Como trabalhar em banco? Dicas para iniciar uma carreira na área

Conquistar uma vaga como bancário pode te dar a estabilidade financeira que você sempre sonhou

Quando você pensa em estabilidade financeira, quais são as profissões que vêm à mente? Os bancos são famosos por pagar bons salários aos seus colaboradores e, por esse motivo, muitos buscam oportunidades nas instituições bancárias. Mas, afinal de contas, como trabalhar em banco?

A área é, tradicionalmente, repleta de bons cargos. Se você está à procura de uma boa remuneração, ser funcionário de um banco pode, sim, ser a saída.

É que os bancos pagam acima de média do mercado. Para você ter noção, um trainee de um banco tradicional brasileiro chega a receber cerca de R$ 5 mil mensais no primeiro ano de trabalho. Além disso, ainda existem diversos bônus que aumentam essa quantia.

Você tem vontade de trabalhar em um banco e não sabe como fazer isso? Então, veio ao lugar certo. No artigo de hoje, vamos te dar dicas valiosas para quem deseja iniciar a carreira de bancário. Faça uma boa leitura!

Como trabalhar em um banco público?

A forma de ingressar como funcionário de uma instituição bancária vai depender da natureza do banco. Para se tornar colaborador de um banco público, por exemplo, é preciso passar no concurso público.

Periodicamente, novos funcionários são solicitados ao Governo Federal. Não é necessário ser formado em nenhuma área. No entanto, um dos pré-requisitos do concurso é que o aplicante tenha, pelo menos, completado o Ensino Médio.

Para passar, esteja atento aos editais. Eles são publicados por órgãos responsáveis, sempre na internet. Na verdade, acontece de forma digital hoje em dia, inclusive as inscrições desses concursos.

Se entrar para o quadro de funcionários de um grande banco nacional é realmente o seu sonho, faça valer. Estude bem todos os temas, pois esse tipo de certame costuma ter muita concorrência.

Caso ainda esteja no Ensino Médio, procure a diretoria da sua escola para saber como se tornar o funcionário de um banco público pelo programa Aprendiz Legal.

Como trabalhar em um banco privado?

Em bancos privados existem mais oportunidades do que nos públicos. No entanto, não se engane: a concorrência é a mesma. A diferença é que dá para entrar através de outras formas, que não o concurso público.

A primeira maneira de ingressar em um banco privado é a que todos nós já conhecemos: entregar o seu currículo na agência. Se você tiver cartas de recomendação, melhor ainda – elas costumam fazer toda a diferença.

Como mencionamos, não é NECESSÁRIO tem um diploma superior. No entanto, currículos com graduações do tipo Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Administração e Tecnologia da Informação (T.I) costumam sair na frente da concorrência.

Investir em certificações específicas da área bancária também vai te colocar bem na frente dos concorrentes. Cursos como CPA, CEA E CFP são extremamente requisitados em agências bancárias.

Além disso, é importante que o candidato saiba mexer com planilhas do Excel. Conhecer o mínimo sobre vendas de produtos financeiros e atendimento, bem como falar inglês fluente, também contará bastante.

Ah, também é possível se tornar um trainee, caso tenha saído da faculdade há pouco tempo; ou ingressar no banco através do programa Aprendiz Legal, como citado anteriormente.

Que tipo de atividade posso fazer trabalhando em banco?

Quando pensamos em emprego no banco, a primeira imagem que vem à mente é aquela pessoa que atende o público em guichês, não é? Acontece que, dentro de uma agência, existem diversos outros profissionais!

Dá para trabalhar com TI, Marketing, no setor Jurídico… também dá para fazer parte de uma equipe de vendas, ou da equipe especializada em investimentos. Não podemos esquecer dos profissionais da administração e dos especialistas em câmbio.

Conseguir um emprego no banco, além de te proporcionar estabilidade financeira, vai abrir diversas portas no mercado. Nesse tipo de ambiente corporativo, aprende-se muito, sem falar que a maioria dos colaboradores têm boas oportunidades de progredir na carreira.

Trabalhando no banco, é possível aprender sobre diversos tipos de produtos que existem no mercado financeiro. Além disso, também se aprende bastante sobre táticas de vendas, relações públicas e economia.

Como prosperar na carreira de bancário?

Ser dedicado e responsável com as suas funções é a primeira dica para quem deseja ter sucesso na carreira bancária. Mas, acima de tudo, procure ouvir profissionais mais antigos da área.

A experiência de antigos bancários vai te ajudar muito. É preciso estar preparado física e emocionalmente para encarar todos os desafios do dia a dia de uma agência bancária.

Para não adoecer, cuide do seu corpo, praticando exercícios físicos de forma diária. Você enfrentará longas jornadas a pé e também sentado! Isso gera muito estresse quando o corpo não tem o preparo físico necessário.

É importante que você tenha ou desenvolva a habilidade de manter a calma e ter sangue frio diante de problemas – acredite, agências bancárias podem ser ambientes muito conturbados. Procure ser o bancário calmo, que lida e resolve com calma todas as situações, principalmente na frente dos seus clientes.

Para finalizar, vá em busca de informação a respeito de relacionamento com o cliente e pesquise tudo o que puder sobre vendas!

Em Alta

Aguarde…

0