Desvende os mistérios da máquina de cartão de crédito antes de adquirir

Hoje em dia, com a evolução tecnológica, as mudanças de comportamento da humanidade e a velocidade que a sociedade moderna avança para novos marcos, podemos dizer que a praticidade e comodidade são palavras essenciais no dia a dia.

Dessa forma, cada vez mais a utilização de recursos e acessórios que projetam certa agilidade em nosso cotidiano são cada vez mais frequentes, um exemplo dessas ferramentas são os cartões de crédito e débito.

Anúncios


Você já imaginou pagar tudo com dinheiro vivo? A confusão que seria possuir consigo a todo o tempo “um saco de dinheiro”, desde a invenção do cartão de crédito; ainda na década de 40, vivenciamos os pagamentos de fora eletrônica e a cada dia avançamos para outros forma de pagamentos mais eficientes e ágeis.

Assim, se você é um empreendedor, profissional liberal ou desenvolve uma atividade empresarial, deve saber a importância no uso de uma máquina de cartão de crédito, não?

Se não reconhece essa exigência do mercado moderno, devemos informá-lo que seu negócio está desatualizado, perdendo clientes e deixando de lucrar e expandir. Dessa forma, se quer descobrir tudo sobre o funcionamento, aquisição, utilização e outros detalhes das máquinas de cartões de crédito ou débito, fiquei aqui em nosso blog e descubra tudo sobre ela.

Anúncios

Vamos lá!

Sobre as máquinas de cartão de crédito

Anúncios


Conhecida popularmente no Brasil como “maquininha de cartões”, os terminais de pagamentos eletrônicos PDQ (Process Data Quickly – nomenclatura em inglês) ou máquinas de cartões de crédito e débito, não era nada moderna e cheia de serviços como se apresenta hoje.

Presente no mundo dos negócios financeiro desde a década de 50, a máquina, não passava de uma espécie de equipamento carbonado para cópia do cartão de crédito pré-pago, a única opção disponível há época.

Contudo, o mundo evoluiu e junto a ele os recursos disponibilizados a humanidade e, assim, na década de 70 tivemos as primeiras impressões e mudanças PDQ lançada pela IMB em parceria com a emissora de cartões de crédito.

Anúncios

Quais as vantagens de possuir uma máquina de cartão de crédito?

Além de atendimento com praticidade e agilidade ofertados aos seus clientes, você poderá somar ao seu empreendimento, atividade profissional ou empresarial outros vários serviços, fidelizando seus clientes e aumentando sua margem de lucro, ainda, poderá possibilitar ao cliente outra forma de pagamento que o pagamento à vista.

Assim, seu consumidor ficará mais satisfeito por encontrar mais de um serviço em um único lugar poupando-lhe tempo e acentuado sua preocupação com sua produtividade, isso gerar fidelização.

Quais os tipos de Terminais Eletrônicos de Pagamento disponíveis atualmente?

Hoje em dia temos uma variedade imensa de máquinas de pagamentos eletrônicos para cartões de crédito e débito, maioria delas incluem vários outros serviços além do simples recebimento de pagamento.

Para que você entenda melhor os modelos, funcionalidade e ferramentas iremos listar os principais e disponíveis no mercado financeiro a seguir:

Anúncios

Equipamento POS

Esse tipo de equipamento geralmente é instalado em estabelecimentos comerciais com balcão de atendimento – Caixas de pagamento, esse equipamento requer conexão a uma linha telefônica fixa.

O equipamento POS possui impressora incorporada a ela, a conexão de acesso a internet é mais estável, além disso possui taxas de retenção menores, conduto exige a cobrança de taxa de aluguel e pela aquisição do equipamento.

Por fim, as empresas que fornecem esse tipo equipamento são: Cielo, Rede, GetNet e Stone.

Equipamento POS Wireless

Com a particularidade da conexão Wireless, esse equipamento se semelha ao anterior, não apenas pelo nome, mas por suas funcionalidades, com a exceção a sua conexão à internet.

Anúncios

Preferencialmente utilizado em estabelecimentos comerciais com movimentos moderados e que exijam mobilidade do equipamento, bares, restaurantes e quiosques, sua conexão poderá ser limitada e instável pela própria tecnologia da conexão (Wi-Fi).

Além disso, possui taxas de retenção menores, contudo, cobra aluguel e a aquisição do equipamento. As empresas que ofertar esse tipo de máquina de cartão de crédito são: Cielo, Rede, GetNet, Stone, Safra e Mercado pago.

Equipamento POO

Esse tipo de equipamento é perfeito para atividades empresariais, empreendedoras e profissionais que precisem de mobilidade, ambulantes, massoterapeutas, restaurante, barracas de praias, por exemplo, pois sua conexão à internet é por meio da rede de dados moveis das operadoras de celulares.

Com a utilização de um chip, de qualquer operadora, essa máquina de cartão de crédito poderá ser levada para qualquer e atender ao cliente sem problemas, suas taxas de retenção são médias, não possui impressora, mas envia recibos via SMS e não cobra aluguel. 

Por fim, as empresas que disponibilizam esse tipo de equipamento são: Cielo, Rede, GetNet, Stone, Safra, Mercado pago, PagSeguro e Sumup.

Anúncios

Equipamento Mobile

O equipamento mais amado pelos empreendedores informais do comércio ambulante, o leitor de cartão de crédito, se tornou mais eficiente e o mais acessado nos últimos anos, isso porque sua conexão é feita por meio de um cabo, bluetooth ou, ainda, chip de operadora de telefonia móvel.

Além de sua mobilidade e tamanho, apesenta várias funções que vão além do pagamento e recebimento de valores, contudo, suas taxas de retenção são altas, não cobra aluguel, porém, deva ser adquirida.

Por fim, não possui impressora de recibo de pagamento, poderá ser enviado por e-mail ou SMS, as empresas que ofertam esse equipamento são: Cielo, Rede, GetNet, Stone, Safra e Mercado pago.

Como funcionam as taxas e tarifas nas maquininhas de cartão de crédito?

Isso depende muito de empresa para empresa, com as citadas no tópico anterior, elas podem várias de acordo com o modelo, funções e serviços. Contudo, suas taxas de transações ou retenção podem várias de 1% até 6%, dessa forma, o aluguel poderá correm na mesma proporção em relação aos serviços agregados – a exemplo daquelas já citados no início do artigo.

Anúncios

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Por fim, busque mais informações sobre máquina de cartão de crédito aqui em nosso blog e faça sua melhor aquisição.

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta