Código CVV – Você sabe por que ele é importante?

Entenda por que o CVV é importante e saiba como fazer compras online ainda mais seguras

Se você tem e usa um cartão de crédito, certamente já escutou o termo CVV ou até utilizou este código algumas vezes. Saiba que os três números que constam atrás do seu cartão são mais importantes do que você acha!

O código CVV é um substituto para a senha do cartão, sempre que realizamos compras online. Para concretizar uma compra na internet, você precisa informar esta numeração.

Sabe por que ele existe? Para que todas as operações financeiras feitas a longa distância possam ser realizadas com segurança. É por isso também que, além do CVV, a maioria das empresas solicita o seu CPF também.

Já comprou pela internet? Então você já usou o código CVV do seu cartão. Se você quer ficar por dentro da importância dessa numeração e proteger o seu cartão de fraudes, venha conosco na leitura deste artigo até o final.

Código CVV – o que é?

Todos os cartões de crédito têm CVV, seja ele físico ou digital. Todas as operações financeiras realizadas com o seu cartão de crédito no online precisam desta numeração.

A nomencladora deste código depende da operadora do cartão de crédito. Para clientes Mastercard, ela consta como CVC, já para clientes do American Express, a sigla é CID. De qualquer forma, a função destes números é a mesma em todos eles.

Com isso, o código CVV nada mais é do que um código de autenticação! Deve ser utilizado para qualquer compra feita em longa distância, seja pelo digital ou telefone. Serve exatamente para substituir a senha.

A senha do seu cartão pode ser solicitada apenas pela maquineta de cartões de crédito, em compras presenciais. Se algum site pedir a sua senha para concretizar a compra, não forneça! É golpe na certa.

Por que o CVV é importante?

A praticidade do cartão de crédito é o que faz com que a maioria das pessoas o utilize para a maior parte das compras do dia a dia. Além disso, com ele, a gente pode parcelar itens mais caros, que não poderíamos comprar a vista.

O Banco Central divulgou um balanço que mostrou que 2020 teve mais de 134 milhões de cartões de crédito emitidos para todo o Brasil. Isso quer dizer que, em relação a 2019, a emissão de cartões cresceu 12%!

A Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, ou ABECS, divulgou uma pesquisa que mostra que neste mesmo ano, cartões de crédito movimentaram cerca de R$ 1,18 trilhões. Com a chegada da pandemia, as compras pela internet cresceram em 70%.

O CVV é importante porque traz segurança para a compra online. É ele que utilizamos no lugar da senha, como você já sabe. Em todos os processos de compra online, o consumidor deve informar o CVV no campo destinado, além dos demais dados pessoais e do cartão de crédito.

Logo, podemos falar que o grande objetivo deste código é garantir compras seguras aos consumidores. Abaixo, veja como tornar esta compra ainda mais segura.

Para compras online, cartão digital

As compras pela internet ficam ainda mais seguras quando utilizamos o nosso cartão digital no lugar do físico. Se você ainda não fez o seu, corre no aplicativo do seu banco pra fazer. É muito rápido.

Quando a gente faz compras online, hackers estão esperando apenas um por um vacilo nosso ou da plataforma para roubar os dados do nosso cartão. Quem já sofreu golpe de cartão de crédito sabe a dor de cabeça que isso causa.

Com o cartão de crédito digital, é diferente. A esmagadora maioria deles conta com CVV que muda sempre de uma compra para a outra, o que impossibilita a ação dos hackers e deixa as compras online muito mais seguras.

Onde está o CVV do meu cartão?

É muito simples identificar o CVV do seu cartão. No Brasil, temos um padrão que se repete em todos os cartões: o código fica atrás do cartão, próximo a tarjeta magnética.

Clientes de cartões American Express podem encontrar o código CID (mesma coisa que o CVV) na frente do cartão, mesmo! No entanto, em baixo relevo, para não chamar atenção.

Os cartões da American Express são bem diferentes, e não é só porque o código CVV está na parte frontal do cartão. Diferentemente dos cartões brasileiros, em que o CVV é composto por 3 números, o cartão americano conta com 4 dígitos para este mesmo código.

Além disso, existem cartões mais modernos, sem nenhum tipo de informação impressa. Nesses, a numeração CVV e todas os outros dados que estariam impressos podem ser encontrados no APP do banco.

Conta pra gente nos comentários o que você achou deste conteúdo, e não esquece de compartilhar o artigo com os seus amigos e familiares nas suas redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0