7 dicas valiosas para você comprar o apartamento dos sonhos

O sonho do apartamento próprio existe para milhares de brasileiros. Se você é um deles, não deixe de conferir este artigo!

Vai realizar o sonho de comprar um imóvel? No artigo de hoje, separamos dicas valiosas para te guiar na hora de comprar o seu primeiro apartamento!

A saga para achar o “lar ideal”, de fato, existe. É preciso primeiro procurar o imóvel que te agrade, definir uma forma de pagamento e se preparar para toda aquela papelada da documentação!

Eu sei. Esse parece ser um processo doloroso e complicado, cheio de burocracias. Mas, seguindo alguns passos essenciais, é um objetivo plenamente possível de ser alcançado.

Anúncios


Está querendo conquistar o seu apartamento próprio? Então, não deixe de conferir esses conselhos valiosos que separamos especialmente para você!

1 – Procure o apartamento ideal

O primeiro passo é obvio, mas muito importante. Na hora de procurar um apartamento, é preciso levar em consideração todas as suas necessidades, estilo de vida e configuração familiar.

Analise todos os aspectos do imóvel com bastante cautela para não se perder pelo caminho. A compra do lugar onde você irá morar por bastante tempo requer compromisso. Portanto, escolha bem!

Um apartamento novinho em folha pode encher os nossos olhos, mas do que adianta se ele não for funcional? Um mais antigo, pode ser maior, mas será que você precisa mesmo de tanto espaço?

Anúncios

2 – Considere preço e localização

O preço de um imóvel sempre estará ligado a sua localização. Por isso, esses são dois pontos extremamente importantes na hora de escolher o seu.

Anúncios


Quando estiver procurando, esteja atento a informações sobre a segurança do local. Ao visitar o apartamento ou a obra, procure conversar com vizinhos sobre o assunto.

Outro fator a se considerar é a mobilidade! Escolha uma casa ou apartamento que fique próximo a ciclovias, paradas de ônibus e metrô. Afinal de contas, o local escolhido deve trazer pontos positivos para a funcionalidade da sua rotina.

3 – Avalie a infraestrutura

Para garantir a sua qualidade de vida, é importante escolher um local onde o comercio e outros serviços essenciais sejam abundantes.

Anúncios

Esteja atento à infraestrutura das ruas e calçadas. As ruas são iluminadas à noite? Os locais de passeio, como calçadas e praças, são acessíveis?

Observe sempre como é o acesso a padarias, supermercados, escolas, hospitais e opções de lazer. Morar em locais isolados pode atrapalhar a sua rotina, o que não é interessante.

4 – Acompanhe o empreendimento

Para quem deseja um apartamento novo, saber a quantas anda o empreendimento escolhido é muito importante, principalmente ao optar por imóveis em construção.

Normalmente, os preços dos apartamentos costumam ser menores quando o prédio ainda está em construção.

Você poderá optar por um imóvel que ainda não foi construído ou por um que já esteja pronto para morar. Cada opção oferece características diferentes, assim como seus ônus e bônus.

Anúncios

5 – Escolha bem o tipo de planta

No mercado, existem diversos tipos de apartamentos com características e funcionalidades diferentes.

Ao pesquisar, você verá que há opções para todas as necessidades, gostos e bolsos. Se precisar, procure um profissional da área, como um corretor, para te apresentar opções que casam com o que você procura.

Se não der para você contratar alguém que te ajude nesse sentido, muitos sites e aplicativos podem facilitar essa busca pra você!

6 – Estude as formas de pagamento

Você já se perguntou por que os folhetos e anúncios imobiliários nunca divulgam os valores dos imóveis?

Anúncios

Isso acontece porque imóveis são bens de valor cujo preço sofre muitas variantes. Por isso, é importante que você entenda todas as possíveis formas de pagamento.

Dar uma pesquisada na média de preço dos imóveis no padrão escolhido é uma boa para conseguir negociar um bom valor!

Estudar as formas de pagamento também é fundamental. Assim, você poderá escolher qual será a melhor maneira de comprar o seu imóvel dentro do seu planejamento financeiro.

Aproveite para conferir o nosso artigo sobre o novo financiamento imobiliário da Caixa Econômica

7 – Preste atenção nos documentos

Quando você finalmente escolhe o apartamento que irá comprar, todo o processo é formalizado através dos deveres e obrigações envolvendo vendedor e comprador.

Anúncios

O que formaliza é o contrato. Ele é a comprovação da venda do imóvel, e regulamenta todos os detalhes referentes à operação do processo de venda.

Programe-se para os eventuais gastos extras, que irão variar de acordo com a forma de pagamento que você escolher.

Valorize o seu esforço

A compra do primeiro apartamento é um marco em nossa vida. Afinal, um imóvel é um bem de altíssimo valor!

Isso quer dizer que há muito esforço atrelado à sua compra! Por isso, a escolha precisa ser feita de forma que você não se arrependa depois.

Gostou deste artigo? Essas 7 valiosas dicas irão te ajudar a comprar o apartamento perfeito para você, em todos os aspectos.

Portanto, já deixe este artigo salvo nos seus favoritos e compartilhe em suas redes sociais para tê-lo em mãos quando chegar o seu momento!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta