Você sabe o que é transformação digital? Este é o nome dado para empresas que precisam levar o seu negócio do ambiente físico para o digital. Em outras palavras: deixar de existir apenas “offline” e ter presença também “online”! Se o seu empreendimento ainda está fora das redes, você precisa conferir essas 8 dicas para potencializar as vendas com o seu negócio online!
Que o mundo está cada vez mais tecnológico, não é mais novidade. Aos poucos, todos os negócios, produtos e mais diversos serviços estão sendo negociados no ambiente digital.
Até pouco tempo atrás, alguém precisaria sair de casa para conhecer o seu negócio. Agora, através dos computadores e principalmente celulares, o seu empreendimento é que entra na casa do consumidor. Simples assim!
Por isso, o fenômeno da transformação digital nos obriga a adaptar a nossa maneira de oferecer o que vendemos. A pandemia deixou isso ainda mais evidente, quando todos saíram das ruas e passaram a comprar muito mais pela internet.
Confira, abaixo, 8 dicas para levar a sua empresa para o digital e conseguir ainda mais clientes com o seu negócio online!
1 – Invista em equipamentos de qualidade
Para fazer um bom trabalho no ambiente digital é evidente que você vai precisar de boas ferramentas. Por isso, faça o possível para munir-se de equipamentos profissionais, como computadores mais eficientes, por exemplo.
Marcas como Lenovo e Dell costumam durar por um bom tempo. Essas marcas são conhecidas pela eficiência e também pelo custo-benefício.
Além disso, o seu smartphone também precisa ser o mais moderno possível. Motorola e Samsung, por exemplo, oferecem bons celulares. Mas, se você tiver uma estratégia de negócios focada em redes sociais e criação de conteúdo, o Iphone é, sem dúvidas, a melhor opção.
2 – Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio

Você sabia que é possível atrair muitos clientes pelo Google? Mas, para que a sua empresa apareça para quem busca o seu serviço, você precisa baixar o app Google Meu Negócio.
Funciona assim: você faz o cadastro e aguarda a carta do Google chegar no seu endereço cadastrado. Nessa carta, haverá um código para comprovar que você é mesmo o dono da empresa. Você deverá, então, digitar o código no aplicativo.
A partir daí, quando as pessoas buscarem pelo o que você oferece no Google, a sua empresa tem grandes chances de aparecer para elas como uma das opções!
3 – Crie a vitrine do seu negócio online
Pode ser até mesmo nas redes sociais. Como praticamente todo mundo está no Instagram, é interessante que você crie a página do seu negócio por lá mesmo.
No entanto, é interessante que a sua empresa tenha um site próprio. Ele deve oferecer o cadastro de emails para envio de promoções, encomendas, carrinho de compras (se for uma loja) e outros serviços que facilitem a compra dos produtos pelo usuário.
4 – Faça um curso para utilizar as redes sociais a seu favor
As redes sociais vêm chamando cada vez mais clientes para todo tipo de negócio. E quando você sabe montar uma boa estratégia para engajamento, melhor ainda!
Por isso, é interessante que você faça cursos sobre como destacar o seu negócio utilizando as redes sociais. Algumas universidades oferecem opções gratuitas pela internet.
É possível, por exemplo, aprender sobre Marketing Digital sem pagar nada por isso. Legal, não é? Portanto, aproveite que estamos na era da informação e utilize o Google e o Youtube sem moderação para aprender!
5 – Aceite pagamentos digitais
Como o negócio é online, você deve aceitar meios de pagamentos digitais seguros. Já existem plataformas seguras que você pode utilizar para facilitar os pagamentos dos seus clientes online.
Você já conhece o Pag Seguro, PicPay ou Mercado Pago? Todas disponibilizam links de pagamento, que você pode enviar para os clientes. Eles escolhem pagar via cartão ou boleto, e você recebe o dinheiro direto na sua conta.
6 – Anuncie nas redes sociais
Já fez o site da sua empresa e os perfis nas redes sociais também? Então, chegou a hora de investir nos anúncios e atrair ainda mais clientela para o seu negócio.
Você pode criar campanhas para Facebook, Intagram, Youtube, Google e até mesmo Twitter. Decida o público-alvo, filtre por idade, região e outros fatores. Essa é uma boa maneira de atingir quem tem mais chances de comprar de você!
7 – Utilize plataformas de intermediação
Se você é dono de um restaurante, por exemplo, e ainda não está utilizando o IFood para vender mais, pode estar marcando bobeira. E se você vende serviços ou produtos, o que ainda está fazendo fora do OLX e do Mercado Livre?
Apesar das plataformas ficarem com um percentual das suas vendas, vale a pena para expandir a sua marca. Sem falar que, quanto mais clientes, melhor! Portanto, esteja nelas!
8 – Faça o seu Whatsapp Business

Quer profissionalizar o seu atendimento? Sugerimos que você utilize o Whatsapp Business. Trata-se da versão para empresas do aplicativo de mensagens instantâneas. Com ele, você pode fazer um catálogo de produtos, ativar respostas automáticas e ainda aproveitar muitas outras funcionalidades.
E o melhor é que você faz isso com qualquer número de telefone, inclusive com o seu pessoal. O download do aplicativo é gratuito.
E aí, gostou das dicas para o ter sucesso com seu negócio online?
Então, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais e estendê-las aos seus amigos e familiares? Aproveite também para conferir nosso artigo com 6 dicas valiosas para empreender gastando pouco!