8 dicas comprovadas para fazer o seu dinheiro render o mês inteiro

Aprenda como ter uma vida financeira equilibrada e fazer o seu dinheiro durar mais

Manter o orçamento positivo é um desafio! O consumidor precisa saber exatamente com o que gastar e manter o controle quanto aos gastos impulsivos. Não é fácil, é verdade. Mas, também não é impossível. Por isso, separamos 8 dicas comprovadas de especialistas para você aprender como fazer o dinheiro render o mês inteiro!

Sabe por que “esticar” o seu orçamento é tão importante? É simples: para que não te faltem recursos quando mais precisar! A palavra render está ligada a investimentos, e sim, investir também é um dos caminhos para ter grana o mês todo.

Tempo é dinheiro, e quase todos os dias precisamos dele. Seja para pagar uma passagem, pegar um Uber, comprar algum alimento que está faltando na geladeira. Imagina só ficar sem o seu bolo de chocolate tradicional do final de semana, apenas porque faltou dinheiro para comprar os ovos e o leite? É chato! E olhe que estamos falando de um item, digamos, não essencial.

Quer saber como fazer o seu dinheiro render o mês inteiro? Então, não deixe de conferir as 8 dicas que separamos neste artigo! Antes de tudo, elas irão te ajudar a manter uma vida financeira mais equilibrada, onde a falta de dinheiro não seja mais um problema. Vamos lá?

1 – Não compre por impulsividade

Quando algum objeto de desejo surge em nossa mente, parece até que não vamos mais conseguir viver se não o comprarmos. Mas ,na realidade, não é bem assim. E a gente sabe disso! Que tal deixar o desejo pela compra esfriar um pouco antes de sair passando o cartão?

Controlar os gastos imediatistas está no topo das nossas dicas sobre como fazer o dinheiro render durante o mês inteiro. São essas compras que acabam levando uma boa parte do nosso dinheiro de forma sorrateira.

Ao contrário do que muitos pensam, aqui, não estamos falando em privação. Estamos te alertando a respeito da importância do planejamento. Compre as coisas que você quer, mas desde que o valor gasto esteja dentro do seu orçamento.

2 – Anote todas as suas despesas

De acordo com dados levantados pelo SPC Brasil, 46% dos brasileiros não tem controle sobre o próprio orçamento. Você está incluso nessa porcentagem? A falta de disciplina é o principal motivo pelo qual isso acontece.

Se existe algo satisfatório nesta vida, é fechar o mês com grana sobrando. A sensação é indescritível. Mudar os seus hábitos financeiros será bem difícil no começo, a gente não vai mentir. Mas, você tem alguma dúvida do quanto isso valerá a pena?

Crie uma rotina para acompanhar os seus gastos. Para isso, utilize uma planilha no celular ou computador!

3 – Crie uma fonte de renda extra

Um ótimo jeito de fazer o dinheiro render o mês inteiro é fazendo mais dinheiro. Muitas vezes, as contas estão apertadas e não é possível diminuir os gastos. Dessa forma, no fim do mês, quase nunca sobra alguma coisa.

Você tem algum talento? Use-o para ganhar mais dinheiro. Ensine línguas, instrumentos, faça artesanato e coloque tudo em uma linda lojinha no Instagram. Aliás, as redes sociais são fundamentais para divulgar o seu novo negócio.

Use e abuse da sua criatividade para inovar a sua vida financeira. Tem gente que faz maquiagem, vende brigadeiros e bolos, abre brechós e lojas de roupas. Vale a pena conferir o nosso artigo sobre os diferentes ramos do empreendedorismo.

4 – Muito cuidado com o cartão de crédito

Os cartões de crédito, nas mãos das pessoas erradas, são perigosíssimos. Antes de lançar mão da ferramenta para parcelar itens de alto valor, pense bastante sobre a real necessidade daquela compra.

Se utilizado com sabedoria, o cartão de crédito é o principal aliado do consumidor! Ele oferece um mundo de vantagens que nos fazem economizar bastante. Mas, sem uma boa gestão financeira, eles agem como verdadeiros vilões, sendo responsáveis pelas maiores bolas de neves de dívidas dos brasileiros.

Cartão não é dinheiro sobrando. Você terá que pagar, com a sua própria grana, por tudo o que vier descrito na fatura. E se não pagar, os juros altíssimos irão somar dívidas também em altos valores. Não vale a pena. Portanto, ter cuidado com o cartão de crédito é uma das formas de fazer o seu dinheiro render o mês inteiro.

5 – Tenha um teto para seus gastos

Para fechar o mês com saldo positivo é preciso definir um teto máximo de gastos. Ou seja, o máximo de dinheiro que você irá gastar, para que o restante seja poupado e investido. Com base em quanto você ganha mensalmente, defina uma porcentagem que cubra todo o seu custo de vida e não a ultrapasse.

Tudo fica mais fácil se você tiver uma planilha de gastos. Para acompanhar bem os caminhos que o seu dinheiro anda pegando, o nosso conselho é que você leve a segunda e todas as outras dicas deste artigo muito a sério.

6 – Invista o dinheiro poupado

Não deixe a grana que você poupar parada. Aplicar o dinheiro em investimentos que rendem mais do que a poupança e são tão seguros quanto, já é um baita primeiro passo.

Como falar sobre dinheiro rendendo e não falar sobre investimentos, não é verdade? Atualmente, já se pode investir com pouca grana! Acabou esse mito de que só rico que investe. Isso é conversa fiada. No mercado financeiro, o que não falta são opções acessíveis. Algumas começam em R$ 10.

7 – Estude sempre sobre dinheiro

É isso mesmo. Quanto mais conhecimento financeiro você adquirir, mais fácil será fazer o seu dinheiro render. São os estudos que nos levam para frente em todas as áreas da vida e não seria diferente com as finanças.

Ganhando mais dinheiro, ficará ainda mais fácil organizar o seu orçamento de uma forma que você consiga fazer tudo o que deseja.

Com um salário maior, você terá mais facilidade para organizar o orçamento, pagar todas as contas e ainda juntar dinheiro no final do mês. Invista sempre em conhecimento, através, por exemplo, de cursos online que vão te ajudar a alavancar na carreira.

8 – Tenha objetivos claros para o seu dinheiro

Estabelecer metas para a sua grana é fundamental se você deseja poupar dinheiro para fazer ele render até o fim do mês. Ter um propósito para o dinheiro nos mantém empenhados na tarefa.

Uma viagem, um carro, uma casa, um celular, um curso… saiba quais são os objetivos para o seu dinheiro e direcione-o para o caminho e finalidades corretas!

E aí, o que você achou das nossas dicas de como fazer o dinheiro render? Se gostou, então, não esquece de compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares!, através das redes sociais!

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0