Carteira de Trabalho Digital – conheça os benefícios do novo documento

Certamente você já ouviu falar sobre documentos digitais. Na era da tecnologia, tudo está indo para a palma da mão. Dentro de nossos smartphone, agora, está também a nossa Carteira de Trabalho Digital.

Como você sabe, a carteira de trabalho é um documento importante na vida de diversos profissionais assalariados. Sabia que a legislação mudou em 2019? Pois é! Agora, ela está mais moderna.

Para ficar por dentro dessa nova realidade, é fundamental entender a respeito da carteira de trabalho digital. O novo documento está entre as novidades da legislação.

Transformar a carteira de trabalho em um documento digital diminuiu a burocracia e proporcionou mais liberdade. Acompanhe a leitura e descubra todos os benefícios de migrar para a Carteira de Trabalho Digital o quanto antes!

O que é a Carteira de Trabalho?

A carteira de trabalho nem sempre foi digital. O documento original, de papel, na verdade se chamava Carteira de Trabalho e Previdência Social e surgiu no ano de 1932.

Até hoje, a função deste documento tão importante é estabelecer o contrato de trabalho entre um empregador e um empregado. Também é a carteira de trabalho que garante ao trabalhador os benefícios acordados, além dos direitos (previdenciários e ou trabalhistas).

No modelo antigo, quem contratasse alguém teria que tomar este documento físico para preencher dados como admissão, salário, função, férias, jornada e todos as demais informações sobre o trabalho.

 O empregador tinha o prazo de 48h para fazer a devolução da carteira de trabalho, devidamente preenchida. Esse modelo era passível de erros que inúmeras vezes prejudicavam trabalhadores e empresas.

O que muda com a Carteira de Trabalho Digital?

O modelo mais moderno deste documento, a carteira de trabalho digital, é acessada por um aplicativo. Isso mesmo: nada de papel. O seu novo documento está bem na palma da sua mão.

Agora, não existe mais aquela história de perder o documento e fazer uma segunda via, por exemplo. Além disso, todas as informações sobre empregador e empregado ficam mais organizadas e fáceis de acessar.

O documento físico não vai ser extinto. No entanto, ninguém pode negar que a carteira de trabalho digital é bem menos burocrática e muito mais eficiente.

Confira, abaixo, as principais vantagens em fazer e utilizar a carteira de trabalho digital.

Carteira de Trabalho Digital – Quais são as vantagens?

A versão digital da CLT proporciona acessibilidade. De onde estiver, você poderá ter acesso a todas as informações que precisa rapidamente.

O processo de emissão da carteira de trabalho digital é bem rápido! Sem contar que você não vai precisar nem sair de casa para pedir a sua – e nem vai precisar passar por aquelas enormes filas de atendimento.

É praticamente impossível fraudar a carteira de trabalho digital. O aplicativo utilizado para acessá-la está diretamente ligado ao Governo Federal. Logo, inconsistências nas informações são facilmente detectadas.

Já deu pra perceber que o documento digital é bem mais seguro e benéfico do que o de papel, não é verdade? Abaixo, confira as regras que vêm junto com a nova carteira de trabalho digital.

Novas regras relacionadas à Carteira de Trabalho Digital

Todos que tem CPF automaticamente possuem Carteira de Trabalho Digital. Essa informação veio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Para acessar o documento, o cidadão precisa apenas habilitá-lo. O processo de habilitação é simples e depois de fazer isso todo o seu histórico e informações já estarão disponíveis em Trabalho e Emprego — Português (Brasil) (www.gov.br).

A Carteira De Trabalho Digital estará dentro do eSocial, aquela plataforma que junta vários sistemas do governo, lembra? Em outras palavras, isto significa que todas as suas obrigações – trabalhistas, previdenciárias e fiscais – estarão reunidas em um só lugar!

Quando uma empresa preencher os seus dados no Cadastramento Inicial de Vínculo e Admissão, todas as informações serão automaticamente vinculadas ao seu CPF!

Como fazer a minha Carteira de trabalho digital?

Se você deseja habilitar a sua carteira de trabalho digital, acesse a loja de aplicativos do seu smartphone. Lá, você deverá buscar pelo app Carteira de Trabalho Digital.

Em seguida, você deverá abrir o app e seguir o direcionamento da plataforma. Informe nos campos indicados os dados pessoais solicitados pelo aplicativo.

Depois que você habilitar o seu documento pelo app, será possível acessá-lo também pelo computador. No site do Ministério da Economia, realize o cadastro, preenchendo os campos com os dados solicitados.

A plataforma irá fazer algumas perguntas. Não se preocupe! Ela está coletando informações para saber se os seus dados pessoais informados estão corretos.

É fato que a vida ficou bem mais simples com a carteira de trabalho digital. Ainda não tem a sua? Então não perca mais tempo. Habilite a sua ainda hoje e tenha a sua Carteira de Trabalho eternamente a um clique de distância!

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