Como saber se o cartão é crédito ou débito? Aprenda rápido aqui

Identificar se um cartão é de crédito ou débito é simples e pode evitar situações constrangedoras na hora de pagar

O cartão de crédito é, atualmente, a ferramenta de compras mais utilizada do mundo. Mesmo sendo tão popular, muita gente ainda se confunde na hora de usá-lo. Uma das dúvidas mais comuns surge assim que a tarjeta chega ao nosso endereço: afinal, como saber se o cartão é de crédito ou débito? Se você ainda não tem a resposta, fique tranquilo, pois vamos te ensinar agora!

Ter essa informação, com certeza, vai evitar que você passe por situações desagradáveis. É que muitos consumidores só procuram saber se o cartão é de crédito ou débito já dentro da loja. Imagina só, o vendedor te perguntando se vai ser no débito ou no crédito, você respondendo errado e a sua compra sendo rejeitada. É mesmo um tanto constrangedor!

Portanto, se você ainda tem dificuldade para identificar se o cartão é de crédito ou débito, saiba que não está sozinho. E mais: saiba que a sua dúvida acaba hoje! Ficou animado? Então, continue com a gente para aprender, de uma vez por todas, a identificar se o cartão é crédito ou débito!

Cartão de débito

Bem, primeiramente, o cartão de débito é uma ferramenta que está diretamente ligada à sua conta corrente, seja em bancos tradicionais ou digitais. O uso deste cartão depende de quanto dinheiro tem na conta! Essa é uma das principais maneiras sobre como saber se o cartão é débito ou crédito.

Com o cartão de débito, você faz a compra e o dinheiro é debitado da sua conta imediatamente. Pegou a referência? Assim, você faz compras tanto físicas quanto online e não precisa sair por aí carregando dinheiro vivo.

A principal vantagem de utilizar o cartão de débito, sem dúvidas é o controle financeiro. Você vai entender isso melhor quando a gente falar sobre o cartão de crédito!

Praticamente todo lugar aceita cartão de débito. Até as barraquinhas de praia, hoje em dia, contam com maquininhas de cartão! Portanto, o cartão de débito é uma ótima ferramenta para as compras do dia a dia, se não for a melhor.

Cartão de crédito

O cartão de crédito não está obrigatoriamente ligado a uma conta corrente, como o de débito.  Para ter um destes, é necessário passar por uma análise de crédito!

Uma análise de crédito é quando o agente cedente – banco, fintech, correspondente bancária – avalia quais as chances de você devolver um empréstimo. É que com o cartão de crédito, você pega emprestado do banco e só paga depois.

Como saber se o cartão é crédito ou débito? Usou e descontou da conta: débito! Comprou e só vai pagar depois? Então, é crédito!

Bem, a depender dessa análise, o órgão que vai emitir o seu cartão estipula um limite de crédito – até quanto você pode gastar. Esse número depende do seu comprovante de renda e do seu comportamento financeiro ao longo da vida.

A principal vantagem de comprar com o cartão de crédito é poder parcelar itens mais caros! Um item que custa R$ 2.000 pode ser comprado em 10 parcelas de R$ 200. Não precisa ter a grana na hora, entende?

Como saber se o cartão é débito ou crédito só olhando?

Ao analisar o cartão com atenção, podemos perceber, apenas olhando, se ele é de débito ou crédito. Quando não existe nada escrito na parte frontal de um cartão, normalmente significa que ele é um cartão de crédito.

Quando o cartão é de débito, essa palavra costuma vir como um indicativo na frente da tarjeta. Como mencionado, ao fazer compras com o cartão de débito, o dinheiro automaticamente sai da sua conta.

As tarjetas de crédito costumavam ser identificadas pelo número de segurança, que fica atrás do cartão. Mas atualmente, diversos cartões de débitos também tem o CVV. Portanto, esse modo de diferenciar deixou de ser confiável.

O mais interessante é que você se informe, a partir do momento que estiver com o cartão em mãos ou na hora de solicitar. Preste atenção, no momento da solicitação, qual modalidade está sendo solicitada!

Cartão múltiplo – Débito e Crédito

Melhor do que descobrir como saber se o cartão é crédito ou débito, é descobrir que existe uma modalidade que une as duas funções. Estamos falando do cartão múltiplo!

Este tipo de cartão é um dos itens que mais trazem praticidade para o dia a dia do consumidor. Você é quem escolhe qual a função da sua compra de acordo com o momento.

Na maioria dos bancos, é o cartão padrão. Tanto as instituições mais antigas, como os novos bancos digitais ou fintechs, oferecem este tipo de tarjeta. Com tudo junto em um cartão só, fica bem mais fácil, não é?

Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe com seus amigos e familiares, através das redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0