Ter a própria casa e sair do aluguel de uma vez por todas é o sonho de muitos brasileiros. Você sabia que, dependendo do tipo de imóvel, é possível financiar até 100% do valor pela Caixa Econômica Federal? Hoje, vamos te mostrar como financiar um apartamento com o banco em apenas 5 passos!
É claro que você poderia passar anos juntando dinheiro para comprar um imóvel à vista. Mas, por que esperar tanto tempo para realizar o seu sonho, se existe essa facilidade?
Muitas vezes, a parcela do financiamento é ainda menor do que o valor do aluguel que você já está pagando! Além disso, existe uma diferença vantajosa: ao final do contrato, o imóvel será seu. Ou seja: você terá investido em patrimônio próprio!
Se está em busca do sonho da casa própria, veio ao lugar certo! Então, continue a leitura deste artigo para saber como financiar o seu apartamento pela Caixa Econômica Federal.
Caixa Econômica e financiamentos
Todo brasileiro conhece a Caixa Econômica Federal. Há 160 anos, a instituição oferece diversos serviços financeiros, facilitando não somente o dia a dia, mas a realização de sonhos.
Para você ter uma noção, em 2020 o banco atingiu os R$ 509,9 bilhões em financiamentos imobiliários. Foram cerca de 5 milhões de contratos fechados!
Esses resultados fazem da Caixa Econômica Federal o maior financiador do Brasil, com quase 70% do mercado.
Diversas medidas contribuíram para esse resultado. A redução das taxas de juros para auxiliar clientes no enfrentamento aos impactos da Covid 19 foi uma delas.
Mas, lembre-se: financiamento é coisa séria. Portanto, se financiar um apartamento é o seu sonho, procure ajuda de quem realmente entende do assunto!
Quem pode financiar um imóvel pela Caixa?

Financiar um apartamento é uma ótima opção para quem não quer mais esperar tanto tempo para realizar o sonho da moradia própria. No entanto, não é para todo mundo.
Existem pré-requisitos a serem seguidos para conseguir financiar um imóvel. Portanto, antes de fazer o pedido, é importante que você os conheça. Confira abaixo:
- O valor máximo da parcela do financiamento não pode ser superior a 30% da sua renda mensal;
- Você não pode ter restrições junto a órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa.
- Na maioria dos casos, a Caixa só financia de 70% a 80% do valor total do imóvel:
- Para contratos SFH (Sistema Financeiro da Habitação), o limite de financiamento é de R$ 1,5 milhão. Para contratos SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) não existe limite.
É possível financiar 100% do meu imóvel?
Sim, já é possível financiar o valor total de um imóvel pela Caixa Econômica Federal. Apesar de ser mais comum o financianciamento de até 80% do valor, saiba que existe uma exceção à regra.
No começo de junho, o banco anunciou que, pela primeira vez na história, imóveis retomados por inadimplência (falta de pagamento) poderão ser 100% financiados. Eles atendem pelo nome de Imóveis Caixa.
Todos estarão disponíveis durante o 1o Feirão Digital da Casa Própria Caixa, que acontece de 25 de junho a 4 de julho deste ano. Para participar do evento, você só precisa acessar o site oficial da instituição durante esse período.
O cliente que financiar uma das 6 mil opções de imóveis Caixa disponível terá ainda 6 meses de carência para iniciar os pagamentos. Então, se você deseja financiar 100% do seu apartamento, fique atento ao Feirão Digital!
Redução das parcelas
A Caixa também informou. recentemente, que os clientes que já estão financiando seus imóveis pelo banco poderão renegociar o valor das parcelas. A medida surgiu por causa dos impactos da pandemia no bolso dos brasileiros.
Poderá haver redução de 25% do valor das parcelas durante o período de 6 meses. Ou ainda, até 74,99% de redução do valor durante 3 meses no máximo. Para reduções a partir de 75%, será preciso comprovar perda de renda e aguardar avaliação do banco.
Além disso, cliente agora tem a possibilidade de pausar o pagamento das parcelas. No entanto, a opção só vale para beneficiários do Auxilio Emergencial 2021 ou seguro-desemprego. O prazo máximo de pausa é de 6 meses.
Para solicitar a redução das parcelas ou a pausa no pagamento, acesse o aplicativo Habitação Caixa ou ligue para o número 0800 104 0104.
