Banco lança o PIX! Pagamentos instantâneos

Fique por dentro da nova plataforma de pagamentos instantâneos que começou a funcionar em 16 de novembro de 2020! Com certeza algum dos bancos digitais no qual você já tem conta deve ter te perguntando através do aplicativo se você já deseja realizar o cadastro da sua chave PIX! No post de hoje, você vai poder conferir e entender melhor do que se trata essa nova maneira de pagamentos, e o que esperar dos impactos desta nova plataforma financeira dentro do cenário do mercado que vivemos hoje! Vamos lá?



O PIX é o novo lançamento do Banco Central do Brasil. Essa plataforma, que é baseada em sistemas de pagamento que funcionam em outros países, visa facilitar e desburocratizar as transações financeiras no país.

A real intenção do banco, é que esta plataforma seja um meio de pagamento barato, transparente, eletrônico, seguro e, o mais importante: instantâneo. É por isso que a plataforma vai ficar popularmente conhecida como uma transferência imediata.

Anúncios


Isso porque uma das suas principais vantagens é que o dinheiro será enviado imediatamente para a conta de destino, sem que o cliente precise fazê-la em dias úteis ou em horários permitidos.

Com o PIX, não importa se é domingo à noite, sábado de madrugada ou segunda-feira pela manhã: qualquer transação realizada será imediata em qualquer data ou horário, utilizando um aplicativo, caixa eletrônico ou carteira digital.

Como fica o antigo mercado de pagamentos e transações bancárias?

Não é novidade para ninguém que o PIX veio para revolucionar o mercado de pagamentos e o mercado financeiro de forma geral.

Anúncios

Atualmente, para realizar uma transferência, dependemos das modalidades DOC o TEC, com horários e regras pré-estabelecidos, o que faz com que muitas vezes o dinheiro só caia na conta após alguns dias úteis.

Anúncios


Por estes motivos, o método PIX de pagamentos pode até colocar essas duas modalidades de transferências direto no banco de reserva, já que fazendo um PIX o dinheiro cairá na hora na conta do remetente.

A modalidade de pagamento instantâneo vai estar dentro dos aplicativos e caixas eletrônicos dos bancos e fintechs a partir da data de lançamento, 16 de novembro, como vimos acima. Ela será uma nova opção junto às antecessoras DOC e TED.

Anúncios

Não serão só clientes de bancos que poderão usar o PIX. Existem diversos serviços financeiros que disponibilizarão a ferramenta, e entre eles estão os famosos Mercado Pago, Paypal e Picpay! Assim, o PIX será acessível até para aquele indivíduo que não possui conta corrente e nem está vinculado à nenhuma instituição financeira!

Será necessário que o cliente tenha saldo suficiente na conta ou carteira digital para que consiga realizar uma transferência pelo PIX.  É que nesta primeira fase, chamada por muitas de fase de teste, a plataforma não irá utilizar limite de cartões de crédito para realizar transferências ou pagamentos.

Boletos, DOC e TED estão ameaçados?

Fonte: Google

Como uma das novidades que acompanha o PIX é que usuários poderão transferir dinheiro instantaneamente de forma gratuita parece representar uma ameaça às antigas formas de transferência, que só são feitas sob pagamentos de taxas, a depender do banco.

Anúncios

Além disso, o usuário também poderá usar o PIX para realizar o pagamento de contas como água e luz, quitação de taxas públicas, serviços públicos e até mesmo o transporte coletivo! Fazer compras também será possível, seja online ou fisicamente.

Se você, por exemplo, quiser utilizar a plataforma para realizar o pagamento em uma loja física, você poderá fazê-lo utilizando apenas a chave PIX da loja, que será disponibilizada no momento deste pagamento.

Uma forma mais prática será escanear o QR code que será disponibilizado pela loja também na hora do pagamento. Essa praticidade por fazer com que clientes prefiram pagar sempre através do PIX, pois basta um simples toque no celular para concluir pagamentos: rápido, prático e sem burocracia! 

Anúncios

Além das pessoas físicas, empresas também poderão utilizar a plataforma para receber pagamentos de clientes, enviando a chave PIX ou um QR code para eles.

Ah! Os impostos também poderão ser pagos por empresas através do método PIX. A grande diferença entre a utilização do PIX por pessoas físicas e jurídicas é que as empresas poderão ser cobradas a realizar transações dentro do sistema.

O fato de que a empresa receberá o pagamento em tempo real, diferentemente do sistema tradicional, onde o dinheiro demoraria mais tempo para ser creditado em conta. Todos hão de concordar, que não precisar aguardar tempos de compensação de boletos ou transferências é um avanço e tanto em nosso mercado financeiro, não é verdade?

Anúncios

Para todos os consumidores brasileiros, esta será uma plataforma que trará formas de pagamento mais rápidas e práticas, dispensando processos atuais que tomam o nosso tempo e não foram pensados para facilitar nossas vidas.

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens que o PIX vai trazer para o dia a dia, que tal fazer o seu pré cadastro para começar a utilizá-lo em 16/11/2020? Muito provavelmente, o aplicativo do seu banco digital já está te oferecendo este serviço.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilha a novidade nas suas redes sociais e não se esquece de deixar o seu comentário para a gente saber o que você achou deste artigo!

Anúncios
Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta