Estão te devendo? Veja como cobrar dívidas de forma eficiente

Aumente as chances de receber o que te devem utilizando as dicas valiosas deste artigo

É sempre uma inconveniência quando um cliente nos deve e não paga por livre e espontânea vontade. Mas, como cobrar as dívidas de alguém que está nos devendo? Existe uma forma correta para isso? E o que não devo fazer? São as perguntas que vamos responder no artigo de hoje!

Saber como cobrar alguém corretamente é importante. A forma como cobramos o recebimento de uma dívida influencia e muito no pagamento ou não da mesma. Quando a cobrança acontece de forma inapropriada, existem muitas chances de o devedor não pagar o que deve e, de quebra, ainda nos processar.

Acredite: gerar desentendimentos e se estressar com o seu cliente durante o processo de cobrança não é nada inteligente. A gente sabe que você está correto em exigir o pagamento, mas a verdade é que mensagens agressivas, complexas ou até mesmo longas demais, podem fazer com que o seu devedor consiga respaldo judicial para não cumprir com o pagamento.

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Está preparado para saber como se cobra uma dívida de maneira correta? Ao colocar nossas dicas em prática, você verá que as probabilidades de receber o dinheiro irão aumentar bastante! Portanto, fique com a gente até o final desta leitura!

Por onde cobrar dívidas de alguém?

A forma mais apropriada de cobrar alguém que te deve é pelo contato que o próprio cliente te forneceu como o meio para se comunicar com ele. Quase sempre, este contato é o número do celular – que permite várias possibilidades de comunicação, e isso é muito positivo.

Com o número de celular do consumidor em mãos, você pode realizar a cobrança por meio de mensagens no WhatsApp, por exemplo! É claro que ligar é uma opção. Mas, atualmente, a ligação é considerada um pouco invasiva, principalmente para casos como esses.

Nosso conselho é que você realize a cobrança por escrito, enviando-a de maneira informal para o WhatsApp de quem te deve. Como quase todo mundo acessa o WhatsApp todos os dias, a cobrança chega ao cliente de forma simples e direta. Diferentemente de uma carta ou um e-mail, por exemplo.

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É claro que todas as opções estão disponíveis. Mas, neste caso, queremos que você realize uma cobrança mais eficaz para aumentar as suas chances de receber o pagamento, entende? Portanto, confira abaixo o que não fazer ao cobrar dívidas de alguém.

O que não fazer ao cobrar dívidas?

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Quando a pergunta é como cobrar dívidas de alguém, é importante se atentar a tudo o que não se deve fazer! Digamos que você decida cobrar por mensagem no WhatsApp, como indicamos anteriormente: o que não enviar nestas mensagens?

Bem, independentemente da maneira escolhida para cobrar a dívida, evite utilizar palavrões, xingamentos ou ameaças. Procure não constranger o devedor, evitando calúnias, grosserias ou qualquer tipo de informação que não condiz com a dívida real.

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Também não é adequado realizar cobranças durante o horário de trabalho ou de lazer do consumidor. É que por mais que ele esteja errado em deve dinheiro para você ou para a sua empresa, atitudes como essas podem te levar ao enfrentamento de processos judiciais.

E aí já viu, né? Além de não receber o dinheiro que é seu por direito, você ainda pode pegar de três meses a um ano de prisão de acordo com o artigo número 71 do Código de Defesa do Consumidor. Viu por que é que temos que tomar muito cuidado ao realizar cobranças?

Qual a maneira correta de cobrar dívidas?

cobrar dívidas por e-mail

A forma mais certeira de cobrar dívidas é utilizando dois pilares: objetividade e honestidade. Sempre dê preferência a comunicação humanizada acompanhada de muita educação e gentileza. Utilize as informações corretas a respeito da dívida.

Escolha um meio de se comunicar com o cliente e esteja sempre aberto a negociações para aumentar as suas chances de receber o pagamento. Se puder, facilite dividindo o valor.

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Agora, se o indivíduo estiver devendo o dinheiro há muito tempo, e mesmo entrando em contato da melhor maneira, você não obteve respostas, o caminho é outro. Infelizmente, você terá de buscar maneiras de receber o pagamento através de meios judiciais.

Agora, confira dicas para realizar a cobrança amigável nas demais vias de comunicação!

Cobrança por telefonema

Utilizar o telefone para cobrar dívidas pode ser uma boa. O problema é que todos associam este tipo de cobrança às feitas por telemarketing, que costumam ser chatas.

Portanto, ao optar por este canal, certifique-se de que a comunicação da sua empresa com o cliente seja a mais humanizada possível. Lembrando sempre que essas ligações devem acontecer apenas de segunda a sexta-feira, ok?

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Cobrança por carta

Ao realizar a cobrança por carta, você não terá a confirmação de que o remetente de fato a leu. A carta deve ser como as outras correspondências e não deve conter dados que revelam que se trata de uma cobrança.

É uma maneira de cobrar a dívida, mas não é a mais eficaz.

Cobrança por e-mail

Cobrar dívida de alguém por e-mail é válido, mas atenção: muitas pessoas não checam os seus e-mails diariamente. Além disso, a sua mensagem também pode parar na lixeira ou no spam.

Se optar por essa via, a mensagem deve ser cordial, assim como em todos os demais meios de comunicação.

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E então, você e a sua empresa estão preparados para cobrar de quem deve da maneira correta? Visite este artigo quantas vezes for preciso! Aproveite também para conferir outros artigos valiosos sobre Finanças aqui no blog CiClick!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

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