Como financiar um imóvel pela Caixa?
Para financiar o seu imóvel pela Caixa, é necessário passar pelas etapas do processo. Listamos todas para você se preparar da melhor maneira. Confira a seguir.
1 – Reserve toda a documentação
Para comprovar a sua situação perante a Caixa Econômica Federal, você precisa reunir todos os documentos exigidos pelo banco. Veja a lista abaixo:
- Documento de identidade (pode ser CNH);
- CPF;
- Comprovantes de renda, residência e estado civil;
- Extrato do Fundo de Garantia;
- Carteira de Trabalho;
- Declaração do Imposto de Renda.
2 – Simule o financiamento
A simulação é uma das partes mais importantes desse processo. É através dela que você saberá o valor real das parcelas. Assim, poderá decidir se as mesmas cabem ou não no seu orçamento.
Você pode simular através do site oficial da Caixa. A simulação também revela as condições e os prazos para pagamentos. Por isso, essa etapa é tão fundamental para você.
Preencha o formulário com todas as informações solicitadas, como o valor do financiamento, a sua localização e a categoria do financiamento. Informe tudo corretamente para que o banco realize uma simulação fiel ao que você pretende contratar.
3 – Faça uma análise de crédito na Caixa
Com toda a documentação em mãos e a simulação concluída, chegou a hora de realizar uma análise de crédito.
Para isso, dirija-se até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima e solicite a análise ao seu gerente. Se você já for cliente da Caixa, deverá solicitar a análise na sua própria agência.
É nessa etapa que o banco confere a sua documentação e seleciona a linha de crédito mais adequada para o seu perfil. O banco também dirá se o seu FGTS pode ser utilizado para pagar uma parte do financiamento.
4 – Selecione um imóvel regularizado
A próxima etapa é escolher o apartamento que você deseja financiar. Ele deve ter valor compatível com o crédito aprovado, estar localizado em área urbana e ser regularizado pela prefeitura local.
Os pré-requisitos acima são necessários para que o banco aprove o seu financiamento. Deixar de atendê-los irá ocasionar na reprovação da proposta. Isso porque a Caixa não fecha contratos que envolvam riscos.
Portanto, é imprescindível que você analise toda a documentação do imóvel de forma minuciosa, certo?
5 – Aguarde a avaliação e assine o contrato
Com a proposta enviada ao banco, resta aguardar a avaliação. Um engenheiro especializado da Caixa irá visitar o imóvel para a realização da análise técnica.
Depois de emitido o laudo, o banco aprovará ou não o financiamento. Você pode acompanhar todo o processo através do site da Caixa.
Financiamento aprovado, é hora de assinar o contrato! Tanto você quanto o vendedor do imóvel deverão comparecer à agência para formalizar a venda.
Em seguida, dirija-se até o Cartório de Registro de Imóveis para registrar a sua nova casa ou apartamento em seu nome.
Posso utilizar meu FGTS como parte do pagamento?
Sim. Você pode utilizar o seu FGTS para pagar até 80% do valor das parcelas, durante 1 ano do seu financiamento.
Para imóveis ainda em construção, o FGTS pode ser usado para pagar a entrada do financiamento. Caso haja saldo devedor, o recurso também poderá ser utilizado para quitar ou amortizar a sua dívida.
Portanto, consulte a instituição financeira para saber melhor como utilizar o seu FGTS no processo de financiamento.
Quanto tempo leva para financiar um imóvel pela Caixa?

Normalmente, a Caixa leva cerca de um mês para a aprovação de um financiamento. No entanto, o prazo pode se alongar para casos mais complicados, com documentações erradas ou outros problemas técnicos.
Para acelerar o processo, crie e mantenha um cadastro positivo no SPC e no Serasa. Além disso, tenha uma conta corrente na instituição que pretende fazer o financiamento para você.
Outro fator que pode te ajudar bastante na agilização do processo é manter o seu nome limpo.
Dívidas registradas nos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo, são verdadeiros empecilhos na hora de financiar um apartamento.
Se você está negativado, confira o nosso artigo com dicas para ficar com o nome limpo ainda em 2021.
Agora você já sabe como financiar um apartamento pela Caixa! Então, não perca mais tempo: organize-se financeiramente e aproveite a oportunidade! Ah, e não esquece de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais!