Conheça os 22 Programas Sociais Que Podem Te Ajudar na Pandemia Depois do Auxílio Emergencial

Conheça o Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, e tenha acesso aos 22 benefícios vinculados ao sistema.

A preocupação com as contas na virada do ano em 2020 veio com um problema a mais: O auxílio emergencial realizou o pagamento de sua última parcela no mês de dezembro.

O programa de transferência de renda, o maior da história do país, foi a medida essencial para a economia brasileira, ao longo da crise ocasionada pela pandemia do coronavírus, gerando renda aos 67,8 milhões de brasileiros participantes do benefício.

Anúncios


Para aqueles que estão à procura de uma alternativa para equilibrar as contas e complementar a renda, conheça uma das principais ferramentas do Governo Federal de programas assistenciais: o CadÚnico.

O sistema de dados funciona com o repasse de informações socioeconômicas dos cadastrados aos estados e municípios, possibilitando a inserção dos cidadãos a até 22 programas sociais.

Conheça os Programas e Benefícios através do CadÚnico

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Anúncios

Pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos sem nenhum outro tipo de benefício e com renda familiar abaixo ¼ do salário mínimo podem requerer ao BPC, recebendo o valor do salário mínimo atual todo mês.

Anúncios


Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda

Para se aposentar como facultativo baixa renda, o cidadão que não trabalhe fora e seja de baixa renda, é necessário a contribuição com a alíquota de 5% do valor do salário mínimo atual.

Tarifa Social de Energia Elétrica

Famílias de baixa renda, indígenas e quilombolas inscritos no CadÚnico possuem direito a um desconto na tarifa de energia elétrica. A porcentagem do desconto varia de 10% a 65%, para famílias de baixa renda, e de 10% a 100% para famílias indígenas e quilombolas, sendo quanto menor o consumo de kwh maior o desconto aplicado. Para receber o benefício é necessário fazer o requerimento a distribuidora de energia da sua região.

Anúncios

Programa Minha Casa Minha Vida

Programa direcionado às famílias de baixa renda que não estão inscritas em outro programa de habitação, possibilitando um financiamento correspondente com a sua faixa de salário

Carteira do Idoso

Idosos tem garantido passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou no mínimo 50% de desconto no valor.

Bolsa Família

Famílias de baixa renda e em situações de extrema pobreza tem por meio do Governo Federal a assistência dos direitos básicos de vida, como saúde, educação e alimentação.

Anúncios

O Acesso Individual Classe Especial (AICE)

Conhecido como o programa do Telefone Popular, o AICE proporciona o uso de um telefone fixo para famílias de baixa renda pelo custo máximo de 15 reais, valor que varia dependendo dos impostos de cada região.

Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos

Pessoas de baixa renda e inscritas no CadÚnico podem fazer o pedido de isenção em todos os concursos de âmbito federal.

Programas Cisternas

Visando a população rural e de baixa renda, o programa abrange regiões de seca e/ou falta de água.

Água para Todos

Anúncios

Para famílias em uma situação de extrema pobreza, o Água para Todos age proporcionando condições básicas necessaŕias a essas famílias.

Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)

Como uma forma de incentivo à preservação, o programa investe em famílias de baixa renda para o desenvolvimento de práticas para preservação ambiental de sua localização.

Bolsa Estiagem

A bolsa estiagem visa ressarcir o pequeno agricultor rural em casos de prejuiźos por secas e estiagens.

Anúncios

Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural

Investimento socioeconômico para famílias de baixa renda e que buscam crescer a produtividade na área rural.

Programa Nacional de Reforma Agrária

Benefício de acesso a terra para famílias que além do CadÚnico, têm renda familiar até três salários mínimos mensais e possuam o cadastro das Famílias Candidatas à Reforma Agrária.

Programa Nacional de Crédito Fundiário

Para trabalhadores rurais, o projeto busca financiar e incentivar a estrutura das terras dos trabalhadores que não possuem terra ou condições.

Crédito Instalação

Crédito financeiro para pessoas beneficiadas do Programa Nacional de Reforma Agrária.

ENEM

Estudantes de baixa renda e que são participantes do CadÚnico possuem direito a taxa de isenção das provas.

Benefícios Assistenciais

Auxílio temporário para pessoas em uma situação extrema sem condições de se manter.

Programa Brasil Alfabetizado

Anúncios

Trazendo a importância da alfabetização para a construção da sociedade, o projeto abrange brasileiros a partir dos quinze anos para a alfabetização.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Pet);

Para incentivar a retirada de crianças e adolescentes do trabalho, o auxílio do Pet é direcionado ao responsável do menor para garantir a educação e criação do indivíduo.

Identidade Jovem (ID Jovem)

Documento para jovens entre 15 e 29 anos de família com renda mensal de até dois salários mínimos que garante benefícios como o de meia-entrada em eventos e passagens.

Carta Social

Custando apenas um centavo, o programa Carta Social é uma medida de levar para pessoas de baixa renda a possibilidade da comunicação por correspondências.

Anúncios

Como se Inscrever no Cadastro Único?

O CadÚnico pode ser procurado por pessoas maiores de 16 anos e com renda mensal de meio salário mínimo ou até três salários mínimos como renda familiar.

Para realizar sua inscrição a pessoa deve buscar o Centro de Referência em Assistẽncia Social (CRAS). É necessário apresentar documentos de todos os integrantes da família, certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta