Pix tem 3 novas funções liberadas. Saiba como usar!

O Banco Central do Brasil divulgou novos serviços atrelados ao PIX. As novidades serão lançadas gradativamente. Saiba mais.

Novidade na área! O mais novo sistema de pagamento do Brasil, o PIX, terá mais serviços e funções além das que já possui atualmente. Neste artigo, a gente te mostra em detalhes como usar o PIX e as suas novas funcionalidades!

Desde que chegou, no final de 2020, o PIX logo se tornou sensação. Nunca se viu uma forma mais prática de transferir dinheiro. Transferência que cai na hora, não importa o dia ou horário, mesmo aos finais de semana e feriados? Parecia coisa de outro mundo!

Anúncios


E o que já era bom ficou ainda melhor. De acordo com o Banco Central (BC), pelo menos 3 novidades já estão confirmadas para 2021. São elas: PIX Cobrança, PIX agendado, e a movimentação do Auxílio Emergencial também através do sistema.

O propósito das mudanças é fazer com que o PIX seja um veículo de pagamentos cada vez mais seguro, rápido e competitivo. Pronto para saber como usar o PIX e as suas novidades? Então, confira o nosso artigo até o final e fique por dentro!

Novidades do PIX

O sistema de pagamentos PIX vem causando alvoroço desde a sua chegada. Como mencionamos um pouco mais acima, tanta praticidade parecia impossível aos olhos dos consumidores brasileiros. Afinal, eles estavam acostumados com diversas burocracias para realizar pagamentos.

Nunca usou o PIX? Então, confira nosso artigo com dicas para aproveitar o PIX com total segurança!

Agora, além das transferências instantâneas, o Banco Central irá disponibilizar novas funções e serviços do PIX aos poucos. Por enquanto, apenas micro e pequenas empresas receberam, por exemplo, aval para utilizar o PIX como modo para recolher os tributos do Simples Nacional.

Anúncios


Ao longo do ano, todas as novas funções serão destravadas e liberadas a todos os consumidores. Mas, enquanto elas não chegam, que tal ficar sabendo um pouco mais sobre as novidades?

Anúncios


Abaixo, explicamos todos os detalhes a respeito dos 3 principais novos serviços do PIX. Confira!

1 – Pix Cobrança

A novidade vai possibilitar que você pague utilizando o PIX em uma data que ainda não chegou! Essas transações receberam o nome de “Pagamentos com Vencimento” pelo Banco Central.

Anúncios


Digamos que você tenha uma pequena empresa e realizou uma venda. No entanto, o comprador quer pagar futuramente, via PIX. Para isso, você emitirá um QR Code com cobrança para uma data futura. Ou seja: é como em um boleto, só que bem mais moderno!

Essa função será liberada por fornecedores, lojistas, prestadores de serviços e também por pessoas físicas. Antes, a geração do QR code só era possível na realização de pagamentos para a mesma data.

O lançamento da nova funcionalidade já tem data para acontecer: a partir do dia 14 de maio. Uma nova resolução – adicionada ao regulamento do PIX pelo próprio Banco Central – estabeleceu que todas as instituições com PIX cadastrado deverão fornecer QR Code como forma de pagamento.

Anúncios


Haverá um tempo para que todos possam se adaptar à nova regra. Porém, a partir do dia 1 de julho, será obrigatório o fornecimento do QR Code para pagamento em data futura.

Um detalhe: o Banco Central ainda não divulgou a punição para quem não seguir a regra.

2 – Auxílio emergencial com Pix

Gostou dessa novidade? Desde o dia 30 de abril, já é possível movimentar os recursos do Auxilio Emergencial utilizando o PIX! No entanto, as transferências não podem ser feitas para contas que tenham a mesma titularidade.

Graças à nova função, quem recebe o benefício agora pode utilizar o PIX para realizar compras, pagar contas e transferir os valores para outra pessoa. Mas, como dissemos acima, não é possível transferir o dinheiro do Caixa Tem para a sua conta em outro banco, ok?

Anúncios


Segundo o Banco Central, a regra existe para garantir que, caso você tenha saldo negativo no banco, a instituição não desconte o débito do seu benefício.

Em tempos de pandemia, o Auxílio Emergencial tem sido a única fonte de renda para muitos brasileiros. Portanto, como forma de proteger o seu benefício, o BC não liberou a sua transferência para as demais contas em seu nome.

3 – Pix Agendado

A terceira e última nova função do PIX confirmada pelo Banco Central é o PIX Agendado. Com ela, será possível escolher com antecedência a data em que acontecerá a transferência.

É igualzinho a uma transferência com agendamento, mas é um PIX. A partir do dia 1º de setembro de 2021, todas as instituições financeiras deverão ofertar a nova função.

Anúncios


De acordo com o BC, a medida vem para levar ainda mais comodidade aos pagadores. Todo usuário, independente de qual banco utilizar, deverá ter acesso ao agendamento de PIX.

Gostou de saber como usar o PIX e suas novas funções? Elas vão tornar a sua vida mais fácil? Então, não deixe de contar a novidade para os seus amigos e familiares. Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! 🙂

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0