Cartão de crédito virtual: o que é e como usar na prática

O cartão de crédito virtual é uma ferramenta para trazer segurança as compras online. Saiba tudo sobre ele neste artigo

Quando o assunto é compras online, nada melhor do que usar um cartão de crédito virtual. A modalidade vem conquistando um número crescente de adeptos e não é difícil entender o porquê. Tudo se resume a uma palavra: segurança. Ainda não sabe muito sobre ele? Fique tranquilo. Neste artigo, vamos te falar o que é, quais as vantagens e como usar o cartão de crédito virtual na web.

Você sabe o que é o código de segurança? São aqueles três dígitos atrás do nosso cartão de crédito físico. No virtual, o número é sempre diferente – e isso evita fraudes. Já no cartão tradicional, o número não muda. Por conta disso, ficamos mais propícios a cair nos famosos golpes da internet.

Anúncios


O cartão virtual foi criado pelas empresas, justamente, para trazer mais segurança às compras online. Diante do cenário de pandemia e isolamento social, poder realizar compras no ambiente digital nunca foi tão necessário.

Pronto para saber tudo sobre o assunto, inclusive como usar o cartão de crédito virtual no dia a dia? Então, confira o nosso artigo até o final e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

O que é um cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual é tipo um cartão de crédito normal. A diferença é que ele existe por período temporário, apenas no ambiente virtual.

Seus números, validade e código são diferentes do que você tem em mãos. Porém, os benefícios são os mesmos. É um cartão voltando 100% para as compras online.

Como ele “existe” apenas por um curto período de tempo, as chances de fraudes na internet são praticamente nulas. Após a utilização, todos os dados podem ser rapidamente apagados pelo consumidor. Assim, torna-se impossível a clonagem do seu cartão, por exemplo.  

Anúncios


Como o cartão virtual funciona?

Se o seu banco possui essa função, com certeza ela está disponível através do aplicativo. Na hora de fazer a compra, solicite que o cartão virtual seja gerado. Ele é como os outros: tem número, validade e código de segurança. No entanto, os dados são diferentes do seu cartão original, o físico.

Anúncios


Utilize o cartão gerado pelo aplicativo para realizar a sua compra online sem medo. Ele será apagado ao final do “prazo de validade”. Esse período de tempo varia de um banco para o outro.

Existem bancos que determinam em quanto tempo o cartão deverá ser utilizado antes de sua extinção. Outros, não informam um tempo limite para o uso, mas alteram com frequência o código de segurança. Portanto, informe-se melhor com o seu banco.

Anúncios


Como gerar o meu cartão virtual?

Infelizmente, o cartão de crédito virtual ainda não está disponível em todos os bancos. Portanto, o primeiro passo é verificar se o banco onde você é cliente oferece a modalidade. As instituições abaixo, por exemplo, já disponibilizam o benefício:

  • Banco Santander
  • Nubank
  • Banco Inter
  • Itaú Unibanco
  • Banco Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Original
  • Banco do Brasil
  • BMG

O seu banco está na lista? Se sim, você só precisará ser titular de um cartão tradicional para gerar a versão virtual do mesmo.

Em quase todas as instituições financeiras, o processo acontece via aplicativo. Você acessa o app do banco e solicita a criação do cartão virtual. Em seguida, escolhe qual dos seus cartões físicos será vinculado a ele e pronto!

Anúncios


Não precisa nem desbloquear. Gerou o cartão? Então, já pode realizar compras online com ele imediatamente. Simples assim!

Como usar o meu cartão virtual?

É muito fácil e não tem mistério. Se o seu banco disponibiliza o cartão virtual, acesse o aplicativo e gere um! Depois, é só fazer como você faria com o cartão físico: utilize os dados do virtual para realizar a compra.

Sabe aquele site que você não sabe se confia ou não? Pois é, o cartão virtual é uma ótima solução para isso. O melhor é que dá para solicitar um novo cartão quantas vezes achar necessário!

Como o cartão é feito para o ambiente virtual, não dá pra usá-lo em loja física. A única exceção é o cartão virtual do Caixa Tem, pois trata-se de uma forma de ajudar os beneficiários do Auxílio Emergencial.

E como faço para comprar com ele?

Não tem erro. Basta seguir esse passo a passo:

Primeiramente, gere o cartão no app do seu banco. Em seguida, copie e cole os dados nos campos indicados no site da compra. Depois, finalize a transação normalmente, como se estivesse utilizando o seu cartão físico mesmo.

Anúncios


Já no caso do Caixa Tem, para fazer comprar presencialmente com o cartão virtual, o processo é diferente. Para isso, abra o app Caixa Tem e selecione a opção “pagar na maquininha”. Ela está disponível no menu inicial.

A câmera vai abrir e você deverá aponta-la para o QR code que vai aparecer na maquineta da loja. Faça a leitura, confira se os dados e valores estão corretos e confirme a transação na tela. Pronto, compra realizada!

Por que utilizar o cartão de crédito virtual?

A principal vantagem dos cartões de crédito virtuais, é, sem dúvida, a segurança para comprar no ambiente online. Como os dados são criados no momento da solicitação, e podem ser excluídos logo após a compra, a defesa contra fraudes e golpes está garantida.

Anúncios


Quer mais uma vantagem? Quando perdemos o nosso cartão de crédito físico, ficamos impossibilitados de fazer compras, correto? Errado! Se você tiver a opção de gerar um virtual, poderá continuar comprando pela internet enquanto um novo cartão não chega.

Deu para entender por que vale a pena usar o cartão de crédto virtual no seu dia a dia? Então, gere o seu e aproveite as vantagens que ele oferece. Afinal, poder comprar online sem o risco de golpes ou fraudes não tem preço!

Este artigo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares nas redes sociais! Aproveite para conferir o nosso artigo sobre os melhores bancos para abrir um conta digital com cartão!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0