Decifre as siglas do mercado de investimento e invista sem medo

Apesar do mundo ainda sofrer com a atual crise financeira, observamos seus primeiros passos para sair dela, dessa forma, o mercado financeiro tem se aquecido e até demonstra bons resultados, nos recentes balanços apresentados nesse mês.

Assim, vários novos investidores – ainda inexperientes, ingressaram nesse novo mundo e apostaram em vários serviços financeiros além do mais famosinho do Brasil; a poupança, desse modo, o mercado ganhou novo folego e demonstrou um crescimento.

Porém, será que esses investidores realmente fizeram a escolha correta? E, ainda, será que conhecem os tipos e suas siglas de investimento?  

Anúncios


Quer descobrir quais as respostas para essas indagações? Então, permaneça aqui em nosso blog e leia esse artigo até o final e entenda tudo. Quando começamos a investir, nos deparamos com várias siglas que não sabemos o significado.

Vamos lá!

Sobre o mercado de investimentos

O mercado financeiro sempre foi sinônimo para o uso de termos complicados e grandes aportes de investimentos, contudo, essa realidade tem mudado e várias empresas financeiras e bancárias tem desmitificado essa imagem.

Assim, vários são os consumidores que tem ingressado nesse mercado com facilidade e sem grandes complicações, o reflexo dessa onde de novos investidores é observado nos resultados positivos apresentados por algumas empresas de Bolsa de valores, mesmo em meio a uma crise financeiro.

Anúncios


Contudo, essa realidade de clareza e entendimento ainda assombra vários brasileiros, criando nesses um medo, pânico na hora de investir por não saber os fundamentos e a essência do investimento e ainda suas siglas.

Quais as siglas para os tipos de investimentos?

Anúncios


Nosso blog decidiu facilitar e contribuir para seu conhecimento e abandonar o medo de investir por não conhecer essas siglas, veja a seguir:

O Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Nesse tipo de investimos as instituições bancárias emitem e vendem aos investidores com a finalidade de captar recursos. Assim, a partir dos juros adquiridos pelos financiamentos do valor aplicado, o banco remunera seu investidor.

Anúncios


Por ser ofertado por bancos, o CDB, possui vários tipos de rentabilidade, já que cada banco apresenta suas particularidades na aquisição do investimento, contudo, a sua categoria é aplicada em renda fixa.

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI)

Semelhante ao CDB, os CDIs são emitidos e comercializados pelas instituições bancárias com a mesma finalidade dos CDBs, contudo, sua aplicação é feita em recursos excedentes, com prazos definidos, cerca de um dia útil, seu objetivo é melhorar a liquidez do banco.

Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic)

Um dosador da inflação no país, a taxa Selic é base da economia brasileira, sua margem é definida pelo BC – Banco Central. Sua base é dada como referência para todas as outras taxas de juros aplicadas na economia do Brasil.

Anúncios


Tesouro Direto (TD)

O nome já diz tudo. Emitido pelo Governo Federal, são Títulos Públicos voltados a comercialização e aquisição de renda.

Dessa forma, sua aplicação – valor investido pelo consumidor, permite ao Governo pagar e financiar projetos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. De maneira simples; você empresta dinheiro para o Governo Federal e escolhe um Título para compra, por fim, recebe o valor da remuneração que dependerá do tipo e prazo escolhidos.

Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

Um segurança para investidores e correntistas, o FGC é uma entidade que garante até o valor de R$250 mil em depósitos ou créditos efetuados em instituições financeiras caso decretem falência, intervenção ou liquidação.

Anúncios


Letra de Câmbio (LC)

Emitida por ordem de pagamento, a Letra de Câmbio, é um tipo de título de crédito, feito por escrito de uma pessoa para outra. Contudo, sua emissão é efetivada pelos bancos e corretoras de valores que concedem crédito aos clientes captando recursos.

Por fim, as Letras de Câmbio se tornam uma opção de investimento com a rentabilidade integrada e que quanto maior o tempo de sua aplicação, mais se tornam rentáveis.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

São soluções de investimento para o agronegócio, emitidos para implementar o esse mercado, são utilizados para gerar mais crédito e beneficiam os investidores com os juros desse empréstimo.

Anúncios


Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Nessa modalidade o banco utiliza seu dinheiro para investir e financiar negócios na área do setor imobiliário.

Fundos de Investimentos em Ações (FIA)

Nessa modalidade você poderá adquirir investimentos em cotas dos fundos de ações (renda variável, bolsa de valores).

Fundos de Investimentos Multimercado (FIM)

São uma modalidade que diversifica seus investimentos (renda fixa, renda variável, câmbio, entre outros), assim utiliza diversas estratégias para conquistar a rentabilidade esperada.

Anúncios


Fundos de Renda Fixa Referenciados DI (FDI)

Nessa modalidade os fundos de aplicação mínima é de até 95% do patrimônio em Títulos Públicos Federais ou em Títulos Privados de baixo risco.

Fundos de Renda Fixa (FRF)

São títulos de renda fixa, o investidor tem ciência de quanto será seu retorno desde o investimento.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Por fim, busque mais informações sobre investimentos em nosso blog.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0