Cartão de crédito pré-pago x consignado: Entenda a diferença

Consumidores estão acostumados com cartões de crédito e débito. Porém, muitos ainda não conhecem os cartões pré-pagos e consignados. Veja a diferença entre eles!

Você sabe que é um cartão de crédito pré-pago? E já ouviu falar tambem sobre o cartão de crédito consignado? As duas modalidades são cada vez mais populares entre os brasileiros. Mesmo assim, muita gente ainda não conhece ou não sabe a diferença entre elas. Neste artigo, a gente vai te explicar exatamente como funcionam esses cartões e quais vantagens oferecem!

Os cartões, sejam eles de crédito ou débito, são as formas mais utilizadas pelo brasileiro para realizar o  pagamento de suas compras. Isso porque a grande maioria oferece facilidade e muitas vantagens aos seus clientes. 

Anúncios


Dentro do mercado financeiro, são inúmeras as opções de cartões disponíveis. Existem os mais simples, com limites mais baixos e menos vantagens, e também os mais completos, com limites altos e muitos benefícios!

Se você, assim como muitos brasileiros, ainda não conhece as modalidades consignado e pré-pago, está no lugar certo! Continue a leitura para saber a diferença entre eles e, quem sabe, ampliar a oferta de cartões de crédito disponível na sua carteira!

O que é um cartão de crédito consignado?

O nome já diz tudo. No cartão de crédito consignado, parte da fatura mensal é descontada diretamente da folha de pagamento do consumidor!

Anúncios

No entanto, essa não é uma opção disponível para qualquer tipo de cliente. Ela tem como público-alvo aposentados e pensionistas do INSS, assim como funcionários públicos ou privados de empresas conveniadas. Exclusivamente.

Anúncios


Como não apresenta riscos para as instituições financeiras, esse tipo de cartão tem alta taxa de aceitação para negativados. Basta que eles estejam dentro do grupo mencionado acima.

Quanto à fatura, funciona assim: 5% do total será descontado diretamente da folha de pagamento. Ou seja, antes que o salário chegue às mãos do consumidor. Você pagará os 95% restantes via boleto, até a data do vencimento da fatura. 

Quais as vantagens do cartão consignado? 

Antes de mais nada, saiba que os cartões consignados são livres de anuidade e tem a menor taxa de juros do mercado. Isso acontece ao risco quase inexistente de “calote” para as instituições financeiras.

Anúncios

Além disso, geralmente ele são internacionais e ofertados em várias bandeiras. Assim como os cartões tradicionais, eles também tem o poder de parcelar as suas compras. 

Como dito acima, negativados têm facilidade para adquirir o cartão, pois o processo não conta com análise de crédito.

Outra vantagem interessante é que, com os cartões de crédito consignados, você saca até 95% do valor do limite sem ter que pagar taxas por isso. 

O que é um cartão de crédito pré-pago?

mulher feliz com cartão pré-pago

Quem está negativado sabe o quanto é difícil ter a solicitação aprovada para qualquer cartão de crédito. Porém, o que muitos não sabem é que existe uma modalidade de cartão para suprir essa dificuldade: os cartões pré-pagos ou recarregáveis.

Apesar de não serem de fato uma linha de crédito, esses cartões oferecem os mesmos benefícios ofertados pelos modelos tradicionais.

Anúncios

Ele foi feito para todas as pessoas. Basta ter 18 anos ou mais para solicitar. A boa notícia é que você nunca acumulará dívidas, já que o limite é o valor que você deposita na conta.

Em outras palavras, é quase um cartão de débito. A diferença é que, para ter o seu, não precisa estar vinculado a nenhum banco. Você só precisa fazer a recarga e começar a usar. Simples assim!

Quais as vantagens do cartão pré-pago ?

A primeira vantagem é que os cartões pré-pagos são aceitos em todos os estabelecimentos comerciais. Dependendo de qual seja a sua bandeira, você pode aproveitar as promoções normalmente. 

Funciona assim: o consumidor carrega o cartão com o valor que deseja utilizar. Este será o limite do cartão. A grande sacada que é que, dessa forma, não se gasta mais do que se tem. Assim, o risco de contrair dívidas do cartão é inexistente. 

Anúncios

O cartão de crédito pré-pago tornou-se uma ótima opção para pais que querem iniciar seus filhos na educação financeira, por exemplo. Para depositar mesadas, ele é perfeito. 

Talvez, você nem seja um adolescente começando a mexer com dinheiro agora, mas como a maioria dos brasileiros, também não entenda nada sobre gestão financeira. Isso faz do cartão pré-pago a modalidade perfeita para você iniciar os trabalhos! Afinal, a vida adulta requer que você saiba administrar o seu dinheiro.

Em resumo, esse modelo de cartão tornou-se uma ótima opção para quem busca praticidade. Com ele, o consumidor não precisa carregar dinheiro por aí para pagar por inúmeros produtos e serviços. 

Se você acha que essa modalidade é perfeita para você, confira o artigo que preparamos com as melhores opções de cartões de crédito pré-pagos do mercado e como solicitar!  

Anúncios

Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhar nas suas redes sociais? Ele também pode ser útil para muitas outras pessoas! 

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta