Carta de crédito: O que é, como funciona e como ter a sua

Saiba o que é uma carta de crédito, como ela funciona e quais são as vantagens de adquirir o seu bem através dela

Você sabe o que é uma carta de crédito? Quem participa de consórcios, com certeza, já ouviu falar sobre ela. Essa linha de crédito concede aos participantes a oportunidade de adquirir bens de valor, como um carro ou a casa própria, por exemplo. E a carta de crédito, sem dúvidas, é o grande “objetivo” a ser alcançado dentro de um consórcio.

No consórcio, você se junta a um grupo de pessoas que têm em comum o interesse pelo mesmo bem. Mensalmente, todos pagam o valor da parcela referente ao bem escolhido. A principal vantagem é que não há cobrança de juros pelo parcelamento, apenas a taxa da administradora. Ao quitar todas as parcelas ou ser contemplado por sorteio, você recebe a tão esperada carta de crédito.

É através dela que você tomará posse do bem, simples assim! Quer saber mais sobre as cartas de crédito e como elas funcionam? Então, não deixe de conferir o nosso artigo até o final. Esta pode ser a oportunidade que você tanto esperava para conquistar aquele sonho que – até hoje – parecia distante!

Anúncios


Como funcionam os consórcios?

Não dá para entender bem o que é uma carta de crédito sem antes falarmos sobre os consórcios. Por isso, queremos que você primeiro conheça o universo onde estão inseridas as cartas de crédito.

Um consórcio nada mais é do que uma modalidade de investimento que você pratica junto a pessoas com interesse no mesmo bem. Como mencionamos acima, existem consórcios para a compra de casas, apartamentos, carros, motos, viagens…e muito mais.

Para que o consórcio aconteça, o banco ou a instituição financeira cria uma reserva de dinheiro em conjunto. Tanto você quanto todos os demais participantes devem depositar, nessa reserva, um valor acordado previamente todos os meses.

Mensalmente, acontece um sorteio – como em um leilão – onde um dos contribuintes é contemplado com o bem escolhido. E até que todos os participantes sejam contemplados com o mesmo bem, todos devem continuar pagando a parcela mensal do acordo.

Agora que você já entendeu o que é um consórcio, vamos saber direitinho onde é que a carta de crédito entra nessa história? Veja a seguir!

O que é uma carta de crédito, afinal?

exemplo de carta de crédito

A carta de crédito é o documento que você receberá ao ser contemplado no consórcio! É ela que te permitirá tomar posse do bem de valor sorteado.

Anúncios


No consórcio, diferentemente de um empréstimo, não se recebe o valor do bem em dinheiro. O que você recebe é a carta de crédito que irá pagar pela sua nova casa, carro ou viagem, por exemplo.

Anúncios


Digamos que você contrate um consórcio para comprar um apartamento. O valor do contrato é de R$ 300 mil. Quando você quitar todas as parcelas ou for sorteado em uma das assembleias mensais, você receberá a carta de crédito com esse valor. O dinheiro é repassado diretamente à empresa que vender o bem!

Logo, uma carta de crédito é um título. Este, por sua vez, tem o valor que os contratantes escolheram na contratação do serviço. Em outras palavras: uma carta de crédito é um “vale-compras” específico.

Fui contemplado no consórcio. E agora?

Finalmente chegou a sua vez! Você foi contemplado em uma das assembleias e não vê a hora de pôr as mãos na tão sonhada carta de crédito. Só que, antes, existem algumas etapas que precisam acontecer para que você tenha acesso à ela. A validade de uma carta de crédito costuma ser de 90 a 180 dias.

Anúncios


É importante mencionar que, mesmo depois de ser contemplado em sorteio, você precisará continuar pagando as parcelas do contrato. Afinal de contas, todos os participantes precisam ser contemplados, assim como você, lembra?

Por causa disso, algumas administradoras solicitam a apresentação do comprovante de renda antes de entregar a carta nas mãos do contemplado.  Também por esse motivo, não é possível contratar consórcios se o seu nome estiver sujo. Se estiver tudo ok, não haverá burocracias no caminho.

O conselho que podemos te dar é verificar toda a documentação necessária, previamente, junto à administradora do consórcio. Assim, enquanto você não é contemplado, pode se adiantar e reunir toda a papelada. Isso vai te poupar tempo e apressar o processo de posse da carta de crédito.

Carta de crédito em mãos: qual o próximo passo?

Agora que você já tem a sua carta de crédito, chegou a hora de utilizá-la para adquirir o bem tão sonhado. O documento existe fisicamente, mas com o avanço da tecnologia no mundo financeiro, algumas instituições já o disponibilizam através do aplicativo, assim que confirmada a contemplação. Praticidade que chama, não é?

Como se trata de um documento de finalidade específica, a carta de crédito só poderá ser utilizada para a aquisição do bem acordado em contrato. Se você foi contemplado por um consórcio de imóveis, este é o único bem que você poderá comprar com a carta de crédito.

A grande maioria dos consórcios existe para a compra de bens de valor. Mas, também existem aqueles que contemplam com serviços como, por exemplo, a reforma completa de um imóvel.

Anúncios


Tem também os consórcios para financiar estudos. Eles são menos comuns, mas estão disponíveis em algumas instituições. 

Quais as vantagens de contratar um consórcio e utilizar a carta de crédito para adquirir um bem?

A primeira vantagem é, sem dúvidas, a segurança. A carta de crédito só pode ser utilizada pelo contemplado. Por isso, podemos dizer que o consórcio é a forma mais segura de adquirir um bem parcelado. O controle do valor e da aquisição estará 100% em suas mãos!

Outra vantagem é que você ganha o poder da barganha. Como esse meio de pagamento é semelhante ao “à vista”, o contemplado pode solicitar descontos para adquirir um bem acima do valor da carta, por exemplo.

Anúncios


E a terceira e principal vantagem vem agora: o preço. Essa é a única modalidade de crédito que vai permitir com que você compre um bem de valor sem pagar juros!

O consórcio é uma espécie de autofinanciamento. Isso significa que os bens adquiridos pelos participantes são comprados com os seus próprios recursos. A posse, no entanto, só acontece após a quitação total do consórcio ou pela contemplação em sorteio. Simples assim!

Gostou de descobrir o que é uma carta de crédito dentro de um consórcio? Então, aproveita para compartilhar essa informação útil com seus amigos e familiares nas redes sociais. Aproveite ainda para conferir nosso artigo “Consórcio X Financiamento: o que é melhor para você?”!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0