6 dicas valiosas para empreender, mesmo com pouco dinheiro!

Você tem o sonho de abrir um negócio, mas não começa por estar com pouco dinheiro? Se a resposta for sim, esse artigo é leitura obrigatória!

Quem te disse que é preciso gastar muito para começar um negócio estava errado e podemos provar! O blog CiClick reuniu 6 dicas valiosas para quem deseja empreender, mas tem pouco dinheiro para investir! E a gente garante: é possível, sim, ter sucesso a partir de um investimento baixo!

Não é incomum: muitas pessoas sonham em abrir um negócio próprio, mas, por achar que o dinheiro disponível não é suficiente, deixam a ideia de lado. A verdade é que muitos empreendimentos precisam mesmo de um capital mais alto. Mas, e se você começar de baixo, gastando o mínimo e crescer aos poucos? 

Anúncios


Na mente de muitas pessoas, começar um negócio é como um bicho de 7 cabeças. Mas, o que elas não sabem é que você pode dar o primeiro passo até em casa, utilizando o seu computador ou celular, sendo prudente e econômico.

Se você se enquadra no grupo de pessoas que quer empreender, mas sente que não tem dinheiro suficiente para tal, este artigo para você. Confira as nossas 6 dicas valiosas de como empreender com pouco dinheiro e abra a sua mente para perceber o quanto é possível começar com o que se tem!

Estude empreendedorismo 

Se você ainda não teve o seu próprio negócio, provavelmente, não sabe que para ele avançar é necessário ter controle, dedicação e muita disciplina. Ainda mais se você está começando com pouca grana!  Portanto, invista na aquisição de conhecimento!

Anúncios

Nesse contexto, você precisará usar ainda mais de estratégias. É por esse motivo que nós recomendamos que você estude a respeito de Empreendedorismo. 

Não é difícil encontrar cursos e bons materiais sobre o assunto. O SEBRAE oferece diversos conteúdos e cursos gratuitos online que ensinam muito sobre empreendedorismo. Quanto mais conhecimento sobre o tema se tem, mais chances da sua empreitada dar certo! 

Aprenda a formalizar o seu empreendimento 

Anúncios


Especialistas recomendam: formalize o seu negócio para abrir cada vez mais oportunidades!

Qualquer pessoa, hoje em dia, pode ter o seu negócio enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI). O valor da contribuição é muito simbólico (R$ 60 mensais).

Além de contribuir com o INSS, construindo sua aposentadoria, você terá um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e vantagens como emissão de notas fiscais, acesso a linhas de crédito e mais credibilidade junto a fornecedores. 

Corte gastos desnecessários 

Muitas coisas podem ser essenciais as nossas vidas, mas poucas serão tão essenciais quanto bons ativos que de transformam em boas fontes de renda. E o seu negócio pode se tornar um! 

Anúncios

Será que o seu sofá não serve mesmo por mais alguns meses? Ou será que aquele lanche na comedoria fast food não pode ser adiado? Se você quer tirar o seu negócio do papel com baixo orçamento, comece cortando gastos supérfluos e invista esse dinheiro no que te traz bons frutos.

No futuro, você poderá comprar um sofá ainda mais caro e mais bonito do que aquele que desejou agora, por ter poupado e investido no seu negócio. Pense nisso! 

Use e abuse do marketing digital 

Preste bastante atenção nessa dica, pois ela vale ouro para quem inicia um empreendimento: use e abuse do marketing digital.

Com uma breve pesquisa no Google, você encontra diversos cursos gratuitos sobre o tema! Conheça os pontos básicos e utilize essa maravilhosa ferramenta para atrair clientes e tornar o seu negócio conhecido. 

Anúncios

Imagine que você tem uma loja dentro de um shopping. Para que as pessoas te vejam, é necessário que estejam no shopping e passem em frente à sua loja. Agora, imagine que as pessoas não vão até a sua loja, e sim, que a sua loja vai até as pessoas, onde quer que elas estejam. Esse é o poder do digital!

Por isso, faça bom proveito das suas redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin) para divulgar o seu negócio! 

Aproveite para conferir o nosso artigo sobre 6 formas divertidas de ganhar dinheiro com o TikTok.

Comece com Home Office 

O Home office – Trabalho em casa, em inglês – é a melhor forma de começar um negócio com baixo orçamento. Estamos na era digital, quase tudo pode ser resolvido pela internet, inclusive a comunicação com os seus colaboradores! 

Transforme alguma área da sua casa em escritório e comece! Leve-se a sério, aja como um verdadeiro empresário e também como o seu melhor funcionário. 

Defina bem os seus horários para não ser pego de surpresa pelo ambiente da sua casa. Ah! O mais importante: durante o seu horário de trabalho, evite trocar olhares com a sua cama e com o sofá, ok? 

Anúncios

Entenda o quanto seu esforço é importante 

Não vamos mentir para você: O caminho do empreendedor pode ser duro e solitário, mas certamente é recompensador.  Para você que vai começar agora, esteja preparado para trabalhar muito! 

Não desista nos primeiros desafios e frustrações. Uma empresa próspera não é uma empresa de alguém que não fracassou, muito pelo contrário! Uma empresa próspera é o resultado de um empreendedor que fracassou mas não desistiu. Portanto, persistência é a nossa última e mais valiosa dica neste artigo. 

Depois dessas 6 dicas de como empreender com pouco dinheiro, duvido que você ainda esteja pensando que precisa de muito capital para iniciar o seu negócio. Aproveite as ferramentas disponíveis e mãos à obra! 

Esse artigo foi útil pra você? Então, conta pra gente, aqui nos comentários, como ele te ajudou! 

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta