Principais tipos de seguro e por que investir neles agora

Entenda quais são os tipos de seguro existentes, sua importância e por que contratá-los o quanto antes

Os brasileiros ainda têm uma certa resistência na hora de contratar seguros. Isso porque a ideia de investir em algo que esperam “não usar” parece desperdício de dinheiro. Mas, a gente sabe que não é bem assim que funciona. Imprevistos acontecem e podem trazer um grande impacto financeiro. Por isso, vamos te apresentar agora os principais tipos de seguro e as vantagens que eles agregam à sua vida e à da sua família.

Podemos afirmar, na verdade, que ter um ou mais seguros é essencial para um bom planejamento financeiro familiar, pessoal e profissional. E o mercado oferece um grande leque de tipos de seguro.

Um seguro é um contrato. Neste contrato, a seguradora indeniza o segurado, caso algo aconteça com o objeto ou pessoa a ser coberta. Seguro empresarial, seguro de vida, seguro para bens de pequeno, médio e grande porte e outros, para um grande número de perfis e diferentes tipos de necessidade!

Anúncios


Portanto, confira o nosso artigo até o final para entender melhor a importância e descobrir quais são os tipos de seguro disponíveis no mercado atualmente. Aprenda também como contratar os seguros certos para ter mais tranquilidade e segurança financeira. Então, vamos começar?

O que são seguros e para que eles servem?

A ideia do seguro veio de uma necessidade do mercado: prevenir danos! Além disso, ele garante uma maior estabilidade ao contratante, diante de situações que podem ser realmente graves e inesperadas.

Basicamente, como mencionamos antes, um seguro é um contrato. Neste contrato, a seguradora indeniza a pessoa ou objetivo, caso algum dano aconteça. Ao contrato de seguro, dá-se o nome de apólice! O documento indica o que está sendo protegido, o valor da indenização e o sinistro – que explica em quais situações haverá pagamento.

O segurado, por sua vez, paga um valor mensal à seguradora para garantir a proteção. É por isso que tantos evitam a contratação de seguro: pensam estar economizando dinheiro.

Mas, na hora que o “bicho pega”, se deparam com um prejuízo que poderia ser evitado, caso estivessem cobertos pelo seguro.

Anúncios


Portanto, vale a pena conhecer mais sobre os tipos de seguros existentes e investir naqueles que parecem mais interessantes para você, para a sua empresa e/ou para a sua família. Confira a seguir!

Seguro de automóvel

seguro de carro
Anúncios


O seguro de automóvel, como já diz o nome, foi feito para proteger os veículos. Assim que o seu carro deixa a concessionária, ele já está correndo riscos ao circular pelas ruas da cidade.

Como se trata de um bem de valor, é importante protegê-lo contra roubos, acidentes, furtos, danos e outras fatalidades.

Dirigir um carro sem seguro é viver esperando a dor de cabeça chegar. Se você tem um carro, não pode deixar de ter também esse tipo de seguro!

Seguro de vida

O seguro de vida garante amparo financeiro para quem está coberto por ele. Em caso de falecimento, a família do indivíduo recebe a indenização. Já em caso de invalidez, é o próprio segurado quem recebe o montante. Isso proporciona mais tranquilidade financeira em momentos difíceis, entende?

Imagine que você sofra um acidente e venha a falecer. A sua família ficará desamparada? Certamente, se você se importa com os seus, deve contratar um seguro de vida. Esse exemplo pode parecer um pouco duro, mas a verdade é que do amanhã nada se sabe.

Anúncios


Seguro Patrimonial

Sua casa precisa estar protegida, concorda? Sua empresa também! Assim como os demais imóveis que você possui. É para isso que serve o seguro patrimonial. Ele protege o seu patrimônio contra roubos, incêndios, vandalismos e outros danos físicos.

Além disso, alguns tipos de seguro patrimonial ainda contam com coberturas especiais. São serviços de eletricista, chaveiro, encanador e até vidraceiro inclusos gratuitamente.

Seguro para celular e aparelhos eletrônicos

Sim, você pode proteger os seus dispositivos móveis contra danos também! Celulares se tornaram bens de valor desde que começaram a surgir aparelhos cada vez mais caros no mercado.

Um seguro como desse tipo vai proteger o seu dispositivo em caso de furto, roubo, perda ou quebra. Você paga um valor mensal à seguradora, assim como nos demais tipos de seguro. E, caso alguma coisa aconteça ao seu aparelho, será indenizado com um novo. 

Anúncios


Seguro contra acidentes pessoais

seguro contra acidentes pessoais

Se você costuma viajar, seja a turismo ou a trabalho, esse tipo de seguro é interessante. Além de cobrir o segurado por invalidez ou morte, ele ainda cobre todas as despesas médico-hospitalares que possam surgir.

Se algum acidente pessoal acontecer com você ou algum membro da sua família durante uma viagem, por exemplo,e houver necessidade de internação, fique tranquilo. Não será necessário se preocupar com nada, pois vocês estão segurados.

Não existem mais desculpas para você, sua família, seus bens e patrimônios andarem desprotegidos por aí, Certo? Principalmente agora que você já sabe a importância de contratá-los.

Anúncios


Este artigo foi útil para você? Então, não esquece de enviar para aquele amigo que acha que nada nunca vai acontecer com ele! E aproveite também para compartilhar nas suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0