Conheça o que é o Cadastro Positivo e entenda a relação do mesmo com cada cidadão

Venha conosco que iremos te mostrar tudo sobre o sistema que é responsável pela atribuição de notas de crédito a cada cidadão.

Quando o assunto tratado for contratação de crédito financeiro, os consumidores e em especial aqueles com uma educação financeira precária acabam sofrendo mais para efetivar esse tipo de contratação.

Segundo dados do órgão de proteção ao crédito Serasa S.A. em uma pesquisa recente são mais de 62 milhões de brasileiros endividados e com seus CPFs negativados, dessa forma, os estabelecimentos comerciais, financeiros e bancários criaram mecanismos de proteção para inibir o uso de crédito incorreto e sem possibilidade de retorno.

Anúncios


Contudo, para os brasileiros que não constam nessa categoria possuem a regalia de ter o crédito facilitado e com liberação favorável, por fim, a garantia dessas regalias são proporcionais ao registro no programa Cadastro Positivo.

Curioso para saber do que se trata o Cadastro Positivo?

Então, não desgrude seus olhos desse artigo acompanhe até o final e descubra do que se trata e quais os seus direitos para ativá-lo ou desativá-lo.

Vamos lá!

Sobre o Cadastro Positivo

Pensando para identificar os consumidores com maior responsabilidade financeira, o Cadastro Positivo foi lançado em 2011, para atender uma solicitação do mercado financeiro, varejista e atacadista.

Anúncios

Sua implementação se tornou realidade a partir de 2019 com adoção oficial do sistema para avaliar o bom relacionamento do consumidor com as instituições que ofertam todos os tipos de serviços que possam vincular o CPF dele ao pagamento.

Quais as vantagens de possuir o CPF ativo no cadastro positivo?

Anúncios


Como dito acima; o Cadastro Positivo é uma maneira de avaliar o risco que o consumidor apresenta para a oferta de crédito por meio de um instituição – comercial ou financeira, quanto mais resultados positivo é demonstrado no histórico do consumidor, menos risco ele apresentará ao varejistas, bancários e financeiras em geral.

Contudo, sua boa reputação diante dessas instituições garante uma maior margem para solicitação de crédito; por exemplo, de empréstimo pessoal, liberação de cartão de crédito, financiamentos imobiliários, entre outros.

Anúncios

Ativar seus dados no cadastro positivo é demonstrar responsabilidade quanto a aquisição de crédito e o cumprimento de suas obrigações diante do contratante, em consequência terá o benefício do acesso facilitado de crédito financeiro no mercado brasileiro.

Dessa forma, passará a gozar dos baixos juros, taxas e encargos que incidem os contratos de aquisição de crédito, isso pela sua reputação boa quanto ao cumprimento dos contratos anteriores.

Como funciona o cálculo do Cadastro Positivo?

Fonte: Google

Essa pontuação é calculada a partir de informações extraídas de birôs de crédito que são os seus dados financeiros, sua renda, o pagamento de contas de energia, água, telefone em dia e outros, somado aos dados de seus familiares em primeiro grau.

Anúncios

Dessa forma, toda e qualquer conta vinculada ao seu número de CPF expressa sua responsabilidade quanto ao pagamento e cumprimento de contas, assim, quanto maior a sua pontualidade no pagamento delas, maiores são suas chances em obter uma boa pontuação.

O Cadastro Positivo é ativado automaticamente?

Não! Por força de lei nenhuma instituição ou órgão de proteção ao crédito poderá incluir os dados de qualquer consumidor, que os negativados, em qualquer cadastro que favoreça o acesso as informações sem prévia autorização.

Dessa forma, as empresas apenas ativarão seu cadastro positivo se você solicitar, do contrário não será ativado.

Anúncios

Onde e como poderei solicitar o Cadastro Positivo?

Depende da forma que você queira abrir o cadastro. Ele poderá ser efetuado por meio do site, correios, agência ou mesmo instituição. Veja a seguir o passo a passo e como proceder em cada caso:

Por meio do site

Essa é a opção mais rápida, cômoda e fácil de ativar cadastro positivo.

Acesse ao site do Cadastro Positivo grátis, em seguida, clique na opção “cadastrar;

Envie uma selfie nítida e junte uma cópia de seus documentos pessoais; RG com CPF (frente e verso), preencha as outras informações; depois, é só clicar em Aceito abrir meu cadastro positivo; e,

Por fim, quando o seu cadastro for validade e autorizado você receberá um e-mail informando de sua validação.

Anúncios

Por meio de Empresas que tenha feito parceria de crédito

 Outra maneira bem simples de efetuar a ativação do seu Cadastro Positivo é solicitar as empresas nas quais você possua vínculo, por exemplo, algumas dessas listadas abaixo:

Poderá solicitar em um Banco no qual tenha conta ou Instituição financeira; uma Cooperativa de crédito e, por fim, Lojas que tenha feito crediário.

Por meio de carta

Caso você não queria efetuar a ativação do cadastro por meio de nenhuma das opções acima, poderá fazê-lo por meio de carta.

Acesse ao site do Cadastro Positivo e imprima o termo de abertura de cadastro, assine e em uma carta junte sua documentação pessoal: RG, CPF e o Termo com assinatura reconhecida em cartório.

Por fim, é só postar e aguardar ativação do seu Cadastro Positivo.

Anúncios

Além disso, caso queira saber mais sobre o que é o Score de Crédito e como o Cadastro Positivo beneficia o aumento do mesmo, basta continuar conosco que iremos lhe explicar tudo sobre ele.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Em seguida acesse ao site do Cadastro Positivo e ative já o seu.

Artigos Relacionados

Em Alta