Aprenda como registrar uma marca de forma simples (passo a passo)

Veja como é simples proteger o seu negócio e garantir que ninguém "roube" a sua identidade

Quem tem um produto, certamente, entende a importância de garantir que a sua marca seja registrada. Esta é a única maneira de se proteger, no âmbito legal, de plágios da concorrência. Mas, o que muita gente não sabe ou tem dúvidas é como conduzir esse processo. Afinal, você sabe como registrar uma marca?

Se a resposta for negativa, não se preocupe. É aqui onde a gente entra! No artigo de hoje, vamos te mostrar tudo o que é necessário para que você realize o registro da sua marca.

Antes de mais nada, tenha em mente que a marca é a identidade do seu produto. Já pensou se você tem a sua roubada e a concorrência vai lá e registra antes de você? Por essas e outras, o empreendedor não pode marcar bobeira!

Portanto, se você já tem ou planeja abrir o seu negócio em breve, não pule este artigo! Acompanhe a leitura até o final para aprender como registrar a sua marca!

Registro de marca – O que é e para que serve?

Imagine as marcas que você conhece: de celular, maquiagem, carros, roupas… Rapidamente, diversos nomes vêm à nossa mente! Se pensamos em refrigerante, a Coca-Cola, por exemplo, é uma das primeiras em que pensamos, se não a principal.

Esse é o poder da marca. É ela quem conecta a empresa, o produto e o cliente! Entende a importância de ter a sua marca registrada agora? Imagina só um concorrente roubando o que foi ideia sua e faturando com isso? Com certeza, não é nada agradável.

Registrar a sua marca é proteger o seu patrimônio. Esse registro garante amparo legal ao seu negócio, evitando que a sua identidade seja roubada e usada injustamente por concorrentes.

Além disso, é através da marca que transmitimos ao mundo o propósito da nossa empresa e aumentamos o seu reconhecimento.

O empreendedor que registra a sua marca ganha o direito de impedir que outra empresas a utilizem! Garante, também, a proteção contra o plágio da concorrência, o licenciamento da marca, gerando receita com royalties, a integridade e reputação do seu patrimônio e a utilização em materiais de divulgação!

Quanto custa registrar uma marca?

Registrar uma marca como pessoa física ou microempreendedor é mais barato. Você terá de pagar uma taxa que custa R$ 142. Já pessoas jurídicas precisam pagar um pouco a mais: R$ 335.

Depois que o registro é devidamente protocolado, como te dissemos, será gerado um número de processo. É neste momento que a análise de documentação tem início.

Com o pedido aprovado, pessoas físicas e empresas de pequeno porte precisam desembolsar, ainda, R$ 298 para realizar o registro. Enquanto isso, pessoas jurídicas devem pagar R$ 745 para concretizar o processo.

Marca e Patente – Afinal, qual é a diferença?

Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de muita gente. Afinal de contas, qual é a diferença entre marca e patente?

Bem, o registro da marca protege o logotipo e o nome da sua empresa. A patente é diferente! Ela está relacionada a algo que você inventou ou criou.

Digamos que você seja compositor e componha uma música. Para que ninguém “roube” essa música de você, é necessário patenteá-la!

Entende a diferença? Uma patente pode, inclusive, estar ligada a uma marca ou não! Em outras palavras, patentear é registrar uma ideia que é só sua.

Como registrar uma marca? Passo a Passo!

Primeiramente, pesquise na internet se o nome que você criou para a sua marca já existe no banco de dados o INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Se não existir, siga adiante, tomando o nosso passo a passo como base.

Acesse o site do INPI e clique em “marca”. Depois, selecione “radical” e informe, no campo “marca”, qual é o nome que você deseja consultar.

Se o nome ou a marca ainda não for registrada, caminho livre para você!  Efetue o seu cadastro, pague a Guia de Recolhimento da União, a GRU, e dê início ao seu pedido de registro.

Pagamento realizado? Você receberá um número referente ao processo. Guarde, pois você precisará dele para iniciar o seu pedido de registro no site e-Marcas.

Alguns dados serão solicitados. Entre eles, a natureza e nome da sua marca, imagem digital, declaração de atividade, reinvindicação de propriedade e especificação de produtos e serviços!

Depois que o INPI recebe a sua solicitação, ele publica o pedido na Revista de Propriedade Industrial. Em seguida, é preciso esperar 60 dias para ver se alguém apresenta oposições ao seu pedido.

Passados os dois meses, o pedido segue para o que chamamos de avaliação substantiva. Se não houver inconsistências, ele vai para a análise definitiva ou exame de mérito. A partir daí, você já pode ficar tranquilo: a marca é sua!

Este artigo te ajudou? Então, não deixe de compartilhar com outros amigos e familiares empreendedores! Aproveite ainda para conferir nosso artigo com dicas para turbinar as vendas do seu negócio pela internet!

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