O que é um clube de assinatura? Entenda o negócio e lucre muito

Conheça todos os detalhes sobre a estratégia que fideliza clientes e gera vendas recorrentes

Há alguns anos, a palavra clube de assinatura estava ligada a pouquíssimos serviços. Eram apenas revistas, jornais ou bebidas em restaurantes. Hoje em dia, o negócio mudou completamente, ganhando uma nova cara! Mas, você sabe exatamente o que é e como funciona um clube de assinatura?

No mercado atual, praticamente todos os produtos e serviços cabem dentro de um modelo de clube de assinatura. São produtos de beleza, alimentos gourmet, tipos de queijo, brinquedos, livros, produtos de hortas orgânicas e muito mais.

Esse tipo de solução vem sendo cada vez mais procurada pelo consumidor, tamanha a praticidade que ele oferece.  No geral, funciona assim: ao pagar uma quantia mensal, você passar a receber, todos os meses, produtos sortidos do clube assinado.

É o que o mercado nomeou de comércio recorrente. Quer conhecer mais sobre o modelo de clube de assinatura e como implementá-lo ao seu negócio? Então, vem com a gente na leitura deste artigo!

O que é o clube de assinatura?

Quando em formato de clube de assinatura, uma empresa comercializa seus produtos ou serviços com entregas de tempos e tempos. Normalmente, essa entrega ocorre mensalmente, mas não é uma regra.

Como mencionamos anteriormente, clubes de assinaturas não surgiram hoje. Mas, eles estão, sim, mais modernos por conta da tecnologia. A Netflix, por exemplo, é um clube de assinatura de filmes e séries.

Portanto, um clube de assinaturas acontece quando empresas realizam uma curadoria de produtos e serviços que serão entregues a você, periodicamente, em casa. O pagamento é recorrente – geralmente, de maneira mensal.

Conheça os tipos de clube de assinatura

  • Amostragem reversa: neste modelo de clube de assinatura, a empresa fecha uma parceria com marcas que oferecem os produtos desejados pelos consumidores. Assim, o cliente recebe em casa uma variedade de produtos. A vantagem está em receber, com toda a comodidade, produtos valiosos do mercado a preços mais em conta, justamente por fazer parte de um clube.
  • Curadoria de segmento: neste tipo de clube de assinatura, a empresa faz a curadoria de produtos próprios e os envia, mensalmente, aos assinantes. São os clubes de vinhos, cervejas, petiscos e livros, por exemplo.
  • Compra programada: neste modelo, um produto específico ou leque de produtos é adquirido mensalmente pelo cliente. É como receber um “pack” de produtos masculinos ou femininos, como maquiagem ou produtos específicos para bebês, por exemplo.
  • Serviços: aqui, clientes pagaram periodicamente para ter acesso a serviços. Podemos citar como exemplo o Gympass, que dá acesso à um enorme leque de academias para o cliente frequentar. Tem também a Netflix e os demais serviços de streaming.

Para ter sucesso, é preciso planejar

Em todo negócio, antes de adotar novas estratégias de venda, é importante realizar um planejamento detalhado com análise de mercado e um bom estudo sobre o seu público-alvo e persona.

O interessante é escrever um plano de negócios, pois o documento vai te ajudar a entender melhor o comportamento dos clientes, dos fornecedores e da concorrência. Mesmo que você já esteja no comércio e já tenha uma cartela de clientes, os hábitos do consumidor que busca clubes de assinatura são diferentes.

Além de que, se aprende com quem sabe, concorda? Então, é fundamental que as empresas que já lucram com esse modelo de negócio sejam estudadas por você. Dá para aprender muito observado outras atuações no mercado.

Vantagens de implementar o clube de assinatura ao seu negócio

Quem vende por assinatura consegue prever a receita mensal. Com vendas isoladas, isso não é possível. Já com um esquema de assinatura, você sabe exatamente o valor da sua receita a partir da quantidade de assinantes do seu negócio.

Esse modelo também aumenta as chances de fidelizar o seu cliente. Depois que você conquista a assinatura do seu cliente, é muito difícil que ele deixe de consumir o seu produto.

Nos negócios tradicionais, é preciso esperar que o cliente vá até você novamente. Já no modelo de clube de assinatura, existe a garantia de que a venda vai acontecer de forma recorrente. A parte difícil é fazer a primeira venda. Depois, tudo acontece, mais ou menos, de maneira automática.

Além dessas vantagens, implementar o modelo de clube de assinatura vai te proporcionar um maior controle de estoque, te permitir oferecer um preço menor ao cliente, e causará uma maior identificação do seu consumidor com a marca.

Afinal de contas, o seu negócio fará, a partir do momento da assinatura, parte da rotina do seu cliente!

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