Descubra as vantagens do Cadastro Positivo e aumente seu Score

Agora que você já conhece o Cadastro Positivo, iremos te mostrar o que você deve fazer para aumentar o seu score de crédito mediante as instituições que avaliam o mesmo.

Quando ouvimos sobre a contratação de crédito financeiro, imaginamos logo aquela solicitação de crédito recusada, não é?

Os consumidores, em particular os que possuem sua educação financeira precária sentem na pele, ou melhor, no bolso, as desvantagens de possuir seu CPF negativado. Contudo, não pense que isso é uma exclusividade deles, pelo contrário, por vezes consumidores se queixão de sofrer esse bloqueio, mesmo não possuindo restrições em seu nome.

Anúncios


Dessa forma, em pesquisa apresentada pelo Serasa S.A., ainda no início do ano, mais de 63 milhões de brasileiros estão endividados e negativados, assim, os estabelecimentos comerciais, financeiros e bancários, tentando evitar a falência do mercado financeiro criaram um espécie de mecanismos de proteção na tentativa de inibir o uso de crédito incorreto e sem possibilidade de retorno.

Contudo, para valorizar aqueles que não constam nessa categoria de endividados, as instituições brasileiras resolveram adotar um programa registro para beneficiá-los, o Cadastro Positivo.

Se você está curioso para saber e conhecer o Cadastro Positivo, então, não desgrude os olhos desse artigo e o acompanhe até o final.

Vamos lá!

Anúncios


Sobre o Cadastro Positivo

Existente desde 2011 no mercado brasileiro, o Cadastro Positivo, começou a ganhar força no ano de 2019 quando a efetivação do mercado financeiro na tentativa de reduzir os números de inadimplentes no país, contudo, o seu acesso apenas é efetivado por solicitação do próprio consumidor.  

Quais as vantagens de possuir o CPF ativo no cadastro positivo?

Anúncios


O consumidor que possuir o CFP ativo nesse cadastro terá acesso aos principais benefícios ofertados pelas instituições financeiras e comerciais no país, você terá acesso aos descontos em tarifas, taxas e CET, além dos parcelamentos exclusivos.

Além disso, essa reputação contribuirá para o seu score; o sistemas de pontos que garante o acesso às linhas de crédito no país, por fim, diante das instituições bancárias sua conduta será o passaporte para a liberação de crédito; por exemplo, de empréstimo pessoal, liberação de cartão de crédito, financiamentos imobiliários, entre outros.

Anúncios


Como funciona o Score de Crédito?

O Score é uma pontuação calculada a partir das informações extraídas dos birôs de crédito; comerciais, financeiras e de varejo, bem como renda, pagamento de contas como, por exemplo, energia, água, telefone em dia e outros.

Desse modo, toda e qualquer conta vinculada ao seu número de CPF diz sobre sua responsabilidade sobre suas finanças, além do pagamento de contas, assim, quanto mais alta for a sua pontuação, maiores são suas chances em obter uma linha de crédito.  

Posso consultar meu Score?

Basta acessar ao site e aplicativos dos órgãos de proteção ao crédito, por meio deles você saberá sua pontuação e poderá mudar alguns hábitos que não ajudam em nada na hora de somar bons pontos.

Anúncios


Como funciona o índice do Score?

O Score divide os consumidores em categorias; baixo risco, médio risco e alto risco de inadimplência, respectivamente sua pontuação para definir seu perfil é a seguinte: 1000 pontos; menor que 1.000 pontos até 500 pontos, menor que 500 ponto ou igual a zero.

Como posso melhorar meu Score?

Como o Score avalia sua capacidade de responsabilidade financeira, você deverá tomar algumas atitudes que impulsione sua pontuação de maneira que ela possa proporcionar uma boa impressão as instituições financeiras ou bancárias.

Quais as atitudes que devo tomar para melhorar meu Score?

Vamos enumerá-las para frisar de maneira mais clara, veja a seguir:

Anúncios


Pague suas contas em dia

Ao pagar suas contas em dia, aquelas vinculadas ao seu número de CPF, o sua pontuação Score irá melhorar, isso ocorre porque as instituições irão entender que você é comprometido com elas;

Vincule seu CPF a suas compras

Ao colocar seu nome em todas as suas contas, e como dito acima; pagando-as em dia, seu Score irá melhor, afinal todas as instituições iram reconhecer sua postura de pontualidade no pagamento delas.

Evite pagar o mínimo

Isso mesmo, evite pagar o mínimo do cartão de crédito e, tampouco, utilize o parcelamento para o pagamento.

Anúncios


Utilize ao máximo o seu cartão de crédito

Utilize o cartão de crédito para pagar suas contas, concentre todos os seus pagamentos em um único cartão de crédito, isso ajuda na hora do pagamento e, também, para a aumento do Score.

Mantenha seu cadastro ativo e atualizado

O cadastro positivo ajuda você a conquistar e elevar o seu Score; por isso atualize qualquer cadastro efetuado junto as financeiras, por fim, corrija qualquer tipo de falha, entre em contato com elas e informe as atualizações necessárias.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Por fim, acesse ao site dos órgãos de proteção ao crédito, adote essas atitudes e continue sempre melhorando para aumentar a sua pontuação.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0