Procrastinação: Conheça 5 dicas para vencê-la de vez

Confira 5 dicas para vencer a procrastinação e ir mais rápido na direção dos seus sonhos

Existe um grande abismo entre prometer e se comprometer! Quando prometemos, apenas estamos lançando palavras ou intenções pro universo. Agora, quando nos comprometemos, é preciso deixar a procrastinação de lado e fazer acontecer!

Mas como se livrar de um hábito tão grudento quanto a procrastinação? Bem, podemos afirmar que é possível, ainda mais com as 5 valiosas dicas que nós vamos te dar neste artigo.

Chega de adiar os seus sonhos. Tempo é vida, e queremos que você utilize o seu tempo e a sua vida para realizar os seus sonhos. A procrastinação é um bicho que impede a gente de fazer isso, mas para tudo existe uma solução, não é verdade?

Portanto, se você quer tirar as suas metas de 2023 (e também de outros anos que já passaram) definitivamente, não pule esta leitura! Ela é extremamente importante para que você possa vencer, de vez, o monstro da procrastinação.

1 – Comece com o que tem

Essa dica é a primeira por um nobre motivo! É que enquanto a gente fica esperando a hora certa, nada acontece! Começar com o que tem, de onde está, é o primeiro e mais importante passo para vencer a procrastinação.

Comece pequeno. Faça a primeira ligação, mande o primeiro e-mail, faça as pequenas tarefas do começo. Mas comece! É preciso ir na direção contrária da inércia.

Se você fizer uma breve pesquisa na internet, saberá grandes empresas globais começaram assim: pequeno. O tempo está passando, e não podemos mais perder nenhum segundo esperando pelo tal “momento certo” para tirarmos os nossos planos do papel.

2 – Entenda por que você procrastina

A autoanálise é a nossa melhor companheira para ajudar a abandonar a procrastinação. Pergunte-se por que você tem procrastinado para achar a raiz do seu problema.

Insegurança, crenças limitantes, ansiedade… Pessoas que procrastinam, normalmente o fazem em decorrência de alguns destes motivos. O acúmulo de tarefas é resultado do nosso interior.

A notícia boa é que, para todos os problemas, existe uma solução. Ao saber qual é o seu, você poderá tratá-lo devidamente. Pode parecer que não, investigar o porquê da nossa procrastinação é mais um grande passo em direção aos nossos sonhos.

3 – Deixe as distrações de lado

A autoanálise também serve para a gente se perguntar o que é que anda nos distraindo. Pergunte a si mesmo o que é que te tira do foco no dia a dia. É uma fofoca? Jogos? Redes sociais?

Esses e outros fatores podem sabotar a nossa produtividade. É por isso que a maioria das pessoas focadas deixa o celular em modo avião antes mesmo de iniciar uma atividade importante.

Gerencie o seu tempo e coloque o que não é importante para uma parte mais “vazia” do dia. Olhar as redes sociais o tempo todo com certeza nos fará procrastinar bastante.

Já ouviu falar em meditação? A prática de esvaziar a mente todos os dias, ao menos por 5 minutos, melhora a nossa atenção e foco.

4 – Liste os passos de cada atividade

Vamos supor que você precise realizar uma compra em um fornecedor da sua empresa. Enumere as etapas dessa tarefa para cumpri-la mais facilmente, exemplo:

  1. Ligar para o fornecedor
  2. Enviar o pedido por e-mail
  3. Realizar o pagamento
  4. Recolher nota fiscal

E assim por diante! A cada tarefa cumprida, o nosso cérebro libera um hormônio que se chama dopamina – é a substância do prazer! Isso nos ajuda a manter o foco e a concentração.

5 – Vibre com as pequenas conquistas

É importante celebrar cada passo do nosso progresso! Afinal de contas, parar de procrastinar não é nem um pouco fácil. Só de admitir para si próprio que tem essa dificuldade, você está um passo à frente na direção dos seus sonhos.

Antes feito, do que perfeito! Já escutou alguém falar isso? Essa é uma expressão bastante utilizada por coachs que querem ver os seus alunos avançando. Significa que fazer alguma coisa é melhor do que fazer coisa nenhuma.

Celebre, por exemplo, a pequena conquista de ter lido este artigo até o final, e de ter agora dicas valiosas contra a sua procrastinação. O seu futuro está sendo construído agora, e a base são as suas ações no presente.

Agora você não tem mais como não dar um pequeno passo a cada dia na direção contrária da inércia! Nas suas mãos, estão dicas super úteis que poderão te ajudar bastante a largar este hábito improdutivo de uma vez por todas.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais e de comentar aqui embaixo!

Em Alta

Aguarde…

0