Conheça 6 dicas eficientes de como economizar na reforma

Veja 6 dicas eficientes para economizar na hora de reformar a sua casa ou apartamento

Reformar a casa é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, o preço dos materiais de construção subiu (e muito!) nos últimos dois anos, reflexo da alta do dólar e dos impactos econômicos da pandemia no país. Mas, nem tudo está perdido! No artigo de hoje, vamos te apresentar 6 dicas eficientes de como economizar na reforma da sua casa ou apartamento!

Isso mesmo. Independente do preço de alguns materiais, ainda é possível economizar bastante na hora de construir ou reformar. Outra boa notícia é que o Índice Nacional da Construção Civil tem apontado melhoras na situação dos preços, nos últimos meses.

Talvez, seja a hora de voltar a pensar naquela reforma que ficou inviável, não acha? Atualmente, no mercado, também existem cartões de crédito que facilitam a compra desses materiais, como o Telhanorte, por exemplo. Se você ainda não o conhece, vale a pena conferir o artigo especial que postamos aqui no blog!

Se animou para tirar aquela reforma tão desejada do papel? Então, confira as nossas 6 dicas especiais de como economizar na reforma agora!

1. Faça uma boa pesquisa

Iniciar um processo de reforma é uma decisão que precisa ser tomada com uma certa racionalidade. A vontade de começar logo pode nos levar a tomar decisões impensadas. Portanto, antes de começar uma reforma em casa, realize uma boa pesquisa!

Só traz benefícios, sabe por que? É pesquisando que você vai encontrar os melhores preços e condições de pagamento, materiais de qualidade, mão de obra qualificada e todos os demais aspectos necessários à uma boa reforma. Um planejamento financeiro adequado também deve ser feito.

2. Renove os seus antigos móveis

Alguns móveis só precisam de uma repaginada para deixar o ambiente mais belo. Utilizando um pouco de imaginação, é possível transformar aquele móvel antigo em uma peça rara do seu apartamento reformado.

Poltronas antigas podem ter o seu tecido trocado por algum mais moderno, por exemplo. Uma antiga penteadeira de madeira pode ganhar vida novamente, se bem pintada. Existem várias formas de fazer com que móveis antigos deem um ar diferente à algum cômodo da sua casa.

3. Analise as opções

Analisar as opções que você tem pode ser algo muito bom para o bolso. A gente sabe que, quando se trata de reforma, a maioria de nós já tem uma ideia na cabeça. Mas, será que não vale a pena dar a chance para outras opções?

O vidro pode ser trocado por policarbonato, sabia disso? A aparência é quase igual, mas o valor é menor, e esse material ainda tem mais flexibilidade e resistência. Além disso, os pallets também têm se mostrados materiais incríveis quando assunto é reforma. E você pode encontrar esse material até de graça, em depósitos!

4. Não adie reformas necessárias

Se você adia uma reforma necessária, os problemas vão se tornar uma bola de neve. Se você está com problemas na encanação, resolva rápido. Azulejos quebrados, infiltrações… todos esses problemas vão deixar a reforma bem mais cara se existirem ao mesmo tempo.

Uma vez que o seu imóvel está cheio de problemas assim, fica mais difícil resolver o todo. Reparos necessários compensam muito mais, economicamente falando, do que o famoso “deixar para depois”.

É provável que a dica mais importante para saber como economizar na reforma da casa seja evitar acumular problemas. O mais comum é que os reparos corriqueiros abranjam mais do que fins estéticos. Afinal, quem nunca quebrou um azulejo? Ou teve que lidar com problemas na encanação? Essas situações podem se tornar corriqueiras e o mais inteligente é resolvê-las assim que possível!

5. Barateie a mão de obra

Existem bons profissionais em início de carreira no mercado. Dê uma chance para eles! Eles estão precisando montar seus portfólios para demonstrar que possuem experiência em uma certa área. Por isso, cobrarão menos pelo seu projeto.

A gente sabe que dá medo investir em pessoas que estão começando agora. Mas, nem sempre o custo reduzido tem ligação com uma má qualidade. Existem grandes chances de você ser surpreendido por um belíssimo trabalho que apenas não se popularizou, ainda!

6. DIY – Faça você mesmo

Vivemos na era da informação! Em aplicativos como Youtube e Pinterest, encontramos milhares de tutoriais que podem te ensinar a fazer, você mesmo, muito da sua reforma. Tudo vai depender da sua criatividade e força de vontade.

DIY vem do inglês “Do It Yourself“, que em português quer dizer “faça você mesmo”. São jarros, cabeceiras de cama, paredes, de reparos simples a quadros. Tem até passo a passo de ajustes domésticos! Hoje em dia, é possível aprender a fazer, praticamente, qualquer coisa pela internet.

Portanto, não tenha medo de se aventurar e mãos à obra!

E aí, você já conhecia alguma dessas dicas de como economizar na reforma? Não esquece de compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e familiares nas redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0