhuma outra solução para o problema. Afinal, se a intenção é solucionar questões financeiras, você deve evitar novas dividas ao máximo.

Por último, se você tem mais de um cartão, pesquise e selecione o que cobra taxas de menor valor.

Como fazer o saque com o cartão de crédito?

Ficou sem opção e precisa sacar com cartão de crédito? Sem problemas. Vá até um caixa eletrônico. Pode ser qualquer um que você utilize, no dia a a dia, para sacar o dinheiro.

Insira o seu cartão de crédito e, após selecionar a opção “saque”, escolha “sacar com o cartão de crédito”.

Uma boa dica é, ao invés de sacar, transferir o valor para a sua conta corrente. Dessa forma, você economiza, já que não vai precisar pagar a tarifa do terminal eletrônico.

Anúncios


Vale a pena recorrer a ele?

Se você tiver outra opção, não. Como mencionamos anteriormente, as taxas para saques com o cartão de crédito são as maiores do mercado. Portanto, utilizar o recurso só vale a pena se não te restar nenhuma outra opção.

Será que você não conseguiria um empréstimo online com o valor que necessita, para pagar taxas mais baixas?

Até mesmo o cheque especial, famoso por seus juros altos, não cobra tão alto quanto os saques com cartão. Vale a pena considerar todas as opções disponíveis e escolher a que mais se encaixa no seu bolso!

Agora que você já sabe tudo sobre o saque com cartão de crédito, não vai dar bobeira, hein? Utilize de forma consciente!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0