Cursos de finanças gratuitos para você organizar seu dinheiro!

Reunimos uma lista de cursos de finanças pessoais, totalmente gratuitos e on-line, para você dar um "upgrade" na sua vida financeira!

Que tal virar um fera em finanças pessoais e nunca mais perder o prumo da sua vida financeira? Parece uma ótima ideia, não é mesmo? Para te dar uma mãozinha, preparamos uma lista com os melhores cursos gratuitos de finanças do mercado. Se você quer aprender sobre o tema, mas não está disposto a gastar, este artigo é justamente para você!

Antes de mais nada, vale lembrar que a pandemia e o isolamento social trouxeram muitas desvantagens para a vida financeira de todos os brasileiros. Muitos perderam suas principais ou únicas fontes de renda, e não tinham sequer uma reserva financeira para se manter de pé em tempos de crise.

Por outro lado, por não ter mais com o que gastar, já que comércio, bares e demais distrações foram fechados, muita gente conseguiu acumular na conta uma quantia que antes nem imaginava.

Anúncios


Seja qual for o seu caso, esses cursos gratuitos de finanças pessoais vão te ajudar a aumentar a qualidade da sua vida financeira. Benefícios para quem quer fazer o dinheiro render mais e, também, para quem deseja saber o que fazer com o que sobra! 

Gestão financeira, da Planejar 

O curso “Gestão Financeira”, da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, a Planejar, é um dos mais recententes na área. Ele é voltado para quem nunca teve contato com o tema. Ou seja, pessoas que ainda estão dando os primeiros passos no assunto.

Anúncios

Análise e estratégia, tipos de financiamento, gestão financeira, finanças comportamentais e investimentos básicos fazem parte do conteúdo. O curso tem linguagem prática, simples e didática. 

Anúncios


De acordo com o planejador Financeiro Fabio Louzada, o propósito das aulas é orientar as pessoas para que elas coloquem em prática todo o conhecimento sobre moradia, bens, reserva de emergência, aposentadoria e termos técnicos do mercado financeiro. 

Ainda segundo Fábio, planejamento financeiro não é só para situações de crise e emergência, mas para a vida toda. Só através dessa prática é possível atravessar, despreocupado, períodos de crise econômica como uma pandemia, por exemplo. São conceitos que, aprendidos e aplicados, trarão qualidade de vida ao indivíduo. 

Cursos da Anbima

A Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, conhecida como Anbima, disponibiliza 16 cursos para quem deseja ficar fera nas finanças.

Anúncios

Se você deseja aprofundar o seu conhecimento sobre gestão de riscos e performance, investimentos, mercado financeiro e outros temas relacionados, está com sorte. As capacitações são gratuitas e podem ser acessados de qualquer lugar. 

Para conferir a lista completa, acesse o site oficial da Anbima.

Plataforma da B3

Você sabia que a B3 é a bolsa de valores brasileira? E ela acaba de lançar uma plataforma só de conteúdos digitais sobre educação financeira totalmente gratuita.

A plataforma surgiu como um reposicionamento da B3 no mercado da educação financeira. Ela reúne os melhores profissionais do mercado e conteúdos incríveis, tudo de graça! Portanto, uma baita oportunidade pra quem deseja aprender mais sobre o tema!

Se você tem interesse em saber maios sobre renda variável, renda fixa, produtos financeiros, como investir e como montar uma diversificada carteira de investimentos, vá correndo para a B3! 

Anúncios

A intenção da plataforma é munir a população de informações para que mais pessoas tomem decisões conscientes acerca de dinheiro e finanças, melhorando assim suas vidas financeiras como um todo. 

Além de contribuir com finança pessoais, a B3 também tira as principais dúvidas de todos que querem começar a investir. Então, aproveita enquanto é gratuito e corre lá, combinado? 

Cursos da Serasa 

Como todos sabem, a Serasa é um órgão de proteção ao crédito. E qual forma melhor de proteger o crédito se não disponibilizando um curso 100% gratuito para conscientizar os brasileiros em tempos de crise econômica?

O conteúdo é acessível a todos, inclusive quem nunca estudou nada sobre finanças. Ele aborda fundamentos básicos para a educação financeira, com dicas estratégicas para você organizar melhor o seu dinheiro. 

Além disso, o curso também ensina como organizar as finanças do seu negócio e da sua família: como elaborar orçamentos domésticos, planejar um fundo de emergências, etc. 

Anúncios

“Sustentabilidade no dia a dia” da FGV 

O curso “Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aborda o consumo consciente relacionado à sustentabilidade. Ele já está disponível há algum tempo, mas segue mais atual do que nunca!

FGV + Icatu Seguros 

A Icatu seguros é uma parceira da FGV e acaba de reformular todos os seus  cursos gratuitos e on-line. Eles estão mais dinâmicos, mais explicativos e tem linguagem fácil e didática. 

Os cursos ensinam organização do orçamento familiar, investimentos de acordo com o perfil, como planejar aposentadoria e outros fundamentais para uma vida financeira estável.

Todas as capacitações estão disponíveis no site da FGV.

Anúncios

Gostou de conhecer a nossa lista de cursos gratuitos na área de finanças pessoaisl? Então, não deixe o cuidado com a sua saúde financeira para depois! Aproveite para conferir outras notícias sobre Finanças em nosso blog!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta