Aposentadoria: Como ganhar mais de 100% da média salarial

A recente Reforma da Previdência gerou modificações no benefício dos aposentados. Uma delas, relacionada à contribuição, permite que os beneficiários possam receber mais do que 100% da média salarial. Quer saber como ganhar mais na hora de “pendurar as chuteiras”? Então, saiba tudo sobre aposentadoria neste artigo e veja como aproveitar a melhor idade com dinheiro no bolso!

De acordo com a nova regra, mulheres têm o direito de se aposentar aos 62 anos. Homens, aos 65. Se contribuir o mínimo de 15 anos para o INSS, o indivíduo tem direito a receber 60% da média salarial.

Anúncios


Mas, se o tempo de contribuição somar 40 anos para homens e 35 para mulheres, a aposentadoria pode ultrapassar 100% dessa média. Interessante, não? Embora não seja tão simples chegar lá, você tem chances de conseguir.

Ficou interessado em saber como garantir uma aposentadoria maior na terceira idade? Então, não deixe de acompanhar a leitura deste artigo até o final. Vamos te deixar por dentro de tudo!

Conhecendo melhor a aposentadoria

Você sabia que aposentadoria foi um direito criado pelos alemães no século 19? No ano de 1889, o governo alemão decretou o pagamento de pensão a todos os trabalhadores com 70 anos ou mais.

Aqui no Brasil, a primeira lei relacionada à aposentadoria surgiu em 1923. Não faz nem 100 anos – olha só como é recente. De toda forma, a primeira aposentadoria só cobriu ferroviários. Só depois, as demais categorias também foram beneficiadas.

Anúncios


De início, o objetivo da aposentadoria era assegurar o sustento de trabalhadores com idade avançada. Só com o tempo, o direito passou a amparar as pessoas pelo período de trabalho, ainda que não estivessem na velhice.

Anúncios


Agora, é possível se aposentar na faixa etária dos 60 anos. E quanto maior o tempo de contribuição, maior será o benefício que o trabalhador irá receber!

Como se aposentar com 100% da média salarial

Como mencionamos no início deste artigo, segundo a nova Previdência, mulheres podem se aposentar a partir dos 62 anos. Depois de 15 anos de serviço, para cada ano de atividade, a trabalhadora recebe dois pontos percentuais na média da aposentadoria.

Anúncios


Com isso, ao completar 35 anos de contribuição, a média, que se inicia em 60%, pode muito bem alcançar os 100%. Na verdade, ela pode avançar ainda mais! Assim, a mulher receberá mais do que o teto máximo da média salarial.

No caso dos homens, os dois pontos percentuais por ano de contribuição se iniciam após 20 anos de serviços prestados. O que torna possível alcançar 100% da média salarial ao completarem 40 anos de contribuição ao INSS. Da mesma forma, se o indivíduo contribuir por mais tempo, irá ultrapassar a média, recebendo um benefício ainda maior.

Mas, que média salarial é essa?

A média salarial nada mais é do que uma média de todos os seus salários desde julho de 1994. Primeiro, você soma todas as quantias que recebeu. Depois, divide esse total pela quantidade de meses em que trabalhou. O resultado é o valor tomado como base para a aposentadoria do INSS.

Anúncios


Por exemplo: digamos que você seja uma mulher que contribuiu com o INSS durante 36 anos, certo? Assim, você receberá 102% da média de todos os seus salários, desde 1994 até hoje.

Ou digamos que você seja um homem que contribuiu durante 42 anos. Ao se aposentar, terá direito a 104% do valor de todos os seus salários, dividido pelo tempo de trabalho.

Por que não é tão simples se aposentar com 100%?

Após a Reforma da Previdência, as chances de ganhar o valor máximo da aposentadoria estão mais distantes dos trabalhadores. É que, antes, 20% dos menores salários eram descartados do cálculo.

Agora, os menores salários também farão parte da soma. Esse é um fato que puxa a média de salários de um trabalhador para baixo!

Anúncios


Só se pode escapar de números menores se você excluir os anos em que recebeu salário mais baixo da soma. Ainda assim, os demais anos precisam somar de 35 a 40 anos de contribuição. Difícil, não é? Mas, não impossível.

No entanto, está em votação no Congresso uma forma de melhora o cálculo. A proposta valeria, pelo menos, para quem se aposentar até 2024.

Quais os valores da aposentadoria?

Em nenhuma hipótese, a aposentadoria de um indivíduo é inferior ao salário mínimo. Ou seja, R$ 1.100, atualmente. Ela também não pode ultrapassar o teto do INSS, que é de R$ 6.101,06.

Na regra anterior, também era viável receber mais do que 100% da média. Para isso, se utilizava o Fator Previdenciário. O índice diminuía a média para quem se aposentava mais cedo, e aumentava para quem contribuía por mais tempo.

Na nova Reforma, a aplicação do Fator Previdenciário saiu do cálculo da aposentadoria. No entanto, algumas situações ainda não reveladas pelo órgão podem incluir o índice. Portanto, cabe aos advogados da área buscarem informações.

Anúncios


E aí, você está incluso no grupo de pessoas que pretendem se aposentar com 100% da média salarial? Se você teve ótimos salários durante toda a sua vida, as chances são maiores! Se não foi o caso, talvez seja a hora de investir em uma aposentadoria privada. Leia e pense a respeito!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0