6 dicas valiosas para empreender, mesmo com pouco dinheiro!

Você tem o sonho de abrir um negócio, mas não começa por estar com pouco dinheiro? Se a resposta for sim, esse artigo é leitura obrigatória!

Quem te disse que é preciso gastar muito para começar um negócio estava errado e podemos provar! O blog CiClick reuniu 6 dicas valiosas para quem deseja empreender, mas tem pouco dinheiro para investir! E a gente garante: é possível, sim, ter sucesso a partir de um investimento baixo!

Não é incomum: muitas pessoas sonham em abrir um negócio próprio, mas, por achar que o dinheiro disponível não é suficiente, deixam a ideia de lado. A verdade é que muitos empreendimentos precisam mesmo de um capital mais alto. Mas, e se você começar de baixo, gastando o mínimo e crescer aos poucos? 

Na mente de muitas pessoas, começar um negócio é como um bicho de 7 cabeças. Mas, o que elas não sabem é que você pode dar o primeiro passo até em casa, utilizando o seu computador ou celular, sendo prudente e econômico.

Se você se enquadra no grupo de pessoas que quer empreender, mas sente que não tem dinheiro suficiente para tal, este artigo para você. Confira as nossas 6 dicas valiosas de como empreender com pouco dinheiro e abra a sua mente para perceber o quanto é possível começar com o que se tem!

Estude empreendedorismo 

Se você ainda não teve o seu próprio negócio, provavelmente, não sabe que para ele avançar é necessário ter controle, dedicação e muita disciplina. Ainda mais se você está começando com pouca grana!  Portanto, invista na aquisição de conhecimento!

Nesse contexto, você precisará usar ainda mais de estratégias. É por esse motivo que nós recomendamos que você estude a respeito de Empreendedorismo. 

Não é difícil encontrar cursos e bons materiais sobre o assunto. O SEBRAE oferece diversos conteúdos e cursos gratuitos online que ensinam muito sobre empreendedorismo. Quanto mais conhecimento sobre o tema se tem, mais chances da sua empreitada dar certo! 

Aprenda a formalizar o seu empreendimento 

Especialistas recomendam: formalize o seu negócio para abrir cada vez mais oportunidades!

Qualquer pessoa, hoje em dia, pode ter o seu negócio enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI). O valor da contribuição é muito simbólico (R$ 60 mensais).

Além de contribuir com o INSS, construindo sua aposentadoria, você terá um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e vantagens como emissão de notas fiscais, acesso a linhas de crédito e mais credibilidade junto a fornecedores. 

Corte gastos desnecessários 

Muitas coisas podem ser essenciais as nossas vidas, mas poucas serão tão essenciais quanto bons ativos que de transformam em boas fontes de renda. E o seu negócio pode se tornar um! 

Será que o seu sofá não serve mesmo por mais alguns meses? Ou será que aquele lanche na comedoria fast food não pode ser adiado? Se você quer tirar o seu negócio do papel com baixo orçamento, comece cortando gastos supérfluos e invista esse dinheiro no que te traz bons frutos.

No futuro, você poderá comprar um sofá ainda mais caro e mais bonito do que aquele que desejou agora, por ter poupado e investido no seu negócio. Pense nisso! 

Use e abuse do marketing digital 

Preste bastante atenção nessa dica, pois ela vale ouro para quem inicia um empreendimento: use e abuse do marketing digital.

Com uma breve pesquisa no Google, você encontra diversos cursos gratuitos sobre o tema! Conheça os pontos básicos e utilize essa maravilhosa ferramenta para atrair clientes e tornar o seu negócio conhecido. 

Imagine que você tem uma loja dentro de um shopping. Para que as pessoas te vejam, é necessário que estejam no shopping e passem em frente à sua loja. Agora, imagine que as pessoas não vão até a sua loja, e sim, que a sua loja vai até as pessoas, onde quer que elas estejam. Esse é o poder do digital!

Por isso, faça bom proveito das suas redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin) para divulgar o seu negócio! 

Aproveite para conferir o nosso artigo sobre 6 formas divertidas de ganhar dinheiro com o TikTok.

Comece com Home Office 

O Home office – Trabalho em casa, em inglês – é a melhor forma de começar um negócio com baixo orçamento. Estamos na era digital, quase tudo pode ser resolvido pela internet, inclusive a comunicação com os seus colaboradores! 

Transforme alguma área da sua casa em escritório e comece! Leve-se a sério, aja como um verdadeiro empresário e também como o seu melhor funcionário. 

Defina bem os seus horários para não ser pego de surpresa pelo ambiente da sua casa. Ah! O mais importante: durante o seu horário de trabalho, evite trocar olhares com a sua cama e com o sofá, ok? 

Entenda o quanto seu esforço é importante 

Não vamos mentir para você: O caminho do empreendedor pode ser duro e solitário, mas certamente é recompensador.  Para você que vai começar agora, esteja preparado para trabalhar muito! 

Não desista nos primeiros desafios e frustrações. Uma empresa próspera não é uma empresa de alguém que não fracassou, muito pelo contrário! Uma empresa próspera é o resultado de um empreendedor que fracassou mas não desistiu. Portanto, persistência é a nossa última e mais valiosa dica neste artigo. 

Depois dessas 6 dicas de como empreender com pouco dinheiro, duvido que você ainda esteja pensando que precisa de muito capital para iniciar o seu negócio. Aproveite as ferramentas disponíveis e mãos à obra! 

Esse artigo foi útil pra você? Então, conta pra gente, aqui nos comentários, como ele te ajudou! 

Em Alta

Aguarde…

0