Antecipação de recebíveis: Entenda quando e como fazer

Saiba como e quando a antecipação de recebíveis pode ajudar o seu negócio

Se você tem uma empresa e está precisando de dinheiro para gerar fluxo de caixa, pagar contas ou investir no negócio, a leitura deste post é parada obrigatória. Hoje, vamos falar sobre a antecipação de recebíveis e todas as vantagens que ela pode te oferecer.

Empreendedor e empreendedora, que tal receber o valor das suas vendas a prazo de forma antecipada e usar o dinheiro para as necessidades imediatas do seu negócio? É assim que funciona a antecipação de recebíveis!

Nada mal, não é? Trata-se de uma linha de crédito bem popular no Brasil. Mas, precisa ser utilizada com muita responsabilidade e gestão impecável. Do contrário, pode gerar ainda mais problemas para o caixa do seu negócio.

Anúncios


Ficou interessado e quer saber mais sobre a antecipação de recebíveis? Confira, ao longo deste artigo, quais são as vantagens, quando e como utilizar! E no final, a cereja do bolo: como fazer para antecipar os seus recebíveis!

O que é, exatamente, a antecipação de recebíveis?

Os bancos e instituições financeiras dão o nome de antecipação de recebíveis a essa modalidade específica de linha de crédito. Através dela, o empreendedor recebe antecipadamente o dinheiro por vendas realizadas a prazo. Resumindo: recebe hoje um dinheiro que só chegaria mais para frente, no futuro.

Digamos que um consumidor entrou em sua loja e comprou alguns de seus produtos. No entanto, o valor ficou muito alto e ele decidiu parcelar em 10 vezes. Você poderia aguardar esse período para receber o valor total, mas não precisa por causa da antecipação de recebíveis.

Quando a instituição credora antecipa os seus recebíveis, ela assume o risco de receber o pagamento no futuro em seu lugar. Por isso, o serviço demanda uma taxa, que varia entre 1% e 3% do valor total da venda.

Anúncios


Como as taxas são baixas, cada vez mais empreendedores tem antecipado o pagamento de vendas a prazo. Com esse dinheiro, é possível expandir o negócio, gerar fluxo de caixa ou resolver outras necessidades imediatas do seu negócio.

Antecipação de recebíveis na prática

como fazer antecipação de recebíveis
Anúncios


Existem quatro tipos diferentes de antecipações de recebíveis. Confira abaixo.

  1. Antecipação Parcial
    Na antecipação parcial dos recebíveis, você recebe algumas das parcelas, e não todas.
  2. Antecipação Integral
    Neste caso, todas as parcelas da venda a prazo são antecipadas.
  3. Antecipação Pontual
    Quando a venda tem apenas uma parcela a prazo.
  4. Antecipação Automática
    Quando as antecipações estão programadas para acontecer de forma periódica.

Apesar de o processo variar de uma instituição para outra, ele costuma ser bem simples. Normalmente, você entra em contato com a empresa credora e fica por dentro das condições oferecidas para decidir se contrata ou não. 

Anúncios


Vale a pena relembrar que é preciso ser cauteloso quanto à antecipação. Em caso do cliente que fez a compra parcelada não realizar os pagamentos, o banco pode cobrar os valores em aberto de você.

Quais são as vantagens de antecipar?

O dinheiro pago antecipadamente pelo banco ao empreendedor tem origem em uma venda realizada. Por esse motivo, os riscos de inadimplência não são altos.

O baixo risco de inadimplência, por sua vez, proporciona taxas de juros bem mais baixas do que as do rotativo do cartão de crédito e cheque especial. Elas são definidas de acordo com o perfil do empreendimento.

Além disso, a antecipação de recebíveis é uma maneira de contratar crédito sem burocracia. Como o banco assume os direitos dos pagamentos futuros, o processo é bem simples.

Quando devo solicitar a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis deve ser solicitada quando o seu negócio apresentar alguma demanda urgente. Se você estiver sem fluxo de caixa ou precisando de uma reforma ou reparo imediato em sua loja, por exemplo.

Anúncios


Também existem os casos onde você precisa realizar o pagamento de seus fornecedores antes do previsto. Ou até mesmo para a contratação de um novo funcionário.

Se você realizar um planejamento prévio, antecipar os recebíveis irá resolver os problemas do seu negócio. Assim, você o mantém funcionando.

Mas, pondere e seja cauteloso. Não antecipe essas vendas para sair gastando o dinheiro do seu negócio! Nenhum empreendimento sobrevive por muito tempo, ou cresce, sem fluxo de caixa e controle financeiro. 

Como fazer a antecipação?

Atualmente, diversos bancos e fintechs disponibilizam a antecipação de recebíveis aos seus clientes. Empresas como PagSeguro e Mercado Pago são líderes no mercado. O serviço, inclusive, é oferecido de maneira automática para clientes de ambas.

Para solicitar não tem mistério. O primeiro passo é verificar as taxas de juros e analisar se vale a pena pedir o adiantamento. Busque sempre por taxas mais baixas. É essencial que haja vantagem para o seu negócio.

Anúncios


Em seguida, entre em contato com a instituição responsável por coletar os seus pagamentos a prazo e solicite a antecipação. A solicitação é confirmada através de um contrato, que você deverá assinar.

Já utiliza maquininhas e maquinetas de cartão de crédito? Veja se a da sua loja não dispõe da opção de antecipar automaticamente. Depois, analise as taxas. Se estiver de acordo, é só contratar o serviço diretamente com a operadora.

Gostou de saber mais sobre a antecipação de recebíveis? Então, não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares nas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0