O que é BackOffice? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

Descubra a importância dos profissionais que estão nos bastidores do mundo corporativo

Por trás de serviços, empresas e produtos, existem coisas que a gente não vê! Já se perguntou como algo é feito? Como se “gira as engrenagens” para fazer aquilo funcionar? Pois bem, tudo o que acontece nos bastidores se chama BackOffice!

Vejamos um exemplo: você, provavelmente, escuta música ou assiste séries no dia a dia. Mas, quem faz a maquiagem dos artistas? Quem escreve os roteiros? E quem toca os instrumentos daquela música que você adora? Não vemos estes profissionais com frequência, mas eles estão ali. E para que tudo saia perfeito, a atuação deles é extremamente indispensável e essencial.

No comércio e nas empresas é do mesmo jeitinho. Por trás do vendedor que tirou as suas dúvidas, está toda uma rede de profissionais! Eles fazem manutenção de estoque, pagam impostos, contratam novos funcionários…já deu para ter uma ideia do que estamos falando?

Anúncios


Então, continue com a gente para ficar por dentro do que é o BackOffice, quais são as pessoas que estão por trás de tudo e a importância delas para todo o funcionamento de um negócio. Vamos lá?

Afinal, o que é BackOffice?

A palavra BackOffice, ao pé da letra, significa “parte de trás do escritório”. Mas, também pode ser traduzida pelo termo “retaguarda”.

O BackOffice nada mais é do que todos os profissionais que fazem as operações financeiras, de marketing, recursos humanos e outras funcionarem numa empresa.

Em outras palavras, eles garantem o funcionamento de áreas essenciais para o bom funcionamento de qualquer organicação.

São profissionais que não estão no front office. Ou seja,na linha de frente! Estes, por sua vez, são os profissionais que precisam lidar diretamente com o cliente, como vendedores, por exemplo.

Para resumir: todos os profissionais que não estão na linha de frente podem ser chamados de BackOffice. São eles que compõe os bastidores da empresa, ficando responsáveis pelo bom funcionamento da mesma.

Anúncios


Ah, a palavra BackOffice pode ser abreviada pela sigla BKO!

BackOffice Comercial

Anúncios


O BackOffice Comercial sustenta as áreas comerciais das empresas. Enquanto o Front Office está com a pré-venda, venda e pós-venda, o BKO aqui está na equipe comercial. Ele pode esclarecer melhor as dúvidas de um cliente, autorizar um desconto ou até resolver problemas com o sistema de pagamentos, por exemplo.

Imagina que você, ao fazer uma compra, pediu um desconto para pagar a vida. Acontece que a loja não tinha uma boa equipe de BackOffice, e o vendedor ficou sem resposta pra te dar. Bem provável que você desista da compra, concorda?

Já com uma boa equipe de BackOffice, essa informação chegaria ao cliente em tempo recorde. E talvez, mesmo se a resposta fosse negativa, você optasse a compra. Um BackOffice competente está, literalmente, na retaguarda.

No BackOffice Comercial, ter uma boa equipe faz toda a diferença. A experiência do cliente conta muito para concretizar as vendas! Basta um bom time na retaguarda para que pequenos erros comerciais sejam evitados.

Anúncios


BackOffice Administrativo

Aqui, saímos do Comercial e vamos para dentro da estrutura de empresa. A equipe do BackOffice Administrativo deve contribuir para o bom funcionamento estrutural da firma!

Relatórios, processos gerenciais, dados e mais informações indispensáveis para a tomada das decisões. Tudo isso é de responsabilidade desse time!

Sob a gerenciamento deles também estão os acompanhamentos de resultados, níveis de satisfação dos clientes, compra de equipamentos, retorno dos investimentos, controle de férias e performance dos funcionários, dentre outras responsabilidades.

Empresas com altas gestões, que precisam tomar decisões baseadas em estratégias, necessitam de uma equipe de retaguarda sempre a postos. Eles devem, portanto, garantir o bom funcionamento da empresa no dia a dia!

Anúncios


BackOffice Financeiro

A equipe do BackOffice financeiro está responsável, por exemplo, por garantir que as leis e as normas financeiras do regime tributário da empresa sejam cumpridas.

Eles utilizam planilhas para juntar as informações financeiras da empresa de maneira estratégica. Dessa forma, preparam o negócio para tempos de crise e possíveis prejuízos.

Tem também a emissão de notas fiscais, conciliação bancária e cadastro de fornecedores, por exemplo. Estas e outras atividades ficam sob responsabilidade do time de BackOffice Financeiro.

Já deu para perceber a importância do BackOffice para o funcionamento de qualquer negócio, não é mesmo? Seja ele comercial, administrativo ou financeiro, esse time pe indispensável para qualquer empresa que queira sobreviver ao mercado!

É graças ao pessoal da retaguarda que as empresas atingem resultados e proporcionam experiências diferenciadas aos clientes. Isso é muito importante para os negócios conquistarem fidelização e recorrência!

Anúncios


Você já sabia o que era BackOffice? Bem, se não, hoje ficou claro para você a importância de ter um time na retaguarda da sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais para que os seus amigos e familiares também fiquem por dentro do assunto! Aproveite também para conferir outros artigos valiosos sobre Finanças aqui no blog CiClick!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0