Portabilidade de empréstimo consignado: Quando e como fazer

Descubra o momento e a forma certa de fazer a portabilidade do seu crédito consignado

Sabia que é possível fazer a portabilidade do seu empréstimo consignado? Caso esteja pagando juros muito altos, dá para passar a dívida para outra instituição financeira que cobre menos! E ,assim você pode acabar economizando muito dinheiro!

O Banco Central autorizou a portabilidade de empréstimos e crédito consignado em 2013. Apesar de já valer há quase 10 anos, muita gente ainda não conhece ou entende bem como o recurso funciona.

Isso significa que existem pessoas por aí deixando de economizar, de verdade. Simplesmente porque estão arcando com um empréstimo consignado mais caro, enquanto poderiam pagar bem menos por ele! É o seu caso?

Anúncios


Você sabe como fazer? Quando é estratégico utilizar o recurso? Se você tem dúvidas sobre o assunto, elas vão acabar após a leitura deste artigo! A seguir, saiba tudo sobre a portabilidade de empréstimos consignados e aprenda como fazer!

Afinal, o que é a portabilidade de empréstimo consignado?

Fazer portabilidade de empréstimo consignado nada mais é do que transferir o seu contrato de um banco para outro. Isso só acontece mediante a sua solicitação.

A opção existe para que possamos trocar uma dívida por outra de menor valor. Assim, economizamos aquele dinheiro que vai embora todos os meses com altas taxas de juros.

Há, também, os casos onde os juros nem são mais baixos. Porém, determinadas instituições financeiras disponibilizam mais tempo para pagar. E, às vezes, é justamente isso que mais precisamos: tempo.

Em linhas de crédito mais altas, com prazos pequenos, é um tanto óbvio que iremos gastar mais dinheiro. Então, nada melhor do que poder mudar para um plano mais barato, concorda?

Anúncios


O mais legal é que você pode transferir a linha de crédito do seu banco para qualquer outro. E não estamos falando só dos bancos tradicionais, não! Os digitais também estão no páreo quando o assunto é portabilidade de empréstimo consignado – contanto, é claro, que ele ofereça a linha de crédito.

Quais são as vantagens desse recurso?

empréstimo consignado
Anúncios


Diminuir o valor total da sua dívida e ganhar mais tempo para pagar são as principais vantagens da portabilidade. Mas, elas não terminam por aí.

Nos casos de portabilidade de empréstimo consignado, a mudança vai fazer com que a sua parcela custe menos. Isso significa que mais da sua margem consignável estará disponível para uso.

Com mais espaço dentro da margem consignável, você pode contratar mais serviços, como o cartão de crédito consignado, por exemplo. Às vezes, o prazo dado para o pagamento por determinada empresa é tão curto, que não sobra margem para mais nada.

Esses são detalhes importantes para levar em consideração na hora de decidir pela portabilidade do seu empréstimo consignado. Caso a nova proposta não te ofereça vantagens assim, talvez a mudança não valha tanto a pena.

Anúncios


E como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?

Antes de tudo, é preciso calcular o valor total da sua dívida no momento. Sabendo exatamente que número é esse, o próximo passo é selecionar a instituição para qual você fará a portabilidade.

Certifique-se de que o novo acordo realmente oferece vantagens. Afinal de contas, trocar 6 por meia dúzia nunca foi um bom negócio. Só vale a pena fazer a portabilidade do empréstimo consignado quando existirem vantagens, principalmente, para o seu bolso.

Se você encontrou, uma proposta de crédito eficiente para quitar a sua dívida e pagar com juros mais baixos e prazos mais longos, acertou em cheio!

Aproveite para conferir o nosso artigo sobre as 5 melhores opções de empréstimo online

Quando a sua solicitação para o crédito é aprovada, a nova instituição financeira quita a dívida na anterior. E, assim, passa a receber as parcelas mais baratas que você vai começar a pagar a partir de agora.

Para ganhar tempo, pesquise!

Qualquer pessoa pode fazer a portabilidadede um banco para outro de sua preferência. Mas, no caso do empréstimo consignado, existem algumas regras.

Por exemplo: é impossível levar o seu crédito consignado para uma instituição que não ofereça esse tipo de serviço. Também não dá para fechar acordo com um banco que não tenha convênio com a instituição pagadora do seu salário ou benefício. 

Anúncios


Pesquisar e comparar serão sempre as saídas para que você não perca tempo e faça a sua portabilidade com segurança. Analise as taxas de juros, o Custo Efetivo Total, o número de parcelas… Enfim, tudo o que envolver a troca.

Como solicitar a portabilidade de crédito consignado?

Para solicitar a portabilidade do seu empréstimo consigando, você deve primeiro comunicar a decisão ao banco onde está sua dívida atual. Solicite, então, o extrato do saldo devedor para saber o valor real da dívida, sem os juros que ainda não foram pagos.

É um direito seu que o banco forneça todas as informações solicitadas dentro do prazo máximo de um dia útil. Caso isso não aconteça, registre uma reclamação no Banco Central, através do site oficial da autoridade monetária.

No documento precisa constar o número do contrato, saldo devedor atualizado, modalidade do crédito, taxas de juros anuais, valor de cada parcela o prazo total.

Com esses dados em mãos, entre em contato com a nova instituição para realizar a portabilidade. Caso o crédito seja aprovado, o novo banco quita o débito no antigo e assume o empréstimo. Simples assim!

Anúncios


Agora você já sabe que não precisa ficar preso a um empréstimo que não é vantajoso. Então, não perca mais tempo ou dinheiro! Pesquise e encontre opções de empréstimo consignado para encontrar uma proposta melhor e fazer a portabilidade!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0