Empréstimo consignado: Tudo sobre a nova margem de 40%

De 35% para 40% - Governo anunciou que a nova margem consignável deverá permanecer até o fim da pandemia.

Uma boa notícia para todos que são aposentados e pensionistas do INSS, e também funcionários públicos federais: A margem do empréstimo consignado aumentou de 35% para 40%!

A mudança, já em vigor, aconteceu através de uma Medida Provisória, a MP 1.006/20. Ela foi aprovada pelo Congresso e publicada como Lei 14.131/202 no Diário Oficial da União, no fim de março.

No empréstimo consignado, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do tomador. Por isso, as taxas de juros são baixíssimas!

Anúncios


Tem interesse em pedir um empréstimo consignado? Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois vamos te contar tudo sobre ele neste artigo!

O que é o empréstimo ou crédito consignado?

Um empréstimo consignado é uma linha de crédito normal, só que as parcelas do pagamento são retiradas diretamente do contracheque do consumidor.

Essa modalidade de empréstimo é considerada a mais segura do mercado, já que o valor é descontado do salário antes mesmo que ele chegue às mãos do trabalhador.

Por causa do baixo risco de inadimplência e prejuízo para as financeiras, o empréstimo consignado oferece as taxas de juros mais baratas do mercado – de 1.4% a 3% ao mês, aproximadamente.

Anúncios

Isso quer dizer que, ao ano, os juros variam entre 20% e 35%. Ele é muito mais vantajoso em comparação aos empréstimos mais populares, cuja taxa de juros anual costuma chegar aos três dígitos.

Quem pode solicitar?

Anúncios


Além de aposentados e pensionistas do INSS, também podem solicitar empréstimos consignados todos aqueles que forem:

– Militares das Forças Armadas; dos Estados e do Distrito Federal; e da Reserva;

– Servidores públicos Federais;

– Servidores públicos inativos;

– Empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional;

– Pensionistas de servidores;

– Pensionistas de militares.

Algumas empresas particulares costumam fechar acordos com seus bancos para que funcionários acessem essa modalidade de empréstimo. Para saber se esse é o caso do empreendimento onde você trabalha, procure o setor de RH e solicite a informação. 

Anúncios

Como funciona o empréstimo consignado?

Como mencionado, o empréstimo consignado é aquele empréstimo em que você paga o valor das parcelas diretamente da sua folha de pagamento. Logo, o desconto acontece diretamente do salário ou da aposentadoria do indivíduo.

É por isso que esta é uma modalidade destinada aos aposentados, pensionistas e servidores públicos. Se você se enquadra neste nicho e está buscando uma boa opção de empréstimo, saiba que essa é a mais vantajosa.  

Antes de tudo, porque a modalidade apresenta as menores taxas de juros do mercado, como você já sabe. Outro motivo a se considerar é a carência para iniciar os pagamentos, oferecida por diversos bancos que emprestam no consignado.

Anúncios

E o que é a margem consignável?

A margem consignável nada mais é do que a parte da sua renda mensal que será comprometida pela parcela do empréstimo.

Digamos que você solicite um empréstimo consignado. O valor das parcelas, que antes poderia ocupar 35% da renda mensal, agora pode comprometer até 40%.

Logo, a margem consignável pode ser definida como um limite para descontos no benefício do INSS ou no contracheque. O teto vale igualmente para todos os empréstimos consignados.

Anúncios

O propósito desse limite é evitar ao máximo o endividamento. Dessa forma, mesmo ao contratar um empréstimo, você continuará tendo recursos para o restante de seus gastos.

Quais as vantagens?

Confira, logo abaixo, as três principais vantagens de solicitar um empréstimo consignado!

Menores taxas de juros do mercado

Sem sombra de dúvidas, a primeira vantagem do empréstimo consignado é o fato dele oferecer os juros mais baixos do mercado financeiro. Por que pagar mais, quando se pode pagar menos, pelo mesmo serviço?

Anúncios

Facilidade de contratação

Nessa modalidade de empréstimo, burocracia é algo quase que inexistente, e o dinheiro costuma ser liberado rapidamente. Está lembrado que o banco tem garantia de recebimento, pois o valor sairá direto do seu salário? Por isso, é tão fácil contratar essa linha de crédito específica.

Prazos maiores

Quando o empréstimo é consignado, as financeiras e os bancos têm o costume de oferecer prazos maiores para o pagamento do empréstimo. Algumas oferecem até um longo período de carência.

A divisão das parcelas pode chegar até 120 vezes. Mas, cuidado! Quanto mais parcelas, maior a taxa de juros. Por isso, certifique-se de quantas parcelas você realmente precisa, para não acabar pagando mais caro.

Anúncios

Onde solicitar?

Diversos bancos oferecem crédito consignado para os seus clientes que se enquadram nos pré-requisitos.

Mas, lembre-se de que um empréstimo é um compromisso de longo prazo. Por isso, antes de se empolgar com a nova margem do empréstimo consignado, busque as melhores opções. Ou seja: bancos com menores taxas de juros e que te oferecem as melhores condições para o pagamento!

Ainda não faz ideia de onde solicitar? Então, confira a lista abaixo com 3 bancos que separamos especialmente para você!

Banco Safra

O banco Safra é uma das instituições financeiras mais influentes do Brasil. Ele oferece uma ótima opção de empréstimo consignado com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês! Todo o procedimento para contratação é 100% online. Clique aqui para saber mais!

Agibank

O Agibank é o primeiro banco digital do País onde o número da conta é o numero do seu celular. A linha de crédito consignado ofertada pelo banco é de até R$ 10 mil. E o valor pode ser dividido em até 84 vezes! Clique aqui para saber mais!

Anúncios

Banco Inter

Uma das fintechs que mais cresce no Brasil, o Banco Inter também oferece linhas de crédito consignado. O processo da solicitação também é 100% online. Ou seja: mais praticidade para quem desejar solicitar. Clique aqui para saber mais!

Quando vale à pena pedir um empréstimo consignado?

Um empréstimo pode ser um aliado, mas também um inimigo. Portanto, entenda que a hora certa de solicitar o seu empréstimo consignado é quando existe um planejamento e objetivo específico para isso.

Por ser uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, o empréstimo consignado pode te ajudar muito, em diversas situações. Mas, seja cauteloso ao contratar.

No mais, lembre-se sempre dessas 3 dicas:

Faça uma simulação para saber o valor real das parcelas
– Fique atento às cláusulas do contrato
– Utilize o valor de maneira responsável, para diminuir as chances de acumular dívidas.

Se solicitar um empréstimo consignado já valia a pena por conta das baixas taxas de juros, imagine agora, que a margem aumentou de 35% para 40%? A novidade é positiva e chegou com tudo! Portanto, não deixe de compartilhar com os seus amigos e familiares, nas redes sociais!

Anúncios
Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta