Como ganhar dinheiro com podcast: 5 dicas infalíveis

Conteúdos em áudio estão em alta. Saiba como aproveitar o hype e ganhar dinheiro com podcasts

Se existe um formato de entretenimento em ascensão neste momento, esse formato é o podcast! Achou o nome esquisito? Não se preocupe, a gente te explica o que é! Nosso objetivo, hoje, é que você termine esta leitura sabendo exatamente como ganhar dinheiro com podcast!

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Ibope, um terço dos internautas brasileiros ainda não sabe o que é ou nunca nem ouviu um podcast! O formato se popularizou durante a pandemia e, atualmente, é uma febre entre os produtores de conteúdo que querem inovar!

Mais de 28 milhões de brasileiros já consumem podcasts e o número não para de crescer. O mercado é gigantesco, e adivinha só? Está prontinho para ser explorado pelos mais diversos assuntos.

O melhor de tudo? Dá para fazer uma grana realmente boa produzindo podcast. Quer saber do que se trata e como ganhar dinheiro com podcast? Então, continue com a gente!

O que é um podcast?

Se enganou quem arriscou dizer que, com as novas tecnologias e formas de comunicação, o nosso querido rádio iria acabar. Os podcasts chegaram para provar que conteúdo em formato de áudio sempre vai estar em alta! 

O podcast nada mais é do que um conteúdo em formato de áudio parecido com um programa de rádio! A grande vantagem – que faz com que ele saia disparado na frente dos programas radiofônicos – é que ele fica salvo para sempre na internet!

Assim, você pode ouvir o conteúdo sempre que desejar e sentir necessidade. O programa pode até ser ao vivo, mas depois ficará disponível na rede para quem quiser acessar.

A base dos podcasts é o áudio marketing. A proposta é levar entretenimento de qualidade contendo informação, educação e muita criatividade em formato de áudio. Hoje em dia, a gente encontra uma infinidade de podcast sobre os mais diversos temas em plataformas como Spotify e Youtube, por exemplo.

Como ganhar dinheiro com podcast?

homem gravando podcast para ganhar dinheiro

Você deve estar se perguntando como ganhar dinheiro com podcast, não é verdade? Bem, o marketing de conteúdo não conhece limites. Também chamado de áudio marketing, esse tipo de conteúdo prende a nossa atenção.

Aproveite que muitas pessoas não tem mais tempo para ler e-books, posts e até mesmo para assistir vídeos. Elas consomem conteúdo no trânsito ou enquanto cozinham e arrumam as suas casas.

E o áudio é o formato perfeito para quem deseja consumir conteúdo de forma prática nos dias de hoje. Literalmente, os internautas são todos ouvidos!

Abaixo, confira 5 dicas para ganhar dinheiro criando o seu próprio podcast.

1 – Ofereça um bom conteúdo

Antes de monetizar, você precisa atrair público, audiência para o seu podcast. Como fazer isso? Oferecendo, de forma gratuita, um conteúdo com muita qualidade!

Isso mesmo. Agregue valor à vida do seu ouvinte, cure as dores dele! O conteúdo de valor disponibilizado de forma gratuita é o que vai garantir com que você ganhe dinheiro.

Não entendeu muito bem? Relaxa, que a gente vai te explicar na próxima dica.

2 – Vincule o seu podcast a lojas e negócios

Atraiu a plateia para a sua plataforma oferecendo muito conteúdo de qualidade? As marcas estão em busca de pessoas que comprem os seus produtos!

Por isso, agora é a hora de fechar negócio com lojas e negócios. É assim que você vai ganhar dinheiro com podcasts: anunciando marcas, produtos e serviços para a sua audiência – e cobrando dinheiro para fazer isso.

Entendeu agora? Não é o seu cliente que vai te pagar. Mas, sim, as marcas que estão em busca de audiências compatíveis com o que elas querem vender!

Você pode, até mesmo, atrair a sua audiência para um negócio próprio – e ela irá comprar de você.

3 – Abuse e use da publicidade

A publicidade já está rolando solta nos podcasts. Como vimos, existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com esse formato de entretenimento.

De acordo com a Associação Brasileira de Podcast, cerca de 60% dos ouvintes compraram algum produto ou contrataram algum serviço porque ouviram a divulgação em um podcast.

Ainda segundo ela, o investimento nesse tipo de publicidade deve aumentar bastante nos próximos anos! Em 2020, mais de 659 milhões de dólares foram movimentados nos Estados unidos pelo mercado de podcast. Uma cifra e tanto, não?

4 – Ofereça cursos

Que tal se afiliar a cursos em plataformas como Hotmart ou Eduzz? Quando você se tornar uma autoridade no nicho que escolheu, tem milhares de pessoas confiando no que você diz.

Dessa forma, vai ser possível oferecer cursos para a sua audiência. E para cada curso que você vender como afiliado, uma comissão será depositada na sua conta. Simples assim!

5 – Faça um clube de assinatura

Muitos produtores de conteúdo estão criando cursos de assinatura. Se a sua audiência é engajada e consome o seu conteúdo, ela vai estar sempre sedenta por mais!

Portanto, você pode monetizar o seu podcast fazendo um clube de assinatura. Atualmente, muitas pessoas já ganham dinheiro assim. Você disponibiliza um conteúdo gratuito de qualidade para atrair a audiência e, depois, oferece exclusividade através do clube de assinaturas.

Bem, agora você já conhece 5 maneiras infalíveis de ganhar dinheiro com podcasts! Gostou? Então, não esquece de compartilhar nas suas redes sociais! Aproveite também para conferir nosso artigo sobre como ganhar dinheiro com o TikTok!

Em Alta

Aguarde…

0