Viaje fácil para qualquer lugar com o consórcio de viagens

Se viajar é um sonho, porque você iria deixar de realizado por não ter a quantia necessária ainda? Conheça o consórcio de viagens!

Pra quem ainda não conhece o consórcio de viagens, o sonho de viajar para aquele destino tão sonhado parece mais distante do que realmente é. Mas, vamos dar fim a esse problema agora mesmo!

O consórcio de viagem é, como o próprio nome já diz, um consórcio! Mas o prêmio, em vez de ser um carro ou um apartamento, é a sua viagem! Dessa forma, você mantém o equilíbrio financeiro e, ainda assim, realiza o esse sonho. 

Anúncios


A grande maioria das pessoas associa consórcio a imóveis e a carros, e sabe muito pouco ou até mesmo nada sobre os consórcios de viagens. Tem gente que não sabe nem que eles existem.

Bem, se é o seu caso, continue acompanhando a leitura deste artigo para saber como funciona essa modalidade de consórcio. Quais valores? Quais prazos?  A resposta para essas e outras perguntas, você encontra aqui. Então, desce a tela e confere! 

O que de fato é um consórcio?

Um consórcio é sempre uma ótima alternativa para todos que têm sonhos e desejam tirá-los do papel. 

Trata-se de uma modalidade de linha de crédito onde um grupo de empresas ou pessoas físicas com interesses em comum se juntam para realizar esse sonho tão esperado. Pode ser um carro, um imóvel ou qualquer outro item de valor, como por exemplo, uma viagem! Simples assim!

Anúncios


Para entender melhor a diferença entre consórcio e financiamento, clique aqui e confira nosso artigo específico sobre o tema.

Anúncios


A responsável pelo funcionamento e andamento do consórcio é a empresa que administra o grupo: bancos, fintechs ou correspondentes bancárias, por exemplo. Por isso que, para todo o consórcio, existe uma taxa de administração!

Entenda como o consórcio funciona

Primeiramente, você escolhe o valor da sua carta de crédito, que é quanto em dinheiro você precisa para realizar a viagem desejada. Em seguida, a administradora abre um grupo com outras pessoas que têm o mesmo interesse que você. A partir daí, todos começam a pagar as parcelas mensais estabelecidas no contrato! 

Anúncios


É também a administradora do consórcio quem faz a gestão do dinheiro e das premiações, destinadas por sorteios mensais. Ao ser contemplado, você recebe a carta de crédito com o valor total contratado, mas continua pagando as parcelas restantes para que os demais participantes sejam agraciados também. 

A gente sabe que muita gente não quer esperar 4 anos para realizar um sonho! As administradoras também. É justamente por isso que, além do sorteio, os participantes também podem dar lances para conseguir a carta antes! 

Neste caso, quem oferece mais dinheiro, leva a carta de crédito. Em outra situação, ganha o lance quem antecipa a maior quantidade de parcelas! 

Se nós pudéssemos resumir, diríamos que um consórcio é uma ótima forma de realizar a viagem dos sonhos, pois ele oferece uma linha de crédito totalmente livre de juros. Ou seja, você viaja para qualquer lugar e ainda paga mais barato!

Anúncios


Sorteios e pagamentos 

Quando você assina um contrato, recebe também um boleto para pagamento das parcelas, que não têm acréscimos de juros, apenas a taxa da administradora. Todos os anos, há reajustes de acordo com o INPC ou outros índices. 

Ao ser sorteado, você escolhe o destino da sua viagem. Em seguida, a agência de viagens faz a compra e mantém a administradora sempre informada a respeito de tudo, já que ela é quem pagará diretamente a empresa contratada.

O dinheiro da carta de crédito não segue direto para o sorteado. Ele é utilizado, especificamente, para a compra do bem comum descrito no consórcio que, neste caso, é uma viagem à escolha do participante.

Anúncios


Se você for contemplado e não quiser viajar imediatamente, o valor vai para uma poupança. Ou seja, ela fica em “stand by” para você!

Foi sorteado e o valor do prêmio é superior ao valor do seu pacote de viagens? Automaticamente, a diferença quitará parcelas futuras do consórcio! Já para viagens com o valor mais alto do que o do consórcio, você precisará pagar o restante do próprio bolso. 

Não deixe de seguir essas dicas

casal viajando pelo mundo

Confira sempre a reputação da administradora

Ela precisa ser autorizada pelo Banco Central. Através do site oficial, você acessa a lista das administradoras autorizadas. Também vale entrar no site Reclame Aqui para conferir avaliações de clientes insatisfeitos. 

Anúncios


Faça o orçamento da sua viagem

Não é possível escolher um valor de consórcio que se aproxime da realização do seu sonho se você ainda nem sabe quanto ele custa de fato. Calcule todos os custos. 

Esteja sempre atento aos prazos

Uma carta de crédito pode ser dividida entre 12 a 48 meses. Por isso, sempre saiba o prazo para ter noção da janela de tempo em que a sua viagem poderá acontecer. Afinal, alguém será contemplado por último, é esse alguém pode ser você.

Gostou de aprender tudo sobre os consórcios de viagens? Então, que tal compartilhar nas suas redes sociais? Muita gente nem sabe que o serviço existe, mas pode conhecer e realizar um sonho graças ao seus post!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0