5 maneiras de criar bons hábitos financeiros

Guardar dinheiro se torna mais fácil quando desenvolvemos bons hábitos financeiros. Saiba como fazer

Você se pega sem dinheiro no fim do mês? Não sobra nada para guardar e tirar aqueles planos do papel? Se a resposta for sim, saiba que isso acontece porque você, muito provavelmente, ainda não aprendeu a desenvolver bons hábitos financeiros! Em outras palavras: ainda não aprendeu a poupar.

Sorte a sua que estamos aqui para te ajudar nessa árdua tarefa – sim, árdua! Todo mundo sabe que guardar dinheiro não é nada fácil. Pode ser que, como diversos brasileiros, você não guarde porque simplesmente, não tem como! As despesas básicas de sobrevivência acabam devorando todo o seu orçamento mensal.

Ou, talvez, você ainda não saiba como realizar um planejamento financeiro. O fato é que para mudar isso, a solução é aprender a ter bons hábitos financeiros. Isso sim, vai fazer com que você consiga poupar ao longo dos anos.

Neste artigo, vamos te dar 5 dicas, maneiras de desenvolver esses bons hábitos. Preparado para mudar a sua realidade financeira para melhor e ainda ver dinheiro sobrar no fim do mês? Bem, não vai ser fácil, mas viemos te mostrar que é possível. Confira!  

Anúncios


5 formas de adquirir bons hábitos financeiros

poupar é um bom hábito financeiro

Só por ter continuado a leitura deste artigo, você já está a frente da maioria dos brasileiros. É que grande parte da nossa população não tem educação financeira, e o que é pior, não se incomoda com isso, e vive a vida dessa forma, apagando incêndios.

Buscar bons hábitos financeiros é o primeiro passo para garantir o seu sustento no futuro. Mas infelizmente, não somos ensinados sobre isso nas escolas! Não por acaso, mais de 64 milhões de brasileiros encontram-se endividados neste exato momento.

Portanto, se você deseja criar bons hábitos financeiros e garantir o seu conforto no futuro, não deixe de conferir estas 5 dicas. Com elas, você vai conseguir desenvolver, mais fácil e rapidamente, os hábitos que precisa para prosperar financeiramente. Vamos lá?

Anúncios


1 – Comece devagar

Um grande erro que muita gente começa ao querer desenvolver novos hábitos financeiros é querer fazer grandes feitos. Nosso conselho é que você comecedevagar! Se você nunca guardou dinheiro antes, comece guardando pequenas quantias e vá aumentando ao longo do tempo.

Anúncios


Se você não tem o costume de poupar uma parte do seu salário, comece poupando de 5% a 10% todos os meses. Lembre-se que o importante, aqui, é que você adquira o hábito!

2 – Tenha objetivos claros em mente

Todos temos sonhos, certo? Sonhos, normalmente, envolvem dinheiro. Portanto, quanto mais claros estiverem as suas metas e objetivos, mais fácil será para você renunciar a algum gasto em prol de cumpri-lo.

O que você deseja na vida? Viajar, ter o seu próprio imóvel, o seu próprio carro? De quanto você precisa para realizar estes sonhos? Pare para calcular e tenha uma meta clara em mente, para assim ir concretizando o que precisa ser feito, em relação as finanças.

Anúncios


3 – Recompense seus acertos

Quando você conseguir fazer o que se propôs em relação ao seu dinheiro, comemore e se recompense por isso! Essa é uma das formas de se desenvolver um bom hábito financeiro.

Claro que não precisa ser gastando dinheiro. Dê-se um momento para relaxar, prepare uma refeição mais gostosa, assista uma série… existem diversas formas de recompensar o seu comportamento. Faça isso da próxima vez que você conseguir guardar dinheiro!

4 – Cultive o compromisso a longo prazo

Se você deseja que juntar dinheiro se torne um hábito, você precisa fazer isso com constância. Por isso, mantenha o compromisso por muito tempo – se possível, durante toda a sua vida.

A construção de um novo hábito é um processo! Falhar algumas vezes é normal. O importante é que você sempre volte a fazer o que se comprometeu todas as vezes em que perceber que não está mais fazendo, e manter esse compromisso na sua vida para o longo prazo!

Anúncios


5 – Tenha uma rotina financeira

Pense bem: o seu objetivo principal, é fazer com que guardar dinheiro se torne um hábito, ou seja: algo que você realiza com frequência, de maneira rotineira.

Logo, construa uma rotina onde guardar dinheiro se torne algo automático para você. Lance mãos de bilhetes pela casa, alarmes no seu celular, lembretes por todos os cantos.

Dessa forma, você nunca vai esquecer de que você tem objetivos financeiros e que, para realizá-los, precisa guardar o seu dinheiro e tornar isto um hábito!

E aí, gostou das nossas dicas? Ter um futuro financeiro mais próspero vai depender das atitudes que você começar a tomar hoje. Portanto, não deixe de incorporar essas dicas ao seu dia a dia.

Que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais? Aposto que muitos dos seus amigos e familiares vão tirar grandes proveitos deste conteúdo!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0