Veja como limpar o nome ainda este ano com essas 6 atitudes!

Cansado das dívidas e de não ter acesso ao crédito? Se livre das restrições de crédito pondo essas 6 atitudes em prática.

Ficar com o nome sujo não é negócio pra ninguém. Não gostamos de dividas, mas a falta de educação financeira faz com que muitos de nós caiamos nessa cilada. Se você está com restrições no CPF, não deixe de conferir essas seis atitudes que vão te mostrar como limpar o nome ainda em 2021!

Restrições financeiras atrapalham mesmo a nossa vida. Nunca se sabe quando vamos precisar de um financiamento, de um de credito ou de um empréstimo pessoal. Mas, uma coisa é certa: com o nome sujo, fica quase impossível recorrer a esses recursos!

Por isso, listamos seis conselhos poderosos para ajudar você a limpar o seu nome e destravar os seus projetos nos próximos meses! Confira cada um dele e comece a colocá-los em prática o quanto antes!

Anúncios


1 – Organize os seus gastos

O primeiro passo para se livrar das dívidas, definitivamente, é aprender a organizar os gastos mensais. Observar e gerenciar as suas despesas de perto pode te poupar gastos desnecessários que acabam pesando no bolso.

São muitas as pessoas que gastam mais do que ganham e nem percebem. Não à toa, 60% dos brasileiros estão endividados neste exato momento. Portanto, assuma o controle de todos os seus gastos, fazendo os ajustes necessários para a engrenagem girar.

2 – Sempre que puder, pague à vista


Não tem nem o que pensar: resistir à tentação de comprar a prazo vai te poupar muita dor de cabeça com dívidas acumuladas sem necessidade.

Anúncios


Pagar à vista não só te livra de dividas, como ajuda a manter ou até aumentar o nível do seu score.

Anúncios


E quando o atendente perguntar se você deseja o CPF na nota, diga que sim! Dessa forma, aquela compra feita à vista é identificada como sua, o que soma pontos positivos para você e para o seu score de crédito!

Além disso, estabelecimentos comerciais costumam dar descontos quando utilizamos esse tipo de pagamento. Portanto, use seu CPF sem medo!

3 – Pague todas as suas dívidas

pague dívidas para limpar o nome

Essa peça é fundamental no quebra-cabeça de como limpar o seu nome. Antes de mais nada, pague as dívidas que te colocaram nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, por exemplo.

Anúncios


Quando você tem dívidas, a sua “fama” perante as instituições financeiras é de mau pagador. Por isso, resolva essa questão pagando, o quanto antes, cada um dos seus débitos.

Eles são altos demais? Então, entre em contato com os seus credores e proponha descontos e parcelamentos. Muito provavelmente, eles estarão dispostos a negociar, já que é de interesse das empresas receber o pagamento.

4 – Comece a investir

À medida que você quitar os seus débitos, sobrará um pouco mais de dinheiro livre em conta. Ao invés de gastá-lo, comece a investir!

Aqui no blog você encontra diversos artigos para te ajudar a investir com sabedoria e conhecimento, mesmo com pouco dinheiro.  

Quem cultiva o hábito de investir evita o endividamento e expande as possibilidades de aumentar o seu patrimônio de forma considerável. Quanto menos dividas e mais patrimônio, menos restrições e mais liberdade dentro do mercado financeiro!

Anúncios


5 – Poupe o seu dinheiro

Todos deveriam seguir esta regra. Sozinha, ela já é capaz de transformar a sua vida financeira para muito melhor! Por isso, acostume-se a poupar uma parte dos seus ganhos. Vejamos um bom exemplo:

Imagine que dois motoristas de aplicativo, um chamado Pedro e outro chamado Paulo, se envolveram em um pequeno acidente de carro. Na colisão, eles danificaram uma peça importante para o funcionamento do veículo de forma geral.

Essa peça é cara, mas para Pedro não tem problema. Há algum tempo, ele costuma guardar uma porcentagem dos seus ganhos. Isso garantiu uma reserva de emergência para os momentos de imprevistos – que, como ele sabe, acontecem o tempo todo na vida de todo mundo.

Já Paulo terá que parcelar a peça em 10 vezes no cartão de crédito. Não seria tão ruim, se a sua principal fonte de renda – o carro – não precisasse passar de 10 a 15 dias parado na oficina para os reparos.

Anúncios


Assim, é bem provável que esse imprevisto gere uma nova dívida para Paulo, que havia acabado de limpar o seu nome.

Percebeu a importância de poupar para limpar o seu nome e impedir que ele volte a ficar sujo na praça? Então, comece a guardar uma porcentagem do seu orçamento o quanto antes!

6 – Cultive e mantenha bons hábitos de consumo

A pontuação do Serasa Score, termômetro que mede se você é um bom ou mau pagador, é dinâmica. Portanto, ela pode aumentar ou abaixar de um dia para o outro.

Para manter o seu score em crescimento, é muito importante cultivar bons hábitos como consumidor. Por exemplo:

– Pague todas as suas contas antecipadamente ou ate a data do vencimento;

– De vez em quando, atualize os seus dados no Serasa;

– Cadastre as suas principais contas e despesas fixas no débito automático.

Anúncios


Agora que você já sabe como limpar o seu nome, não vai ficar de braços cruzados, certo? Ponha em prática tudo o que você aprendeu neste artigo e aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0