4 passos para abrir o seu MEI totalmente grátis!

Abrir um MEI grátis é simples e rápido. Confira o passo a passo que preparamos para te ajudar a ter um CNPJ ainda hoje!

Sair da informalidade garante vários benefícios e oportunidades a quem trabalha por conta própria. Para isso, nada melhor do que abrir um MEI, ou seja, um registro de Microempreendedor Individual. Mas, como fazer isso sem custo? Dá para abrir um MEI grátis? A resposta é sim.

Abrir um MEI é uma maneira simples de ter uma empresa em seu nome. O processo não exige contadores ou qualquer burocracia comum às empresas de grande porte. Sabe o que isso significa? Que qualquer pessoa pode ter o seu CNPJ de graça, em instantes! Para isso, basta atender a alguns pré-requisitos, que detalharemos mais adiante.

Quer saber como formalizar o seu negocio em apenas 4 etapas rápidas? E, o melhor, sem gastar absolutamente nada? Então, continue a leitura deste artigo até o final.

Anúncios


O que de fato é um MEI?

MEI é a sigla do termo Microempreendedor Individual. Ao se tornar MEI, você passa a ter um CNPJ, o Cadastro nacional de Pessoa Jurídica.

Logo, tem mais facilidade para abrir contas bancárias, solicitar empréstimos e emitir notas fiscais. Além de, é claro, dos direitos e deveres atrelados à uma Pessoa Jurídica (PJ) – empresa.

O processo para se tornar um MEI é simples. No entanto, nem todo mundo pode ter o registro. Para fazer parte desse grupo, é preciso atender a alguns pré-requisitos exigidos pelo Governo Federal.

O faturamento anual, por exemplo, precisa ser igual ou menor do que R$ 81 mil ao ano. Outro fator importante é o quadro de funcionários, que pode contar com apenas um colaborador.

Tem mais: quem é MEI só pode ter um único estabelecimento vinculado a suas atividades, e também não pode ser sócio ou administrador de nenhuma outra empresa.

Anúncios

Uma vez formalizado, o empreendedor deverá pagar o imposto devido, chamado de DAS. O valor é o mesmo todos os meses, sofrendo atualização sempre que o salário mínimo for alterado no Brasil.

Como saber se posso ser MEI?

Anúncios


Para saber se você pode se formalizar como MEI, é necessário cumprir a lista de verificação com os pré-requisitos necessários para ter a solicitação aceita.

Atualmente, mais de 400 profissões podem ser formalizadas como Microempreendedor Individual. Acesse o Portal do Empreendedor para saber quais são.

Como novas ocupações surgiram e outras foram extintas desde que o MEI foi criado, em 2009, vale à pena conferir a lista para saber se a sua atividade se enquadra no nicho.

Caso você atenda aos pré-requisitos, não perca tempo! Formalize o seu serviço o quanto antes.

Anúncios

Como abrir um MEI grátis?

Muitos motivos podem levar alguém a abrir um MEI. Pode ser para emitir notas fiscais, firmar melhores negócios com seus fornecedores ou até passar mais credibilidade para os clientes.

De qualquer forma, formalizar a sua atividade profissional é importante. Além de proporcionar mais possibilidades para o seu negocio, ainda garante a sua aposentadoria. Isso mesmo: não precisa de carteira assinada para acessar esse e outros benefício do INSS.

É que ao pagar o DAS, todos os meses, o individuo tem direito a um salário mínimo vigente ao se aposentar.

Anúncios

Sem falar que todo o microempreendedor individual tem fácil acesso a linhas de microcréditos para impulsionar o negócio.

Para abrir o seu MEI de forma totalmente gratuita e rápida, siga as 4 etapas que iremos te apresentar agora. Então, vamos começar!

4 etapas para abrir seu MEI grátis

Algumas empresas oferecem o serviço de abertura de MEI, mediante o pagamento de uma taxa. Em média, o valor cobrado é de R$ 200. Mas, atenção: não caia nessa cilada! É possível abrir um MEI sozinho, de forma 100% online e sem gastar nada.

Para ficar ainda mais fácil, separamos o processo em 4 etapas simples. E não esqueca: você não precisa de contador, em momento algum, para realizá-lo, certo? Então, siga o passo a passo abaixo e garanta o seu MEI/CNPJ ainda hoje.

Anúncios


Passo 1 – Acessar o Portal do Empreendedor

Primeiramente, acesse o Portal do Empreendedor através do site www.portaldoempreendedor.gov.br Depois, clique em “Quero ser MEI” e, logo em seguida, em “Formalize-se”.

Passo 2 – Criar sua conta

Agora, é preciso criar a sua conta no portal. Esse cadastro dá acesso aos serviços do Governo Federal.

Após clicar em “Formalize-se”, você será direcionado para o formulário que gera as informações cadastrais. Depois preencher os dados, clique sobre “Criar sua conta”.

Passo 3 – Concluir o cadastro da empresa

Com a conta devidamente criada, utilize o seu login e senha para acessar a Área do Empreendedor. Lá, você deverá finalizar o cadastramento da sua empresa como MEI.

Nessa etapa, você informará todos os dados solicitados pelo governo para a abertura do seu micronegócio. Por isso, tenha a sua documentação pessoal em mãos.

Anúncios

Muitos têm duvidas ao preencher o campo do Capital Social, por não saber exatamente o que isso significa. Ele nada mais é do que o valor em reais que você investiu no momento em que decidiu abrir o seu próprio negocio. Simples assim!

Passo 4 – Finalizar processo

Preencheu todas as informações da ficha? Entãoo, é só finalizar o cadastro e salvar o comprovante gerado. A partir daí, você já tem um CNJP pra chamar de seu! <3 Ou seja, você já pode aproveitar todas as vantagens de ser MEI e ter um negocio formalizado!

Ah, vale à pena baixar o app do Governo Federal para MEIs. Através dele, você emite seus boletos DAS de forma prática e tem acesso a outros serviços exclusivos. Portanto, aproveite.

Então, viu como é simples? De forma fácil e sem burocracia, você formaliza o seu negócio rapidinho!

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre como ganhar dinheiro com o celular ou computador sendo MEI!

Anúncios
Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta