Como economizar gasolina ou álcool? Confira 8 super dicas

A gasolina, o álcool e o diesel atingiram preços recordes. Diante deste cenário, cabe a você aprender a economizar

O preço do combustível nunca pesou tanto no bolso dos brasileiro quanto agora. Somente nos últimos 2 anos, o valor do álcool, da gasolina e do diesel praticamente dobrou nos postos de todos o país. Se você está com dificuldades para manter o carro fora da garagem, saiba que não está sozinho! Por isso, vamos te dar algumas dicas de como economizar gasolina e dispensar os gastos desnecessários.

A realidade é que, em relação ao preço do combustível, não há muito o que ser feito. Ele aumentou e nós vamos ter de lidar com isso. Uma forma de minimizar o impacto dos últimos reajustes no nosso orçamento é, justamente, reduzindo o consumo da gasolina no dia a dia.

Querendo ou não, a gente acaba desperdiçando combustível sem necessidade. Mas, com aglumas atitudes simples e algum conhecimento, é possível evitar que o seu carro consuma mais combustível do que ele realmente necessita.

Quer saber como economizar gasolina? Então, confira essas 10 dicas valiosas de Mia Bevacqua, técnica automobilística veterana verificada pela Associação de Excelência em Serviços dos EUA, a ASE.

1 – Pneus sempre calibrados

Você sabia que o carro consome mais combustível se o pneu estiver descalibrado? Pois é! De acordo com Bevaqcua, a cada 1 psi de pressão abaixo do recomendado, o seu veículo consome 0,4% a mais de combustível.

Por isso, sempre que sair de casa, vale a pena tirar um tempinho para dar aquela boa e velha calibrada no pneu. As pressões recomendadas dependem do modelo de cada veículo. Por isso, confira o manual do carro para saber a dos seus pneus.

2 – Manutenção em dia

Fazer a manutenção de um veículo é recomendado por diversos motivos. No entanto, a maioria de nós costuma ignorar esta dica. De acordo com Mia, essa é a dica mais valiosa de todas.

Segundo a técnica, falhas nos sensores podem ocasionar o desperdício de combustível. Filtros de combustível e de ar entupidos também podem aumentar o consumo, assim como freios desajustados e direção desalinhada. Na manutenção, tudo isso é resolvido.

3 – Use o ar condicionado em momentos específicos

A gente sabe: o Brasil é um país quente e, se fosse possível, viveríamos com o ar-condicionado ligado 24 por dia. No entanto, o uso do ar, no carro, consome uma porcentagem significativa de combustível a mais.

É que sem o motor, o compressor de ar não funciona. No entanto, se você estiver pegando a estrada, vale mais a pena ligar o ar e fechar as janelas. Isso porque abaixar os vidros aumenta o arrasto aerodinâmico do automóvel, ocasionando um consumo maior de combustível.

4 – Acelere suavemente

Você sabia que o carro tende a consumir menos combustível quando você pisa no acelerador de maneira mais suave? Dirigir de maneira agressiva é um dos motivos de gasto desnecessário de gasolina!

De acordo com Bevaqcua, acelerar o carro mais gentilmente fará com que o consumo caia, assim como manter velocidades.

5 – Em paradas rápidas, não desligue o motor

Desligar o motor em paradas curtas pode atrapalhar na economia de combustível. É que dar partida no carro consome bem mais.

Por isso, não desligue o carro para apanhar alguém rapidamente, quando estiver parado em semáforos ou no congestionamento. Desgastes desnecessários com o motor de partida não te ajudam a economizar combustível.

6 – Não carregue peso no carro

Sim! Quanto mais pesado o seu carro, mais combustível ele vai gastar. Isso acontece porque o motor vai precisar se esforçar muito mais para gerar o movimento do veículo.

Por isso, se livre de todo o peso extra que está em seu carro. Se você é daquelas pessoas que carrega tudo dentro do veículo, não faça mais isso! Deixe os seus pertences em casa, pois quanto mais pesado o carro, maior o consumo de gasolina.

7 – Use um bom combustível 

Abasteça o seu carro no posto de sempre, aquele que você já confia. Abastecer com um combustível mais barato pode parecer tentador, mas saiba: ele pode estar modificado.

Use o combustível recomendado pelo fabricante do carro, se possível. Economizar na gasolina pode terminar sendo um barato que sai caro, pois combustíveis de baixa qualidade costumam danificar o veículo! Além disso, o gasto é maior, já que ele acaba mais rapidamente.

8 – Planeje as suas rotas com antecedência

Nem sempre o GPS do seu celular vai te mostrar a rota mais curta. Por isso, procure traçar os seus próprios caminhos antes de sair de casa, evitando pegar rotas mais longas que, obviamente, demandam mais combustível.

Evite, também, ficar parado em drive-thru. Prefira estacionar o carro e fazer a compra da comida dentro da própria loja. Tempo e combustível serão poupados de uma única vez!

E aí, o que você achou dessas dicas para economizar gasolina? Ainda de acordo com Bavaqcua, colocando-as em prática, é quase impossível não notar a economia de combustível. 

Analisando bem a situação em que nos encontramos, com preços de gasolina, álcool e diesel alcançando recordes históricos, a hora de fazer isso é agora. Portanto, fique atento!

Aproveite também para conferir nosso artigo com dicas para economizar na conta de luz!

Em Alta

Aguarde…

0